2009 - ACTIVIDADES REALIZADAS Imprimir e-mail

ACTIVIDADES REALIZADAS EM 2009

- Apoio a investigadores, no âmbito dos seus projectos, dos quais destacamos teses de Doutoramentos e Mestrados, Exposições, Publicações, etc;

- Tratamento, digitalização, descrição e informatização do acervo documental;

- Inventariação, catalogação e descrição da biblioteca;

- Publicação de documentação no âmbito do projecto “António Ferro: Acção Cultural, Vanguarda e Cosmopolitismo”, de Maria Bragança e João Miranda em parceria com a Fundação;

- Constituição de uma parceria com o Ministério da Cultura Espanhol para a realização da exposição "Suroeste: Relações Literárias e Artísticas entre Portugal e Espanha (1890 – 1935) ". (Esta mostra comprovará a importância do espólio da Fundação e será inaugurada no Museo Extremaño y Iberoamericano de Arte Contemporáneo de Badajoz no dia 15 de Janeiro de 2010, marcando presença no Círculo de Bellas Artes de Madrid no mês de Março, e em Lisboa, entre Junho e Agosto, no Museu do Chiado);

- Estabelecimento de contactos com o Centro Nacional de Cultura, a fim de, em conjunto, se estruturar formas de colaboração em actividades culturais;

- Criação de um Sítio na Internet: www.fundacaoantonioquadros.pt , como espaço virtual de divulgação da Fundação, das suas actividades e de António Quadros, Fernanda de Castro e António Ferro;

- Edição de uma newsletter mensal, como espaço de divulgação da Fundação e da vida e obra de personalidades que marcaram e marcam o universo cultural português ou estrangeiro;

- Informatização do inventário do seu acervo, de modo a possibilitar a sua consulta através da Internet;

- Contactos estabelecidos com organizações estatais, que levaram à atribuição de um importante subsidio para tratamento, conservação e digitalização do espólio da Fundação;

- Lançamento de um concurso que conduziu à selecção de uma imagem gráfica institucional para a Fundação;

- Descrição e tratamento de doações documentais, bibliográficas e artísticas legadas por Instituições e particulares;

- Estruturação de uma loja virtual, de modo a possibilitar a venda de produtos (livros, medalhas, fac-símiles, cartazes, reproduções, etc);

- Instituição do grupo “Amigos da Fundação António Quadros”;

- Restauro de Obras de Arte.

< Artigo anterior   Artigo seguinte >