Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2024 Imprimir e-mail

 

 

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2024

 

INTRODUÇÃO

O Plano de Actividades que hoje se apresenta irá sendo, como de costume, ajustado e completado de acordo com ideias, propostas e sugestões apresentadas pelos Órgãos Sociais e também por entidades externas.

A Fundação António Quadros (Fundação) continuará também a participar e a colaborar, quando solicitada e sempre que possível, em actividades promovidas pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) bem como por particulares e instituições locais.

Sendo que o período do centenário de António termina a 13 de Julho, realizar-se-ão ainda diversas acções nesse âmbito.

 

COLABORADORES

A Fundação continua a ser apoiada, projecto a projecto, por membros dos Órgãos Sociais, pelos Amigos da Fundação e por diversos particulares e Instituições.

Importa informar, com grande alegria e não menor gratidão, que a CMRM destacou para trabalhar, em exclusivo e a tempo inteiro na Fundação, uma técnica sugerida pela Fundação, Ana Clara Lopes, que havia anteriormente trabalhado a tempo inteiro na Fundação em regime de voluntariado durante cerca de dois anos.

 

PROGRAMA DE ESTÁGIOS

No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, a Fundação vai receber quatro estagiários, alunos do 11.º e do 12.º ano da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira de Rio Maior, 2, em Janeiro e 2 em Maio, cada um durante 300h, 7h por dia, de 19 de Janeiro a 22 de Março de 2024.

Este programa é fruto de um protocolo com a referida Escola assinado em 2015 e renovado todos os anos (exceptuando o tempo da pandemia).

 

O estágio na Fundação António Quadros tem como objectivo a estruturação de um profissional competente, brioso e realizado, obedecendo às mesmas normas que irá encontrar, futuramente, na realização de uma actividade profissional em qualquer local de trabalho, tais como: responsabilidade, cumprimento de horários, criação de metodologias e estratégias, interiorização dos objectivos da entidade empregadora, execução das tarefas propostas, aprendizagem de trabalho em equipa, delicadeza no atendimento ao público e no trato com a restante equipa. É atribuído aos estagiários um Plano de Trabalho e são realizadas reuniões diárias no início de cada dia.

 

TRATAMENTO DO ACERVO

 Arquivo Corrente

Em 2024, a Fundação dará continuidade, ao correcto acondicionamento dos Arquivos Corrente e Intermédio e ao contínuo tratamento do Arquivo Corrente, acções essenciais à boa organização, gestão e registo das actividades da Fundação.

 Arquivo Histórico, Biblioteca e Colecção de Arte

Em 2024, como em anos passados, assim como nos futuros, o tratamento do acervo da Fundação, bem como a incorporação de novas peças, continua a constituir uma das principais prioridades da Fundação. 

Recebemos já no início de 2024 diversas e valiosas obras bibliográficas e de arte que descrevemos aqui a  título de exemplo:
 

"Viagem. Poesia. 1929-1937". Autoria: Cecília Meireles. Dedicatória manuscrita: À minha querida Fernanda, esse misto de coisas incríveis que Deus inventou num dia de inspiração especial, com as ternuras e os votos para que o Universo não desabe por causa dela!!!... Cecília, a veneranda... 1939. Rio

"Criança, meu amor....", de Cecília Meireles. Dedicatória manuscrita: Ao Belo Talento da Fernanda de Castro, agradecendo-lhe "As Aventuras da Mariazinha". Rio, 1930, Cecília Meireles.

"Batalha de Flores", de António Ferro. Dedicatória manuscrita do autor para seus cunhados: À Manuela e ao Raul, oferece com muita admiração, o António, 18-2-924.

 "Missal de Trovas. Quadras dos 17 e 18 anos", de António Ferro.

Desenho a carvão, retrato de António Quadros em criança, por Inês Guerreiro.

Diploma que atesta a concessão a António Quadros, em 1957, pela Rainha Isabel II de Inglaterra, do grau de Cavaleiro Honorário da Real Ordem Vitoriana (Honorary Member of the Royal Victorian Order).

Dois desenhos de Sarah Affonso.

Uma pintura de Santa-Rita Pintor.

Um conjunto de molduras com cada um dos 36 reis de Portugal, provenientes do espólio de  António Quadros.

 

APOIO À INVESTIGAÇÃO

O apoio à investigação justifica todas as restantes actividades da Fundação nomeadamente a promoção ou participação em exposições, colóquios, concursos, mesas redondas, publicações, atribuições de prémios, realização de estágios, etc…

Como forma de facilitar as consultas à distância, a Fundação disponibiliza no seu Sítio a informação, conforme vai sendo tratada, mantendo actualizados os inventários das séries do Arquivo Histórico, do Arquivo SIM (som, imagem, movimento), da biblioteca, da hemeroteca e da colecção de Arte.

Prevê-se desde já o apoio a um grande número de investigadores. Destacamos um dos muitos trabalhos, neste caso de doutoramento, que conta desde já com o apoio da Fundação: «Identidade e a Política Externa Portuguesa do pós-1974: Um diálogo mediado por António Quadros», projecto formalmente aprovado há poucos dias pelo Conselho Científico do ISCSP-ULisboa. Este trabalho aponta elogiosamente não só o arquivo histórico da Fundação como os inventários disponíveis no Sítio da Fundação. Menciona também que "a Fundação António Quadros – Cultura e Pensamento é fundamental ao permitir-nos aceder a obras do autor, a correspondência e a obras que versam o seu pensamento, sendo assim possível compreender o conceito de identidade portuguesa na sua plenitude".

