Direcção: Mafalda Ferro. Imprimir e-mail

BIBLIOTECA FERNANDA DE CASTRO

(Biblioteca / Hemeroteca da Fundação António Quadros)

Direcção: Mafalda Ferro

Horário de funcionamento (excepto em período de férias): Segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h, mediante marcação prévia.

ACERVO: Actualizado a 24 de Julho de 2024

A Biblioteca da Fundação divide-se em duas secções:

A Hemeroteca, secção que reúne as publicações periódicas (jornais, revistas ou obras em série: Cerca de 3.296 exemplares de publicações periódicas distribuídas por 387 títulos dos periódicos

A Biblioteca, secção que reúne monografias e separatas: Cerca de 8.638 obras literárias, das quais 1.814 patenteiam dedicatórias manuscritas dos seus autores. As obras provenientes da Biblioteca de António Quadros mostram, na sua maioria, sublinhados e notas manuscritas registadas pelo próprio.

A proveniência dos volumes existentes na biblioteca é muito variada embora cerca de 6.410 volumes provenham de bibliotecas da família «de Castro e Quadros Ferro»:

De António Ferro e Fernanda de Castro: 1.134 volumes; De António Quadros: 4.107 volumes; De Fernando de Castro Ferro: 14 volumes; De Mafalda Ferro: 823 volumes; de Rita Ferro: 16; de Augusto Cunha: 150 volumes; de João Roquette Ferro Ulrich: 73 volumes; de Gonçalo Ferro Gautier Gonçalves: 35 volumes; De Francisco Roquette Ferro Gautier: 33 volumes; De Margarida Roquette Ferro Gautier: 25 volumes.

Cerca de 2.200, são frutos de doações dispersas como:

De Barradas de Oliveira: 159 volumes; De Maria Germana e Manuel Tânger Corrêa: 168 volumes; De António Folgado da Silveira: 25 volumes; De Manuel Maria Cunha: 141 volumes;De Georgette e Ana Maria Goucha: 111 volumes; De Manuel Silva Pereira: 15 volumes; De Margarida de Noronha Soares Franco: 280 volumes; De Celestino Domingues: 77 volumes; De Ernesto e Alice Halffter: 4; Dos autores: 177 volumes; De Instituições: 74 volumes; De Luís Almeida Gomes: 19 volumes; De Miguel Valente Moreira: 7 volumes; De Júlio Ricardo: 14 volumes; e de muitos outros.

Aos volumes existentes, maioritariamente nas áreas da Filosofia, História, Arte, Religião, Politica, Poesia, Turismo, Literatura portuguesa e estrangeira, Literatura Infantil e Juvenil tem-se vindo a agregar teses e dissertações doadas por investigadores que se apoiaram nos documentos e obras literárias da Fundação António Quadros.