EDITORIAL, por Mafalda Ferro Imprimir e-mail

Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento tem por fim o estudo e a divulgação do Pensamento e da Obra de António Quadros, Fernanda de Castro, António Ferro, Augusto Cunha, Maria Germana Tânger, Manuel Tânger Correia e de quaisquer outras personalidades de mérito.

Caixa de mensagens e informações:

EM CELEBRAÇÃO DO 99.º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE ANTÓNIO QUADROS

nascido a 14 de Julho de 1923

A Fundação António Quadros,

INAUGUROU a exposição «António Quadros, ‘Portugal, Razão e Mistério’ e a Filosofia Portuguesa» que patenteia registos, imagens e publicações, destacando tertúlias e personalidades que pensaram e continuaram o Movimento da Filosofia Portuguesa durante o período temporal compreendido entre 1943 a 2022.

A preparação desta exposição contou com o incontornável apoio institucional da Câmara Municipal de Rio Maior e os apoios de Carlos Plácido (cedência de molduras expositivas) e de Daniel Gouveia (autoria dos retratos fotográficos de António Quadros).

REALIZOU no dia 16 de Julho, às 16h, a Mesa Redonda «António Quadros, ‘Portugal, Razão e Mistério’ e a Filosofia

Portuguesa», ainda em celebração do 99.º aniversário de António Quadros.

Mafalda Ferro e Luís Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, deram início à sessão.

O tema foi debatido por António Cândido Franco, José Almeida, Joaquim Domingues, Joaquim Pinto da Silva, Pedro Martins e Renato Epifânio que também moderou a sessão e por quantos na plateia colocaram questões ou fizeram comentários.

Ouviram-se depoimentos enviados por Anna Maria Moog Rodrigues, Guilherme d'Oliveira Martins e Maurícia Teles.

APOIOS: Câmara Municipal de Rio Maior; «Nova Águia - Revista de Cultura para o Século XXI».

LOCAL: Biblioteca Municipal de Rio Maior / Fundação António Quadros.

INFORMAÇÕES: mafaldaferro.faqmail.com | 965552247.

Entrada Livre

ESTE ANO, A FUNDAÇÃO ENTREGA (depois do Verão) DOIS PRÉMIOS ANTÓNIO QUADROS - 2021 e 2022

Categoria do PAQ 2021 – Face à incontestável importância de António Ferro na promoção da Arte Moderna em Portugal durante o primeiro período do Estado Novo, bem como a sua estreita relação com artistas e movimentos artísticos como os do Orpheu e da Semana de Arte Moderna de S. Paulo, a categoria em 2021 é, em sua homenagem, «ARTE». O prémio será entregue a uma obra literária publicada num dos dois anos que antecedem ao da atribuição do PAQ.
Categoria do PAQ 2022 – Face à intensa e profunda acção, estudos, lições e publicações de António Quadros sobre Portugal, sobre a sua História, mitos e tradições, a categoria em 2022 é, em sua homenagem, «HISTÓRIA». O prémio será entregue a uma obra literária publicada num dos dois anos que antecedem ao da atribuição do PAQ.

O Júri deliberou. Parabéns aos autores!

Para mais informações, consulte neste site a rúbrica «Prémio António Quadros»

Clique AQUI para ler a newsletter n186, de 14 de Julho de 2022

Editorial – António Quadros, 99 anos depois do seu nascimento; Dom Manuel II, 90 anos depois da sua morte; José Hermano Saraiva, 10 anos depois da sua morte

01 – Inauguração da exposição «António Quadros, ‘Portugal, Razão e Mistério’ e a Filosofia Portuguesa». Memória visual

02 – António Quadros, os primeiros anos, por Mafalda Ferro

03 – António Quadros, o Mestre da Geração do «57», por Jesué Pinharanda Gomes

04 – D. Manuel II o Último Rei de Portugal, por Mafalda Ferro

05 – Dom Manuel II o Desventurado – uma entrevista e uma publicação de António Ferro, por Mafalda Ferro e Paulo Baptista

06 – José Hermano Saraiva, 10 anos depois da sua morte, por Mafalda Ferro

07 – Livraria António Quadros: Promoção do mês – Obras em Prosa e Poéticas de Fernando Pessoa: Edições Europa-América. Vários Lotes.

Livraria Artes e Letras, em Óbidos!

Depois de 30 anos em Lisboa, a Livraria Artes e Letras, inaugurou novas instalações na Vila Óbidos. Luís Almeida Gomes, proprietário e Alma deste emblemático e histórico espaço, trabalha há três décadas ajudando, (in)formando e despertando curiosidades e consciências - para a palavra escrita e para o mundo - através da Leitura, de Encontros e  Tertúlias ou Exposições temáticas. Conheça também a sua tipografia tradicional que, com máquinas originais, efectua publicações, folhetos ou outra peças impressas e recebe visitas de escolas.

Aos «Amigos da Fundação António Quadros»:

Se ainda não o fez, e se puder, por favor, efectue como de costume a transferência relativa ao seu contributo financeiro anual da seguinte forma:

Transferência Bancária identificada para Fundação António Quadros

NIB: 0010 0000 5227502 0001 18 (BPI); IBAN: PT50 0010 0000 5227 5020 0011 8; BIC/SWIFT: BBPIPTPL

Voluntariado na Fundação António Quadros:

Ocupe o seu tempo livre de forma útil e gratificante.

Alimente o espírito e enriqueça os seus conhecimentos.

Multiplique as suas competências.

Depois deste tempo de confinamento, venha conversar connosco e conhecer as instalações da Fundação situadas no edifício da Biblioteca Municipal de Rio Maior.

Ligue e marque uma visita: 965552247 | 243 999 310.