2014 - LITERATURA INFANTO-JUVENIL

CATEGORIA

Literatura Infanto-juvenil

OBRA VENCEDORA

“Nunca Digas Nunca!”, de Lara Xavier, com ilustração de Raquel Pinheiro. Lisboa: Texto Editores, 2012.

Prémio: Troféu “Vida”, da escultora Cristina Rocha Leiria.

OBRA GALARDOADA COM UMA MENÇÃO HONROSA

“Este Livro está a Chamar-te (Não Ouves?)”, de Isabel Minhós, com ilustração de Madalena Matoso. Lisboa: Planeta Tangerina, 2013.

Prémio: Medalha, da designer Mafalda Samwell Diniz.

CERIMÓNIA DE ENTREGA

Local: Fundação António Quadros, Rio Maior.

Data e hora: 25 de Outubro de 2014, 15.30h.

Oradores: Ana Filomena Figueiredo, vereadora da cultura de Rio Maior; Mafalda Ferro, presidente da Fundação António Quadros; Ana Maria Magalhães, presidente do Júri.

EQUIPA DE COORDENAÇÃO

Ana Maria Magalhães (presidente do Júri).

Mafalda Ferro (presidente da Fundação António Quadros).

JÚRI - IDENTIFICAÇÃO

Ana Maria Magalhães (presidente)

Inês Pupo (vogal)

João Maria Ameal (vogal)

Maria João Mattoso (vogal)

Anabela Pereira Martins (vogal)

JÚRI – NOTAS BIOGRÁFICAS

Ana Maria Magalhães

Escritora e professora de Língua Portuguesa, Ana Maria Magalhães escreveu sobretudo obras direccionadas a um público infanto-juvenil. Escreveu, com Isabel Alçada, os livros da colecção “Uma Aventura”.

Maria João Mattoso

Educadora de Infância,  Maria João Mattoso trabalha directamente com crianças e na formação inicial de educadores. Especializada em Desenvolvimento Ético e Estético na educação de Infância e início da escolaridade.

João Maria Ameal

Psicólogo Educacional, João Maria Ameal tem acompanhado casos clínicos de crianças e jovens e integrado grupos terapêuticos de expressão criativa e psicodrama. Formador de “Comunicação e Relações Humanas” no âmbito de apoio escolar e adequação ao contexto da sala de aula, frequentou um curso de escrita criativa.

Ana Bela Pereira Martins

Licenciada em História, com pós-graduação em Ciências Documentais e em Estudos Interdisciplinares Portugueses, Ana Bela Pereira Martins, foi professora do Ensino Secundário, coordenadora da biblioteca escolar e integrou o Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, coordenou projectos de promoção da leitura e foi responsável pela articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.

Inês Pupo

Inês Pupo, escritora, psicóloga e psicoterapeuta, tem trabalhado na área da tradução e da literatura infantil e juvenil e na área da promoção da Leitura, dando formação a pais, professores, educadores e técnicos de bibliotecas.

É co-autora de vários livros com poesia e música dirigidos às crianças. Os seus livros fazem parte das listas do Plano Nacional de Leitura, e “A Casa Sicronizada” recebeu o prémio SPA/RTP 2012 na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil.

Filtro     Ordenar     Listar
Título do artigo Acessos