Direção: Mafalda Ferro Imprimir e-mail

A Biblioteca da Fundação António Quadros reúne actualmente cerca de 8.000 títulos e milhares de periódicos (não contabilizados). Este acervo descende do casamento entre parte das bibliotecas pessoais de Fernanda de Castro, António Ferro e António Quadros mas contém também muitos volumes adquiridos ou doados à Fundação António Quadros.

Além das obras que os três escritores reuniram ao longo da vida, nomeadamente nas áreas da Filosofia, História, Arte, Religião, Politica, Poesia, Turismo, Literatura portuguesa e estrangeira e literatura infanto-juvenil, o acervo da Biblioteca reúne ainda teses e dissertações doadas por investigadores depois de defendidas.

Importa, também, mencionar que grande parte do acervo directamente relacionado com a actividade filosófica do escritor António Quadros é da maior relevância para o estudo da sua obra já que este Pensador tinha por hábito sublinhar e escrever notas nas páginas dos livros que lia. António Quadros agregava na sua biblioteca inúmeras obras, algumas em primeira edição, nas áreas da cultura e do pensamento português e brasileiro.

Tratando-se de um acervo especializado centrado nas áreas já mencionadas, a Biblioteca da Fundação constitui um importante veículo de apoio à investigação e, devido às suas características próprias, só pode ser consultada presencialmente.

Horário (excepto no período de férias):

Segunda a sexta-feira, entre as  09.00 e as 18.00, mediante marcação.