Subscrever Newsletter

Fundação António Quadros
Direcção: Mafalda Ferro. Imprimir e-mail

O acervo da Biblioteca da Fundação António Quadros Castro reúne um conjunto ímpar de peças bibliográficas.

Esta afirmação deve-se ao facto de grande parte das obras do acervo apresentar notas e dedicatórias manuscritas acrescentadas pelos seus proprietários originais ou pelos seus autores.

Interessa mencionar também os milhares de periódicos (ainda não contabilizados).

Este acervo inclui parte das bibliotecas pessoais de Fernanda de Castro, António Ferro e António Quadros e, ainda muitos exemplares adquiridos ou doados à Fundação António Quadros desde 2009.

Além das obras que os três escritores reuniram ao longo da vida, nomeadamente nas áreas da Filosofia, História, Arte, Religião, Politica, Poesia, Turismo, Literatura portuguesa e estrangeira, o acervo da Biblioteca reúne ainda teses e dissertações doadas por investigadores que se apoiaram nos documentos e obras literárias da Fundação António Quadros.

Importa salientar que grande parte do acervo directamente relacionado com a actividade filosófica de António Quadros é da maior relevância para o estudo da sua obra já que o Pensador tinha por hábito sublinhar e registar comentários nas páginas dos livros que lia ou consultava.

Tratando-se de um acervo especializado centrado nas áreas já mencionadas, a Biblioteca da Fundação António Quadros constitui um importante veículo de apoio à investigação. Devido às suas características próprias, só pode ser consultada presencialmente.

Horário (excepto em período de férias):

Segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h, mediante marcação.