2017 Imprimir e-mail

ACTIVIDADES REALIZADAS EM 2017

COLABORADORES

Em 2017, as actividades da Fundação António Quadros (Fundação) foram realizadas em regime de voluntariado e apoiadas por técnicos externos.

Fruto de protocolos assinados com duas Escolas Secundãrias de Rio Maior (a Dr. Augusto César da Silva Ferreira e a Profissional), a Fundação recebeu em horário integral durante cerca de dois meses, cada um, quatro estagiários em contexto de trabalho dos cursos de Técnicos de Multimédia e de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Aos estagiários, foram atribuídas funções específicas associadas maioritariamente com o tratamento e digitalização do acervo da Fundação e, também, pequenas tarefas associadas à actividade geral da Fundação para que pudessem usufruir de um maior número de conhecimentos e, simultaneamente, adquirir um, também, maior número de competências.

Importa, ainda, salientar o fundamental apoio prestado pela Câmara Municipal de Rio Maior sem o qual a Fundação não conseguiria ter cumprido o Plano de Actividades previsto para 2017.

SÍTIO e NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO

Tem-se procedido continuamente à manutenção do Sítio da Fundação, tendo este ano sido introduzidas diversos elementos que visam apoiar os investigadores através da divulgação do espólio nomeadamente informações sobre o acervo do arquivo, da biblioteca e da colecção de arte e, também, da disponibilização para consulta das 130 newsletters publicadas. Acrescentou-se também uma secção de publicações aconselhadas que divulga maioritariamente obras de investigação apoiadas pela Fundação ou obras de interesse para a actividade da Fundação e dos seus investigadores.

Como de costume, procedeu-se mensalmente ao envio da newsletter da Fundação como forma de dar a conhecer as suas actividades e a sua livraria mas, também, como espaço de divulgação das obras e dos trabalhos desenvolvidos pelos investigadores e por outros particulares ou Instituições.

APOIO À INVESTIGAÇÃO

A Sala de Leitura da Fundação esteve como é habitual aberta ao público todos os dias úteis, das 10h às 18h. A Fundação apoiou este ano, além de um grande número de particulares, projectos externos e Instituições, o trabalho de 50 investigadores cuja lista com referência à nacionalidade e objecto de estudo pode ser consultada em documento anexo.

O apoio à investigação continua a ser a principal prioridade da Fundação, actividade que requer grande atenção e disponibilidade por parte da Fundação. Esta função legitíma as restantes actividades da Fundação, sejam elas de divulgação, disponibilização ou tratamento do acervo, publicações, exposições, conferências, colóquios ou outras.

Este apoio à investigação ocupa a maior dos recursos humanos já que requer:

·           Trabalho inicial de investigação face ao tema pretendido por cada utilizador; e, mais específico, se os investigadores não se podem deslocar à Fundação;

·           Envio de ficha de utilizador, acordos e outros formulários;

·           Disponibilização presencial de documentação e de obras da biblioteca;

·           Reprodução e envio de documentos digitais; elaboração de acordos, contratos, orçamentos, recibos, etc.

·           Impressão, organização e arquivo de todos os processos administrativos;

·           Cedência temporária de elementos documentais, bibliográficos ou artísticos para exposições;

·           Acções de divulgação, participação em colóquios, seminários, publicações, exposições, etc...

TRATAMENTO DO ACERVO

Em 2017, deu-se, como sempre, especial atenção ao tratamento do Arquivo Histórico e da Biblioteca da Fundação que encerrou o ano com 7.647 exemplares, objectos de estudo com bastante interesse não só devido aos sublinhados e notas registadas na margem dos livros pelos seus proprietários como também às dedicatórias manuscritas dos autores.

PRÉMIO ANTÓNIO QUADROS 2017 FOTOGRAFIA

Por deliberação de um júri presidido por Paulo Ribeiro Baptista e também composto por Bruno Santos, Emília Tavares e Filipe Figueiredo, o Prémio António Quadros 2017 FOTOGRAFIA foi entregue a Pedro Letria no dia 8 de Novembro de 2017 na Fundação António Quadros em Rio Maior.

