Publicadas em 2020 Imprimir e-mail

NL 156 - Janeiro de 2020 (clique AQUI )

Editorial: Centenário do Nascimento de  Maria Germana Tânger (16/01/1920 – 22/01/2018).

01  Maria Germana Tânger – Origens, por Mafalda Ferro.

02  Maria Germana Tânger – Cronologia Biográfica (1920-1963), por Mafalda Ferro.

03  Maria Germana Tânger – Cronologia Biográfica (1964-1977), por Mafalda Ferro.

04  Maria Germana Tânger – Cronologia Biográfica (1978-1998), por Mafalda Ferro.

05  Maria Germana Tânger – Cronologia Biográfica (1999-2018), por Mafalda Ferro.

06 – Maria Germana Tânger – Um testemunho, por João Grosso.

07 – Maria Germana Tânger – Generalidades, por Mafalda Ferro.

NL 157 - Fevereiro de 2020 (clique AQUI  )

Editorial – Leitão de Barros; Tertúlias de Cultura Portuguesa.

01 – Portugal, Razão e Mistério: a trilogia. Divulgação.

02 – Luís Santos Ferro: uma difícil despedida, por Mafalda Ferro.

03 – Luís Santos Ferro: a despedida de Sandra Leandro, uma carta.m

04 – Órgãos Sociais da Fundação António Quadros. Informação.

05 – Projecto António Telmo. Vida e Obra, por Pedro Martins.

06 – Lançamento de «A Verdade do Amor Precedida de Adriana», de António Telmo, e apresentação de «Vida Conversável», de Agostinho da Silva com Henryk Siewierski. Divulgação.

07 – Livraria António Quadros, promoção do mês: Retrato de uma família: Fernanda de Castro, António Ferro, António Quadros. Divulgação.

NL 158 - Março de 2020 (clique AQUI  )

Editorial – Plano de Contingência COVID 19 No Município de Rio Maior e na Fundação António Quadros; ANTÓNIO QUADROS; Dia 21 de Março, Dia da Poesia; NATÉRCIA FREIRE; «AMIGOS DA FUNDAÇÃO».

01 – António Quadros e a sua TRILOGIA, por Mafalda Ferro.

02 – Como um só Navio, Poema de António Quadros.

03 – Versos soltos, em Viagem Desconhecida. Itinerário Poético, de António Quadros.

04 – Versos soltos e um Poema, em Além da Noite. Poemas, de António Quadros.

05 – Natércia Freire, lembrada no Dia da Poesia, por Mafalda Ferro.

06 – Livraria António Quadros, promoção do mês: Portugal, Razão e Mistério – A Trilogia, de António Quadros. Divulgação.

NL 159 - Abril de 2020 (clique AQUI)

Editorial: Período de contingência. Como afecta a Fundação; Augusto Cunha, «NOVA ÁGUIA»; Agostinho da Silva.

01 – Lembrando Augusto Cunha, por Mafalda Ferro.

02 – Morreu Augusto Cunha, por Raul Feio.

03 – Estranhos dias..., por José Almeida.

04 – Subsídios para o estudo da vida e obra de Fernanda de Castro, 120 anos depois. Divulgação.

05 Esboço de uma carta de António Telmo para António Quadros, transcrição de Pedro Martins.

06 – Agostinho da Silva e António Quadros: Saudades do Futuro, por Maurícia Teles da Silva.

07 – Livraria António Quadros, promoção do mês: Portugal, Razão e Mistério – A Trilogia.

NL 160 - Maio de 2020 (clique AQUI  )

Editorial Confinamento; Dia 12 de Maio: Dia Internacional do Enfermeiro: Florence Nightingale; Maria Germana Tânger referida no «Inesquecível» de Júlio Isidro; Fernanda de Castro e António Ferro em «Passa por Mim no Rossio» de Filipe La Féria.

01 – Fundação António Quadros, 12 anos depois, por Mafalda Ferro..

02 – A Família Halffter e a Família Ferro: ligações, por Mafalda Ferro e Manuel Halffter.

03 – Fernanda de Castro, 120 anos depois do seu nascimento, por Mafalda Ferro.

04 – Agenda de Fernanda de Castro, 1970, transcrição por Maria Ferreira.

05 – Ronald de Carvalho e António Ferro, por Mafalda Ferro.

06 – Livraria António Quadros, obra do mês: A Cruz Vermelha Portuguesa. Sua Génese e Sua Actividade em 80 Anos.

NL 161 - Junho de 2020 (clique AQUI  )

Editorial António Ferro; Revista «Visão»; herdeiros de António Ferro e Fernanda de Castro; Exposição do Mundo Português; Fernanda de Castro: 120 Anos.

01   Portugal, Razão e Mistério: a Trilogia, de António Quadros: Depoimento, por Annabela Rita.

02 – Agenda de Fernanda de Castro, 1970 (Fev./Março), transcrição por Maria Antunes Ferreira.

03 – Fernanda de Castro: Obra publicada.

04 – O “Meu” Maestro, por Manuel Silva Pereira

05 – Livraria António Quadros, obra do mês: Alma, Sonho, Poesia. Selecção de Poemas (1952-1989), de Fernanda de Castro.

NL 162 - Julho de 2020 (clique AQUI  )

Editorial – Prémio António Quadros 2020 – Música Popular será entregue a JOSÉ CID; Fernando de Castro Ferro.

01 – Fernanda de Castro: 120 Anos depois. Homenagens previstas.

02 – Agenda de Fernanda de Castro, 1970 (Abril./Maio), transcrição por Maria Antunes Ferreira.

03 – Fernando de Castro Ferro: Resumo da sua vida no Brasil, em França e em Portugal, de 1962 a 2004, por Dominique Lemonnier.

04 – Manuel Tânger Correia na Fundação António Quadros, por Mafalda Ferro.

05 – Manuel Tânger Correia, por Fernando Faria.

06 – Livraria António Quadros, promoção do mês: Portugal, Razão e Mistério – A Trilogia, de António Quadros.