No decorrer de 2022 Imprimir e-mail

ACTIVIDADES REALIZADAS EM 2022

COLABORADORES

Em 2022, como habitual, as actividades da Fundação António Quadros (Fundação) foram realizadas em regime de voluntariado e apoiadas pontualmente por colaboradores externos, por Amigos da Fundação e por membros dos seus Órgãos Sociais. Nunca é de mais salientar o fundamental apoio prestado pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) e pelos seus técnicos sem o qual a Fundação não teria conseguido cumprir os seus objectivos para 2021. Além disso, a Biblioteca Municipal de Rio Maior cedeu à Fundação dois estagiários que lhe estavam destinados, alunos do 11.º ano da Escola Profissional de Rio Maior que durante um mês colaboraram com as actividades da Fundação.

SÍTIO e NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO

Através do seu Sítio e da Newsletter mensal, a Fundação deu a conhecer o seu acervo bem como actividades próprias ou apoiadas e, ainda, personalidades e Instituições de mérito e suas obras. A Fundação tem também uma página no facebook e está-se a tentar colocar um maior número de publicações de forma a intensificar a divulgação da Fundação.

APOIO À INVESTIGAÇÃO: UTILIZADORES

O apoio à investigação é a principal prioridade da Fundação e a que justifica todas as restantes actividades, sejam elas de divulgação, comunicação, publicação, disponibilização ou tratamento do acervo.

Em 2022, com base no seu acervo, a Fundação apoiou este ano 49 investigadores na sua maioria portugueses mas também oriundos do Brasil, Estados Unidos, Itália, Roménia e Polónia, em consultas mais ou menos prolongadas. Salienta-se o apoio prestado:

Ao Estudo de Personalidades como Ana de Castro Osório, António da Cunha Correia, António Ferro, António Quadros, Bento Caeiro, Bernardo Soares, Diogo Ary dos Santos, Edith Arvelos, Fernanda de Castro, Fernando Pessoa. Francis, Gregorio Marañon, João Cabral de Melo Neto, Joly Braga Santos, José Tagarro, Mircea Eliade, Ramon Gomez de la Serna, Raul Brandão, Raul de Caldevilla, Ruy Belo, Ruy Coelho, Sebastião da Gama, Victor Bastos, Virgínia de Castro e Almeida.

A Projectos como Antologia do homoerotismo na poesia portuguesa, A Aldeia mais Portuguesa de Portugal, A Pensão dos Remexidos e Branca G. Colaço, Acordo cultural Luso-Brasileiro, Modernistas, António Ferro e Fernanda de Castro na dramaturgia portuguesa, António Ferro e o heróico cinema português, Arquitectura: António Ferro, Duarte Pacheco; Congresso da Crítica na Roménia, Conferência de Gregorio Marañon no CEQ, Congresso da Crítica em Portugal, 1931, Cultura intelectual e artística da Mulher no Modernismo Português, Escritores portugueses no tempo da ditadura popular e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de imigração, Estado Novo e fotografia impressa, Estudo sobre crónicas em português, Ex-Libris de António Ferro e Fernanda de Castro, Exposição sobre Francis no Museu do Teatro, História do Teatro D. Maria II: Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, Madalena Ferin, Mariazinha em África, Os loucos Anos 20 em Lisboa, Revistas Travel in Brazil, Panorama e Atlântico, «Programa do Desassossego», Programa «Nada será como Dante», Reedição da Obra completa de Fernando Pessoa, Semana de Arte Moderna, Um eléctrico chamado desejo de Tennessee Williams, Verde-Gaio.

