Explicação prévia Imprimir e-mail

EXPLICAÇÃO PRÉVIA

Augusto Cunha reuniu e produziu ao longo dos seus curtos 53 anos de vida, um importante conjunto de documentos, obras literárias e obras de arte.

Desde 2013 que a Fundação António Quadros tem estado a integrar este acervo no seu património, fruto de doações de vários membros da família, nomeadamente do seu neto Pedro Manuel MacCarthy Ferro da Cunha e do seu bisneto Pedro MacCarthy da Cunha.

O percurso e o espólio de Augusto da Cunha estão intrinsecamente ligados aos de António Ferro, tantas foram os projectos que trabalharam em conjunto, os amigos que partilharam, o bairro onde nasceram e cresceram e a família que, fruto do casamento de Cunha com a irmã de Ferro, passou a ser a mesma. Aos filhos de ambos, primos direitos (António Gabriel e Fernando Manuel de Castro e Quadros Ferro + Maria Helena e Pedro Henrique Tavares Ferro da Cunha, todos nascidos no mesmo quarto em casa dos avós comuns António Joaquim Ferro e Helena Tavares Afonso Ferro), uniu-os sempre uma profunda amizade e constante convivência, assim como aconteceu com os seus netos (António, Mafalda e Rita Roquette Ferro + Pedro, Patrícia e Filipe de MacCarthy da Cunha.

Assim sendo, decidiu-se que o referido espólio seria integrado no Fundo António Ferro/Fernanda de Castro (AFC). [gosto de olhar para AFC e pensar que «A» é de António; «F», de Fernanda e «C» de Cunha]

Enquanto a Colecção de Arte é comum a todos os fundos, o Fundo AFC divide-se hoje nas seguintes séries:

Contabilidade, finanças e saúde.

Correspondência.

Documentos pessoais e de família.

Escritos e actividades de António Ferro.

Escritos e actividades de Augusto Cunha.

Escritos e actividades de Fernanda de Castro.

Escritos e actividades de outros autores.

Fotografias.

Música.