SER JOVEM EM RIO MAIOR

A Fundação promoveu, em parceria com a Escola Profissional de Rio Maior e com a Biblioteca Municipal Laureano Santos o concurso de fotografia "Ser Jovem em Rio Maior" destinado aos jovens do município. Como resultado do concurso, foi realizada uma exposição com o mesmo nome que, inaugurada no dia da entrega do Prémio António Quadros FOTOGRAFIA, contou com o apoio dos produtores regionais. Foram entregues prémios aos concorrentes.

OUTRAS ACÇÕES APOIADAS OU COM A PARTICIPAÇÁO DA FUNDAÇÃO

·     Publicação de "Notas sobre António Ferro" na revista UNILETRAS dedicada ao colóquio 100/Exílio & Centauro: Modernismo em Revista(s), adaptação da comunicação de Mafalda Ferro no colóquio realizado na Faculdade de Letras.

·     Texto sobre António Quadros e Ariano Suassuna, publicado no n.º 19 da "Nova Águia!", texto de Mafalda Ferro à volta de uma obra de arte, acervo da Fundação, e da relação travada entre os dois autores/amigos ao longo da vida.

·     Revista "Nova Àguia", n.º 19, lançamento em Rio Maior a 22 de Maio, apresentada por António Braz Teixeira e Renato Epifânio. Esteve patente uma Mostra dos primeiros exemplares da revista "Águia" (1912-1919), bem como dos números da revista "Águia" e "Nova Águia", acervo da Fundação António Quadros.

·     «Agostinho da Silva em Sesimbra», 2.ª edição, revista e muito aumentada, de Pedro Martins e António Reis Marques. Contou com o apoio da Fundação.

·     "Fundação António Quadros, espaço de Cultura e de Memória", comunicação apresentada em Abril por Mafalda Ferro a convite do Rotary Club de Lisboa Estrela, aos Rotários e a outros interessados no Hotel Real Parque.

·     Concelhio de Leitura “LER MAIOR”, Em Março, a Fundação António Quadros apoiou as celebrações da Semana da Leitura em Rio Maior, apoiando a Biblioteca Municipal Laureano Santos que apresentou um programa cultural bastante diversificado das quais se destaca "Rio Maior para, para ler" e o concurso Concelhio de Leitura “LER MAIOR”, destinado aos alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico do Concelho, cujo júri Mafalda Ferro integrou, em representação da Fundação.

VISITAS À FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS

Em Junho, a Fundação, em parceria com a Câmara Municipal, recebeu em Rio Maior, os membros do Rotary Club de Lisboa Estrela num programa que contemplou uma visita à Fundação, às Salinas, ao Olho de Água, à Igreja e Dólmen em Alcobertas e ao Jardim de Porto do Rio. O convívio deu-se à volta da mesa na Cooperativa Terra Chã apreciando um almoço típico da região.

A Fundação recebe, amiúde, diversos particulares, habitantes de Rio Maior e arredores, com interesse em visitar a Fundação e conhecer as suas actividades.

PLANO EDITORIAL DA FUNDAÇÃO

Tendo em vista a divulgação do seu espólio, o apoio à investigação e, também, o aumento de receitas, a Fundação continuou em 2017 a preparar algumas das obras que pretende publicar:

Artistas de Ferro. Correspondência; Confissão Pública: Diários de António Ferro; António Ferro e autores brasileiros. Correspondência; António Ferro: Os Primeiros Anos. Correspondência.

Joaquim Domingues, membro do Conselho Consultivo da Fundação, transcreveu o manuscrito de Portugal, razão e mistério III iniciado e não terminado por António Quadros, para publicação em 2018 dos três títulos em volume único.

ANGARIAÇÃO DE RECEITAS

Uma das principais preocupações da Fundação é a sua sustentabilidade financeira que em 2017 se apoiou em duas fontes de receitas: Proveitos da livraria e donativos dos "Amigos da Fundação".

CONCLUSÃO:

A Fundação cumpriu o Plano de Actividades elaborado no ano anterior.

30 de Janeiro de 2018

Mafalda Ferro