CONTACTOS COM INSTITUIÇÕES

A Fundação foi solicitada por diversas instituições a participar e auxiliar projectos externos, disponibilizando elementos documentais, bibliográficos e artísticos para consulta ou participando em exposições, palestras, publicações ou foi apoiada em áreas idênticas por Instituições como: Associação Agostinho da Silva, Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, Câmara Municipal de Rio Maior, Casa Fernando Pessoa, Centro Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, Diário de Notícias, Editora By-the-Book, Editora Clássica, Escola Augusto César da Silva Ferreira, Fundação Eng. António de Almeida, Misericórdia de Lisboa, MNAC Museu do Chiado, MNTD Museu Nacional Teatro e Dança, Politécnico do Porto, Rio Maior Jornal António Moreira, Universidade Lusófona.

PROTOCOLOS ASSINADOS EM 2022:

2022.12.10, Lisboa Protocolo com a Associação Agostinho da Silva, presidida por Maurícia Teles da Silva.

CONTACTOS COM PARTICULARES

A Fundação foi apoiada ou apoiou particulares em projectos externos, disponibilizando elementos documentais, bibliográficos e artísticos para consulta ou participando em exposições, palestras, publicações, em temáticas e projectos das quais se destaca: 89 Anos de Ruy Belo, A trilogia de António Quadros, António Ferro e António Soares, Coleccionismo de Presépios, Exposição na Fortaleza de Cascais, Fernanda de Castro e César de Sampaio, Filosofia, Filosofia Portuguesa, Guilherme Filipe, Homenagem a António Quadros, Joaquim Silva Pereira, Memória de Vilar Formoso, Mitofagia, Obras de António Quadros, Verde-Gaio e Tininha.

ACERVO

Biblioteca:

Em 2022, deu-se, como sempre, especial atenção ao tratamento do acervo da Biblioteca da Fundação já que as obras existentes se caracterizam por incluírem sublinhados e notas registadas na margem dos livros pelos seus proprietários além de dedicatórias manuscritas dos autores.

Por não se encontrar no suporte correcto, as obras existentes no acervo da Fundação sofreram uma desformatação, sendo que foi necessário proceder a uma revisão total. Em relação à hemeroteca (375 títulos; 3.271 exemplares), o trabalho está concluído e publicado no Sítio da Fundação. Em relação à biblioteca, com 8.851 volumes, a revisão continua em curso, tendo a Fundação já revisto 199 obras.

As obras literárias e publicações periódicas incorporadas em 2022 foram editadas pela Fundação, doadas, escritas ou organizadas com o apoio da Fundação ou, ainda, adquiridas.

Arquivo Histórico

Em 2022, finalizou-se o tratamento dos manuscritos e correspondência de António Quadros, sendo que os inventários destas duas séries podem já ser consultados no Sítio da Fundação. O Arquivo Histórico da Fundação integra cerca de 41.500 peças já tratadas arquivisticamente (mais 1.500 que no ano anterior) cujas descrições estão disponíveis para consulta no Sítio da Fundação, organizadas em 16 séries – este ano acrescentámos a série «16 Escritos e Actividades do IADE»:

01 – Correspondência (8.932 documentos epistolares; 2.381 autores);

02 – Artigos publicados na Imprensa (5.700 dos 21.000 Artigos existentes, estão já descritos e datados);

03 – Escritos e actividades de Fernanda de Castro (610 documentos);

04 – Escritos e actividades de António Ferro (1.087 documentos);

05 – Escritos e actividades de Outros Autores (1.025 documentos);

06 – Fotografias (18.817 Fotografias descritas e acondicionadas + 31 álbuns descritos como um todo);

07 – Documentos pessoais e de família (473 documentos);

08 – Escritos e actividades de Augusto Cunha (358 documentos);

09 – Álbuns de recordações (scrapbooks) (6 álbuns ainda tratados como um todo);

10 – Música (29 documentos);

11 – Contabilidade, finanças e saúde (40 documentos);

12 – Escritos e actividades Germana Tânger (1.336 documentos);

13 – Escritos e actividades de António Quadros (2.352 documentos);

14 – Escritos e actividades de Rio Maior (8 documentos);

15 – Escritos e actividades de Manuel Tânger Corrêa (468 documentos).

