Publicadas em 2019 Imprimir e-mail

NL 143 - Janeiro de 2019 (clique AQUI )

Editorial - Os Instituidores da Fundação; A Instituição e o Reconhecimento da Fundação António Quadros; Os primeiros 20 apoiantes da Fundação.

01 – Razões para um Prémio, por José Guilherme Victorino.

02 – Aspectos da afirmação da cultura visual em Portugal: o papel de António Ferro. Da Ilustração Portuguesa ao arquivo fotográfico do SPN, por Paulo Ribeiro Baptista.

03 – Litoral: revista mensal de cultura [Lisboa, 1944-1945] digitalizada e partilhada, por Hemeroteca Municipal de Lisboa.

04 – Aveiro, uma surpresa de cor viva num Portugal de verde-a-mate, por Raul Proença Mesquita.

05 – Exposição «Ver Tudo: Màmía Roque Gameiro (1901-1996), desenho e ilustração, por Sandra Leandro.

06 – Delfim Maya e a Liberdade de Ser e de Criar, por Maria José Maya.

07 – Livraria António Quadros promoção do mês: Delfim Santos e a Família Castro e Quadros Ferro. Coordenação editorial de Mafalda Ferro. Lisboa: Fundação António Quadros, 2011.

NL 144 – Fevereiro de 2019 (clique AQUI )

Editorial - Afonso Botelho; Prémio António Quadros 2019; Exposições do Museu Nacional do Teatro e da Dança; Cooperativa Terra Chã; Confraria Brasil Portugal.

01 – Afonso Botelho: Evocação no centenário do seu nascimento.

02 – Afonso Botelho para António Quadros: Dedicatórias.

03 – Afonso Botelho: Obra literária. Levantamento bibliográfico.

04 – Afonso Botelho: Encontros e Tertúlias. Excertos.

05 – Prémio António Quadros 2019.

06 – Exposições do Museu Nacional do Teatro e da Dança. Divulgação.

07 – Cooperativa Terra Chã – Desenvolvimento Local, Artesanato e Serviços: acções de formação. Divulgação.

08 – Livraria António Quadros, promoção: Obras de Afonso Botelho.

NL 145 – Março de 2019 (clique AQUI )

Editorial – Testemunhos e despedida a João Bigotte Chorão e a Pedro Pestana de Vasconcelos; «Tertúlias da Cultura Portuguesa»; Lembrando António Quadros, 26 anos depois da sua morte...

01 – O Adeus a João Bigotte Chorão, por Mafalda Ferro.

02 – Voto de pesar pelo falecimento de Pedro Pestana de Vasconcelos, por Assembleia da República

03 – A morte de Pedro Pestana de Vasconcelos, por Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

04 – António Quadros (14.07.1923 / 21.03.1993), 26 anos depois da sua morte. Poema biográfico.

05 – Congresso Internacional Multidisciplinar Império & Turismo. Divulgação.

06 – Curso de Iniciação à Apicultura 2019. Divulgação.

07 – Gago Coutinho, 150 anos depois do seu nascimento, por Mafalda Ferro.

08 – A liderança nas Organizações de Economia Social e Solidária. Divulgação.

09 – Livraria António Quadros, promoção do mês: António Quadros: obra, pensamento, contextos.

NL 146 – Abril de 2019 (clique   AQUI  )

Editorial – 100 anos do início da vida literária de Fernanda de Castro; Pessoa, unknown to Paz, por Jerónimo Pizarro; Sociedade Propaganda de Portugal e a Construção do Turismo Moderno (1888-1911), por Pedro Cerdeira.

01  «Prémio António Quadros 2019 Empreendedorismo^»: a Grande Vencedora.

02  Isabel Jonet: Quem é? O que faz? Em que acredita?

03  «XII Encontro Nacional de Ex-Libristas, em Santarém».

04  Os ex-líbris da Fundação e da família de António Quadros.

05  Os «Sinais» das crianças expostas na roda da Misericórdia de Lisboa, agora online.

06 Cervantes & Shakespeare: 400 Anos no Diálogo das Artes, coordenação de Annabela Rita, Mário Vítor Bastos e Renato Epifânio.

07   Notícias de Rio Maior. Divulgação.

08  Leonardo Coimbra: Vida e Filosofia, por Manuel Cândido Pimentel.

09  «Descobrir São Pedro do Sul» através da fotografia.

10  Livraria António Quadros, ainda celebrando a poesia, promoção do mês: Poesia I e Poesia II (1900-1969), de Fernanda de Castro.