 

SÍTIO, FACEBOOK E NEWSLETTER (NL)

Três formas de comunicação e divulgação das actividades da Fundação bem como de personalidades internas e externas. As NLs são enviadas a mais de 6.000 subscritores e colocadas também no Sítio da Fundação e no Facebook.

 

PREOCUPAÇÕES DA FUNDAÇÃO

Uma das principais preocupações da Fundação sempre foi a sua sustentabilidade financeira a longo prazo. No entanto, face ao enorme incremento do acervo, o espaço físico começa também a constituir um impedimento à recepção e incorporação de novos elementos.

A, já referida atribuição, pela CMRM, de uma técnica de apoio, vem anular, de momento, outra dessas grandes preocupações.

 

ACTIVIDADES PREVISTAS (em fase de programação)

Apesar de a Fundação ter celebrado em 2023 os 100 anos de nascimento de António Quadros e os 30 da sua morte, as efemérides do seu centenário prolongar-se-ão até 13 de Julho de 2024, pois o  homenageado nasceu no dia 14 de Julho.

 Estão programadas as seguintes actividades:

 

Reedição pela Clássica Editora com o apoio da Fundação António Quadros da ex-colecção de bolso anteriormente publicada pela Europa-América, das obras completas em prosa e em verso de Fernando Pessoa, organizadas e anotadas por António Quadros. A colecção será prefaciada por José Carlos Seabra Pereira e cada uma das 13 capas apresenta um retrato diferente de Fernando Pessoa por Júlio Pomar. [Janeiro]

Assembleia-geral da Fundação. [31 de Janeiro]

«A Fundação António Quadros e os seus patronos», tertúlia no Círculo Eça de Queiroz, por iniciativa de Henrique Coutinho Gouveia. Apresentação: Mafalda Ferro, Gonçalo Sampaio e Mello. [7 de Março, 13h]

Reedição do romance A Paixão de Fernando P. de António Quadros, edição revista e melhorada que integra 15 estudos sobre a obra, pelos participantes nas «Conversas» realizadas em 2023. [Março]

Apresentação do romance A Paixão de Fernando P. de António Quadros, acompanhada de uma mostra bibliográfica do autor. [Março]

Colóquio Vida e Obra de António Quadros, homenagem a António Quadros no âmbito do seu trabalho nas Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, iniciativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, envolvendo a Secção de Informação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação e o Centro de Literatura Portuguesa da FLUC. Esta acção visa também impulsionar a Missão das Bibliotecas Itinerantes junto das comunidades locais, realçando o seu papel na difusão e criação de hábitos de leitura nas comunidades por elas servidas, e a consequente promoção de um espírito crítico nos seus leitores. A curadoria é dos Bibliotecários Itinerantes dos concelhos de Penafiel, Miranda do Corvo e Redondo e autores da obra "Homens Livro", Rui Guedes, Carlos Marta e Bento Ramires. O Encontro contará com a participação de representantes da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, da Fundação António Quadros, da Academia e de diversas Bibliotecas Itinerantes em actividade no território nacional. [21 de Março de 2024]

Tertúlia no Porto em torno da trilogia Portugal, Razão e Mistério, de António Quadros, a realizar na Cooperativa do Povo Portuense. [23 de Março]

Exposição comemorativa dos 130 anos de nascimento de Augusto Cunha, com especial incidência no tempo do modernismo e, também, no Humorismo. Apresentação: Mafalda Ferro (Augusto Cunha no tempo de Orpheu) e Salvador Martinha (o humorismo de então, até aos nossos dias) [Abril]

Publicação de "Luzia, ao correr da pena - cartas para Fernanda de Castro e António Ferro", co-edição da Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares - ADEGI e da Fundação António Quadros. [Maio]

Exposição «António Quadros e a Revista Espiral, 60 anos depois (1964-2024)". Apresentação: Mafalda Ferro. [Rio Maior, 1/31 de Julho]

Comunicação «Espiral» e «Nova Águia» em diálogo, por António Braz Teixeira e Renato Epifânio. [Rio Maior, 13 de Julho, 15h/18h]

Apresentação das "Actas do Congresso «Nos Cem Anos de António Quadros (1923-2023)»", edição da Fundação Lusíada coordenada por Abel Teixeira Botelho e organizada por António Braz Teixeira e Renato Epifânio. [Rio Maior, 13 de Julho, 15h/18h]

Apresentação do n.º 33 da revista «Nova Águia», por Renato Epifânio. [Rio Maior, 13 de Julho, 15h/18h]

Exposição «Teresa Rita Lopes, no mês do seu aniversário». Sessão filmada pela CMRM para envio à homenageada. Coordenação: Anabela Almeida, Mafalda Ferro e outras alunas da homenageada. Apoio dos filhos de TRL. [Setembro]

Filme «Teresa Rita Lopes, no mês do seu aniversário». Sessão filmada pela CMRM para envio à homenageada. Coordenação: Anabela Almeida, Mafalda Ferro e outras alunas da homenageada. Apoio dos filhos de TRL. [Setembro]

Atribuição e entrega do Prémio António Quadros 2024. [Setembro]

Integrando os 30 anos da partida de Fernanda de Castro, publicação de "«Náufragos» e textos associados", peça inédita de Fernanda de Castro, à qual será acrescentada uma narrativa de Fernanda de Castro sobre a peça e as suas várias representações, uma crítica de Teresa Leitão de Barros, e algumas imagens. Coordenação: Joana Leitão de Barros e Mafalda Ferro. Edição: Fundação António Quadros. [Dezembro]

E, ainda no anterior contexto, gostaríamos de acrescentar a este Plano, sem quaisquer certezas (talvez este ano tenhamos tempo), a publicação dos dois livros de "Memórias de Fernanda de Castro" em volume único. [Dezembro]