PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2022 Imprimir e-mail

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2022

INTRODUÇÃO

O Plano de Actividades que hoje se apresenta será completado de acordo com ideias, propostas e sugestões apresentadas pelos seus Órgãos Sociais e no decorrer do ano também por entidades externas, assim as circunstâncias o permitam.

A Fundação continuará a participar e a colaborar quando solicitada e sempre que possível em actividades promovidas pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) bem como por particulares e instituições locais.

COLABORADORES

Nesta altura, início do ano, salienta-se a quase certa adesão de um voluntário, 12 horas semanais. Além disso, a Fundação continua a ser apoiada, projecto a projecto, por membros dos Órgãos Sociais, pelos Amigos da Fundação e por diversos particulares e Instituições.

TRATAMENTO DO ACERVO

1.    Arquivo Corrente

A Fundação dará continuidade, em 2022, ao acondicionamento e tratamento do Arquivo Corrente, essenciais à boa organização, gestão e registo das actividades da Fundação.

2.    Arquivo Histórico

Em 2022, como em anos passados, assim como nos futuros, o tratamento arquivístico do acervo da Fundação, continua a constituir uma das principais prioridades da Fundação, nomeadamente o espólio de António Quadros que continua em fase de tratamento.

3.     Biblioteca

Em 2022, como é habitual, incidir-se-á no tratamento e divulgação das obras literárias bem como à Hemeroteca e à Livraria António Quadros, valências da Biblioteca.

4.     Colecção de Arte

Já completamente descrita e acondicionada, as peças da colecção têm sido frequentemente solicitadas e utilizadas em diversas exposições externas.

APOIO À INVESTIGAÇÃO

O apoio à investigação justifica todas as restantes actividades da Fundação nomeadamente a promoção ou participação em exposições, colóquios, concursos, mesas redondas, publicações, atribuições de prémios, realização de estágios, etc…

De forma a facilitar as consultas à distância, continuar-se-á a inserir a informação que for sendo tratada, no Sítio da Fundação e a informar-se os utilizadores através da newsletter da Fundação.

SÍTIO, FACEBOOK E NEWSLETTER

Três formas de comunicação e divulgação das actividades da Fundação bem como de personalidades internas e externas, sendo que se continuará a dar prioridade ao Sítio e à Newsletter.

Em Janeiro deste ano, a Fundação publicou a sua newsletter n.º 180. As newsletters da Fundação estão sempre disponíveis no Sítio da Fundação e no Facebook.

SUSTENTABILIDADE DA FUNDAÇÃO

Uma das principais preocupações da Fundação continua a ser a sua sustentabilidade financeira, a longo prazo. No entanto, face às inúmeras solicitações para participar em projectos, bem como o incremento do trabalho de arquivo e de número de investigadores, os escassos recursos humanos existentes começam a constituir também um verdadeiro problema.

Estes dois problemas são substancialmente minimizados graças ao apoio da Câmara Municipal de Rio Maior.

ACTIVIDADES PREVISTAS (em fase de programação e agendamento)

·     Assembleia-geral da Fundação, a realizar em formato idêntico ao do ano anterior.

·     Atribuição e cerimónia de entrega do Prémio António Quadros 2022 (temática em estudo).

·     Encerramento da Exposição «A Magia do Presépio». Elaboração de catálogo.

·     Exposição «Representações Artísticas das Salinas de Rio Maior e Aveiro» a realizar pela Fundação António Quadros e Universidade de Aveiro.

·    Exposição «Ruy Belo: História Pequena de um Grande Poeta – nos 89 anos do seu nascimento, a realizar pela Fundação António Quadros e CMRM.

·     Implementação do projecto: «À descoberta da Fundação António Quadros» direccionado às Escolas do Concelho de Rio Maior.

·     Mesa Redonda sobre "Portugal, Razão e Mistério" e a Filosofia Portuguesa, a realizar em Julho.

·     Publicação de "Ao Fim da Memória" (em volume único), de Fernanda de Castro, edição da Fundação António Quadros.

·     Workshop sobre «Arquivo de Documentos Pessoais e de Família».