EDITORIAL, por Mafalda Ferro Imprimir e-mail

A Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento tem por fim o estudo e a divulgação do Pensamento e da Obra de António Quadros, Fernanda de Castro, António Ferro e de quaisquer personalidades de mérito.

CONGRESSO INTERNACIONAL "VIRGÍNIA VICTORINO NA CENA DO TEMPO".

Comemorando a vida de Virgínia Victorino, 50 anos depois da sua morte (1895-1967), a Câmara Municipal de Alcobaça e a ADEPA – Associação para a Defesa do Património da Região de Alcobaça, organizam um congresso internacional a realizar na Biblioteca Municipal de Alcobaça nos dias 21 e 22 de Setembro próximos.

LIVRARIA. PROMOÇÃO

A Fundação disponibiliza para venda, em promoção especial até 14 de Outubro de 2018:

Título: A Espada de Cristal (Peça em 3 actos) seguida de Maria da Lua (Peça em 3 actos).
Edição - Lisboa: Sociedade Portuguesa de Autores, 1990.
PVP até 14 de Outubro de 2018: 12,00€.
PVP a partir de 14 de Outubro de 2018: 15,00€.

25 Anos depois da morte de ANTÓNIO QUADROS, uma sugestão à CML, por Mafalda Ferro.

Seria pertinente que a Câmara Municipal de Lisboa se associasse à Fundação António Quadros na homenagem que presta a António Quadros, adicionando às 7 placas já existentes no histórico prédio da Calçada dos Caetanos (António Ferro; Bernardo Marques; Fernanda de Castro; Joaquim Pedro de Oliveira Martins; José Gomes Ferreira; Ofélia Marques; e Ramalho Ortigão), hoje rua João Pereira da Rosa, uma 8.ª placa: a de António Quadros que aí viveu e cresceu desde o dia do seu nascimento (1923) até ao do casamento (1947).

Nota: Depois da morte do pai, em 1956, António Quadros mudou-se de Cascais para o n.º 7 da Calçada dos Caetanos, passando a habitar de novo na Calçada dos Caetanos.

ANTÓNIO QUADROS (1923-1993)

António Quadros publicou dezenas de obras de Crítica, Ensaio, Filosofia, Romance, Poesia, Pedagogia, Estética, Teoria da Cultura, Conto, História, Reportagem, entre outras; organizou, editou, prefaciou, anotou, traduziu e participou em diversos livros; pensou e fundou revistas literárias como a Espiral, a Acto, e o 57; dirigiu, em alternância com Álvaro Salema, a Colecção Biblioteca Breve que publicou mais de uma centena de obras de diversos autores em múltiplas temáticas; com o apoio de amigos, pensou, fundou, dirigiu e administrou uma Escola de Ensino Superior, o IADE; proferiu conferências; leccionou na Universidade Católica e no IADE; ocupou inúmeros cargos em diversas Instituições; recuperou tradições como a do Culto Espírito Santo na Serra da Arrábida; organizou colóquios, cursos e palestras nomeadamente na área da filosofia e de estudos de cultura; integrou o Grupo de Filosofia Portuguesa; criou no IADE um ciclo de tertúlias e palestras culturais.

Tão profunda foi a marca que o seu carácter e personalidade, a sua acção e o seu pensamento em prol da cultura, deixaram na família, nos amigos e na História das Artes, da Filosofia, da Literatura, da Poesia, do Teatro, da Educação, do Turismo que Instituições como o Município de Lisboa, a Casa da Imprensa e a Secretaria de Estado da Informação e Turismo o premiaram; a rainha Isabel II de Inglaterra o condecorou em 1957; o seu nome foi atribuído a diversas ruas (em Cascais, Lumiar, Amadora, Barcarena, Carnide, Sesimbra, Charneca da Caparica, Oeiras, Feijó, Viseu); foi criada uma Fundação cultural com o seu nome; foi fundado um Prémio Literário em sua homenagem;- foi retratado por artistas como Álvaro de Brée, Inês Guerreiro, Sarah Affonso, Pedro Leitão e Carlota Emauz.

Três dias depois da sua morte, na Assembleia da República, o Secretário João Salgado submeteu à votação dois votos de pesar pela sua morte, proferindo no primeiro:

«O escritor António Quadros, figura destacada da corrente de pensamento denominada Filosofia portuguesa, consagrou a sua vida e a sua obra a estudar e a pensar Portugal, a sua razão, o seu mistério, o seu destino. Espírito aberto e tolerante, foi um homem generoso que privilegiou o debate de ideias e mereceu o respeito de diferentes quadrantes da vida cultural portuguesa. A sua morte é uma perda de vulto para a nossa literatura e para a nossa cultura. A Assembleia da República manifesta o seu pesar pela morte do escritor António Quadros e apresenta condolências à sua família.»

E, no segundo:

«António Quadros, falecido no passado dia 21, fica como uma referência forte na corrente da Filosofia Portuguesa, aliando na sua vastíssima obra a dedicação à investigação, na área da cultura, com a assumida missão pedagógica e a adesão a um conceito transcendente de portugalidade. A Assembleia da República manifesta o seu respeito e admiração pelo ilustre desaparecido e apresenta pêsames à família enlutada.»

Os votos de pesar foram aprovados por unanimidade, e, para se pronunciarem sobre eles, inscreveram-se os deputados Manuel Alegre (PS), Rui Carp (PSD), Adriano Moreira (CDS), Manuel Sérgio (PSN), Octávio Teixeira (PCP) e ainda  André Martins (Os Verdes).

A Fundação António Quadros presta homenagem ao seu patrono publicando em finais do ano a trilogia "Portugal. Razão e Mistério", três obras em volume único; e, como tal, inédito.

QUERIDOS "AMIGOS DA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS"

Dez anos depois da instituição da Fundação (6 de Maio de 2008), há que agradecer e homenagear não só os seus Instituidores – herdeiros dos espólios de António Ferro, Fernanda de Castro e António Quadros – como, também, os "Amigos da Fundação António Quadros"; graças à sua enorme generosidade, fundamental pilar da Fundação, tem sido possível continuar, ano após ano, a apoiar a investigação, primordial objectivo da Fundação que legitima todas as suas actividades.

Em nome da Fundação e de quantos usufruem do seu trabalho, Muito Obrigada.

VOLUNTARIADO NA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS

Ocupe o seu tempo livre de forma útil e gratificante.

Alimente o espírito e enriqueça os seus conhecimentos.

Multiplique as suas competências.

Venha conversar connosco e conhecer as instalações da Fundação António Quadros situadas no edifício da Biblioteca Municipal de Rio Maior.

Ligue-nos e marque a sua visita: 965552247 | 243 999 310.