PRÉMIO LITERÁRIO ANTERO DE QUENTAL 1934 Imprimir e-mail

PRÉMIO LITERÁRIO ANTERO DE QUENTAL 1934

Conhecendo a importância e singularidade da poesia de Fernando Pessoa, António Ferro, seu amigo desde os tempos de estudante, convence o Poeta a preparar para publicação um conjunto de poemas que descansava, há anos, numa gaveta, sem esperança de ver a luz do dia, ao qual Pessoa chamava Portugal. António Ferro acreditava na qualidade desses poemas e do seu autor e, por isso, emprestou-lhe o montante necessário para a sua publicação. Em boa hora o fez pois, com efeito, essa viria a ser a única obra de Fernando Pessoa publicada em vida do Poeta.

Assim, quando, em 1934, o SPN atribui pela primeira vez os Prémios Literários, Fernando Pessoa, por insistência de António Ferro, candidata-se ao Prémio Antero de Quental, na categoria de melhor livro de versos com a sua Mensagem.

Parte do júri do Prémio Antero de Quental (constituído por António Ferro, Acácio de Paiva, Mário Beirão, Teresa Leitão de Barros e Alberto Osório de Castro) secretariado por António de Menezes, reuniu a 29 de Dezembro de 1934 no Gabinete do director do SPN e, depois de António Ferro ter procedido à leitura do regulamento e da lista dos candidatos, o júri examinou as obras a concurso e considerou que, apesar do seu valor, a Mensagem de Fernando Pessoa não podia ser aceite à categoria de melhor livro de versos porque não obedecia aos termos do regulamento, "por ser inferior a cem páginas, visto que o corpo do livro acabava na página noventa e seis. O Prémio Antero de Quental, categoria melhor livro de versos (5.000$00) foi, então, atribuído a A Romaria de Vasco Reis.

No entanto, e dada a opinião consensual do júri, a obra Mensagem de Fernando Pessoa venceu o Prémio Antero de Quental na categoria poema ou poesia solta (cujo prémio pecuniário era de apenas 1.000$00).
Na publicação A Politica do Espírito e os Prémios Literários do SPN, que inclui tanto o discurso proferido a 21 de Fevereiro de 1935 por António Ferro como o regulamento dos referidos Prémios, pode ler-se que

1 - O Prémio Antero de Quental será atribuído a obras de duas categorias;

a - ao melhor livro de versos, não inferior a 100 páginas, que seja publicado de 1 de Julho de 1933 a 31 de Outubro de 1934 e em que se revele uma inspiração bem portuguesa e mesmo, de preferência, um alto sentido de exaltação nacionalista;

b - a um poema, ou poesia solta, onde as mesmas qualidades e intenções se manifestem.

2 - Á primeira categoria será concedida uma recompensa de 5.000$00 e á segunda uma recompensa de 1.000$00.

Por decisão de António Ferro, os valores monetários das duas categorias viriam, posteriormente, a ser equiparados e, dessa forma, ambos os autores premiados receberam o mesmo montante de 5.000$00.

Por discordar frontalmente da política salazarista, Fernando Pessoa não compareceu á entrega do Prémio, mas não o recusou.

O Prémio Antero de Quental não voltou a galardoar duas categorias.

Fernando Pessoa morre no dia 30 de Novembro de 1935, pouco depois da entrega do prémio. “Mensagem” foi o seu único livro publicado em vida além de quatro publicações em inglês: «Antinuous» (com capa de António Soares) e «35 Sonets» em 1918, «English Poems I-II» e «English Poems- III» em 1921. obras a que ele, pela sua dimensão e aparência, chamou opúsculos.

Mafalda Ferro

Em newsletter 088 da Fundação António Quadros