16 – Escritos e actividades do IADE (181 documentos).

Colecção de Arte

A Colecção de Arte da Fundação, inteiramente descrita, proveniente na sua maioria dos espólios de Augusto Cunha, António Ferro, Fernanda de Castro, Manuel Tânger Corrêa, Germana Tânger, António Quadros, integra actualmente 2.812 peças (mais 257 que no ano anterior) distribuídas por 9 tipologias: Arte Popular, Artesanato, Loiça, Porcelana (65); Cartazes, folhetos e outros (231); Chapas de ilustrações e outras (90); Diplomas (57); Filatelia / Selos (29); Medalhas, condecorações e outras (145); Obras de Arte e outras peças museológicas (468); Postais e pagelas (1.717); Projectos gráficos (10).

Em 2022, foram incorporadas diversos elementos provenientes maioritariamente de doações.

ACÇÕES REALIZADAS, APOIADAS OU COM A PARTICIPAÇÃO DA FUNDAÇÃO

Alternando com os trabalhos de tratamento do acervo, de apoio aos investigadores e de publicações, a Fundação realizou e participou em diversas acções culturais das quais se destaca:

o  Atribuição e entrega dos Prémios António Quadros ARTE e HISTÓRIA.

o  Apoio à publicação de “António Ferro: Ficção”.

o  Catálogos das exposições realizadas (Natal, Ruy Belo, AQ e a Filosofia Portuguesa.

o  Continuação do tratamento editorial dos de “Ao Fim da Memória” I e II com um índice onomástico e uma colecção de fotografia, em volume único.

o  Elaboração e assinatura de protocolo com Associação Agostinho da Silva.

o  Execução de cartão de Boas Festas 2022/2023.

o  Exposição «António Ferro, Francis e o Verde-Gaio: Arte, Talento e Alma».

o  Exposição «António Quadros, ‘Portugal, Razão e Mistério’ e a Filosofia Portuguesa».

o  Exposição Ruy Belo, 89 anos, Francis.

o  Final e revisão da biografia de Manuel Tânger Corrêa.

o  Mesas Redondas Filosofia Portuguesa (duas realizadas na Fundação em Rio Maior).

o  Participação de José Carlos Seabra Pereira no «Programa do Desassossego», de Ricardo Belo Morais.

o  Participação no programa «Nada será como Dante».

o  Sessão de Homenagem a António Quadros na Associação Agostinho da Silva.

o  Trabalhos e reuniões associadas ao filme sobre António Ferro: José Martins (encenador e actor), António Correia (realizador) e Luís Marinho (jornalista).

LIVRARIA ANTÓNIO QUADROS

A «Livraria António Quadros» nasceu em 2009 com dois objectivos muito concretos: angariar receitas e apoiar os trabalhos de investigação, disponibilizando obras raras essenciais aos seus estudos. Tinha nessa altura cerca de 25 títulos.

As obras colocadas à venda existem já na biblioteca e são na sua maioria fruto de doações embora um reduzido número tenha sido adquirido. Hoje, Dezembro de 2021, este acervo, segunda fonte de receita da Fundação, integra actualmente 1.734 volumes. Este número engloba os exemplares das suas próprias edições e das publicadas em parceria com outras editoras.

Complementando a venda de livros, a livraria comercializa para venda, com objectivos idênticos, imagens de documentos para consulta ou publicação mediante autorização da Fundação e assinatura de um acordo prévio depois da necessária avaliação do pedido.

Possuindo a Fundação alguns títulos com um número exagerado de exemplares, alguns exemplares foram oferecidos a amigos ou a clientes como complemento de outras aquisições.

ANGARIAÇÃO DE RECEITAS

Uma das principais preocupações da Fundação é a sua sustentabilidade financeira que, em 2022, se apoiou em três fontes de receitas: Proveitos da livraria, Direitos de autor e Donativos de "Amigos da Fundação".