PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2020 Imprimir e-mail

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2020

INTRODUÇÃO

O Plano de Actividades que hoje se apresenta será completado de acordo com ideias ou propostas e sugestões apresentadas no decorrer do ano e da presente reunião. Importa salientar que o sucesso da Fundação António Quadros mede-se através da qualidade e do resultado do trabalho realizado no apoio prestado aos investigadores e a Instituições, no tratamento e incremento do seu acervo documental, bibliográfico e artístico, nos projectos que concebe, promove e apoia.

COLABORADORES

Nesta altura, início do ano, não há ainda qualquer indício que nos permita prever a contratação de colaboradores ou a adesão de voluntários ou estagiários em 2020.

No entanto, a Fundação continua a ser apoiada, projecto a projecto, por membros dos Órgãos Sociais, Amigos da Fundação, outros particulares e Instituições.

TRATAMENTO DO ACERVO

1)         Arquivo Corrente

A Fundação dará continuidade, em 2020, ao acondicionamento e tratamento do Arquivo Corrente, essenciais à boa organização, gestão e registo das actividades da Fundação.

2)         Arquivo Histórico

Em 2020, como em anos passados, assim como nos futuros, o tratamento arquivístico do acervo da Fundação, constitui uma das suas principais prioridades já que só é possível apoiar os investigadores através de acções de uma boa divulgação das actividades e do acervo da Fundação; da disponibilização do acervo, sendo que, para isso, é essencial que este esteja descrito, identificado e correctamente acondicionado.

Em 2020, o tratamento do acervo histórico incidirá principalmente no espólio de Maria Germana Tânger e de seu marido Manuel Tânger Correia, nomeadamente da correspondência, recortes de imprensa e fotografias, já que as restantes séries (foram tratadas no ano anterior, bem como a sua Biblioteca e colecção de arte.

Importa informar que parte do espólio de António Quadros continua por tratar.

Continuar-se-á a dar especial incidência à digitalização de documentos para consulta ou publicação, solicitados por investigadores.

3)         Biblioteca

Continuar-se-á a dar especial incidência ao tratamento e divulgação das obras literárias bem como à Livraria António Quadros, valência da Biblioteca.

4)         Colecção de Arte

Continuar-se-á a dar especial atenção ao tratamento e divulgação da colecção de arte já que muitas das suas peças têm sido solicitadas por diversas Instituições para integrar exposições.

APOIO À INVESTIGAÇÃO

Apesar de oriundos de vários países, calcula-se que haja uma maior procura por parte de investigadores de língua portuguesa, na sua maioria doutorandos, mestrandos, autores ou responsáveis por publicações em periódicos ou catálogos e outros projectos culturais dos quais se destaca documentários e filmes.

O apoio à investigação justifica todas as restantes actividades da Fundação nomeadamente a promoção ou participação em exposições, colóquios, concursos, mesas redondas, publicações, atribuições de prémios, realização de estágios, etc…

ACTIVIDADES

a)         Programadas:

o   2020.01.31 – Assembleia-geral da Fundação na UAL em Lisboa.

o   2020.02.12 - Final dos trabalhos de preparação da feitura de Portugal, Razão e Mistério: a trilogia em parceria com a editora «Alma dos Livros».

o   2020.03.21 - Lançamento de Portugal, Razão e Mistério: a trilogia na Fundação António Quadros, 26 anos depois da morte do seu patrono e autor do livro.

o  2020.03.18 – Inauguração da Mostra «António Quadros: Pensamento e Obra literária» patente até 13 de Abril.

o   2020.03.28 – Apresentação de Portugal, Razão e Mistério: a trilogia no Porto.

o   2020.07.16/17 - Participação da Fundação, enquanto membro da Comissão de Honra, ao Congresso Internacional «História, Património(s) e Inovação – olhares sobre as digressões e os percursos turísticos entre Oitocentos e o século XXI», a convite de Cândida Cadavez e sob a organização da ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

o   2020-09-19 - Inauguração da Exposição «Fernanda de Castro: vida e obra» na Fundação António Quadros em Rio Maior, patente até 20 de Outubro.

o 2020-10-26 - Inauguração da Exposição «Fernanda de Castro: vida e obra» na Universidade de Aveiro, em Aveiro, patente até 21 de Novembro.

b)         A decorrer durante todo o ano:

o  A Fundação continuará a participar e a colaborar, sempre que solicitada, em actividades promovidas pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) bem como por particulares e instituições locais.

o Tratamento arquivístico de peças documentais, bibliográficas e artísticas doadas à Fundação e, ainda, das já existentes mas ainda por tratar.

o  Tratamento de obras literárias e de arte doadas à Fundação no decorrer do ano.

c)          Em fase de programação

o  (Maio) - Processo de atribuição e entrega do «Prémio António Quadros 2020 MÚSICA» (no 12.º aniversário da Fundação).

o  (Julho, 14) Apresentação de Portugal, Razão e Mistério: a trilogia em Lisboa num contexto diferente.

o   (Julho, 14) Mesa Redonda, em Lisboa.

o  (Outubro) Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a Fundação e a Universidade de Aveiro.

o (Dezembro) - Publicação de textos de vários autores (no âmbito dos 120 anos do nascimento de Fernanda de Castro) num número temático da Revista «Nova Águia», com o apoio de Renato Epifânio.

o (Dezembro) - Sarau de Poesia de Fernanda de Castro e Música, no âmbito do «I Centenário do Nascimento de Maria Germana Tânger» e do «120.º Aniversário do Nascimento de Fernanda de Castro» a realizar por antigos alunos de Maria Germana e outros.

o  [s.d.] - Apresentação de Portugal, Razão e Mistério: a trilogia em Alcobaça.

o  [s.d.] - Apresentação do E-book Portugal, Razão e Mistério: a trilogia em Macau.

o [s.d.] - Assinatura de Acordo entre a Fundação António Quadros e a Cátedra David Mourão-Ferreira, Centro de Estudos Lusitânia, Itália, dirigida por Fernanda Toriello.

SÍTIO, FACEBOOK E NEWSLETTER

São as três formas de comunicar actividades, serviços prestados e acervo da Fundação, bem como personalidades homenageadas. Em Janeiro deste ano, a Fundação publicou a sua newsletter n.º 156. Todas as newsletters da Fundação estão disponíveis no Sítio da Fundação António Quadros.

SUSTENTABILIDADE DA FUNDAÇÃO

Uma das principais preocupações da Fundação continua a ser a sua sustentabilidade financeira, a longo prazo. No entanto, face às inúmeras solicitações para participar em projectos, bem como o incremento do trabalho de arquivo e de número de investigadores, os escassos recursos humanos existentes começam a constituir também um verdadeiro problema.

31 de Janeiro de 2020

Mafalda Ferro