Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
Bibliografia Passiva Imprimir e-mail

 Autores 
Bibliografia Passiva
Afonso Cautela
Álvaro da Costa Matos
António Carlos Carvalho
António Roquette Ferro
João Alves Neves
João Bigotte Chorão
João d`Ávila
João Ferreira
José António Barreiros
Klatuu Niktos
Mafalda Ferro
Maria Helena Souto
Mariana Roquette Teixeira
Miguel Bruno Duarte
Pedro Calafate
Rita Ferro
Rodrigo Emílio
Romana Valente Pinho


DEPOIMENTO DE JOÃO D’ÁVILA
NO DIA DE HOMENAGEM A ANTÓNIO QUADROS


Conheci António Quadros em 1960, durante o mês de Novembro, exactamente vinte e cinco anos depois de Fernando Pessoa ter desaparecido.

Fernando Pessoa faleceu a 30 de Novembro de 1935.

Para comemorar os vinte e cinco anos desde o desaparecimento de cena de Fernando Pessoa, a “Casa da Comédia”, Grupo de Teatro criado por Fernando Amado, promoveu e encenou no Centro Nacional de Cultura, a reposição de Fernando Pessoa, através de um espectáculo onde o Poeta brilhou como jóia rara de requintado gosto, no mais belo poema dramático, jogado entre três personagens femininas, que falam e sonham com “O Marinheiro” na mais delirante e poética sonoridade que alguma vez a língua portuguesa alcançara na sua musicalidade, onde o som da palavra, clarifica e ilumina o significado, tornando o real, sonho e

onde o sonhado é ele próprio o Marinheiro, personagem inexistente, mas presente na acção mágica do Teatro musicado, através das vozes de três mulheres veladoras duma Marta que está morta.

O Marinheiro, é o V Império.

Completava o espectáculo, uma peça de Almada Negreiros “Antes de Começar”, no qual, eu, João d’Ávila, interpretava um dos personagens.

Resolveu, decidiu e quis o Secretariado Nacional da Informação, juntamente com o Instituto de Alta Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian, comemorar a morte de Fernando Pessoa, há 25 anos.

Para isso, eu, então finalista do Conservatório Nacional de Teatro, fui convidado para organizar espectáculos sobre Fernando Pessoa.

Criei, juntamente com outros jovens, o “Grupo Fernando Pessoa” que se estreou no Teatro do Palácio Foz, apresentando a encenação de Fernando Amado, para “O Marinheiro”, “Fernando Pessoa e seus Heterónimos”  e “Mar Português” encenados por mim (João d’Ávila).

Durante três dias houve acontecimentos sobre o Poeta, para além da apresentação teatral do “Grupo Fernando Pessoa”, entre os quais, uma palestra sobre “Fernando Pessoa e o V Império”, feita brilhantemente por António Quadros! Foi quando nos conhecemos.

Fernando Amado, Almada Negreiros e António Quadros, abriram-me as portas do mundo Pessoano. A palavra e o “persona” de Fernando, acompanham-me desde então.

Este ano, perfazem-se setenta e cinco anos desde o desaparecimento de Fernando Pessoa, cinquenta anos desde a minha estreia no mundo da Poesia, dezassete anos sobre o desaparecimento de António Quadros.

Setenta e cinco anos símbolo e realização da Terceira Era do Espírito Santo que revive no Povo Navegador da Nave Terra.

Povo, não já Profeta.

Povo Poeta, não anunciador. Presente! Agora! No sonho vivido do V Império.

O “Grupo Fernando Pessoa” apresentou-se também em dois “Festivais do Algarve”, imaginados e criados por Fernanda de Castro, grande Senhora das Artes, da Poesia e do Teatro, exactamente nos anos de 1962 e 1964.

Há cinquenta anos que sou admirador dessas duas grandes Personalidades do Século XX, Fernanda de Castro e António Quadros.

Recordo-os com saudade do futuro que na essência de ser português, é o som das palavras oníricas, mensageiras, arquétipos que fluem como Poesia amante da sabedoria e são, Número, Universo, Sonho, que se tece nas malhas do V Império.

Recordo-os com a admiração e saudade presente num ser que vive o sonho de ser tudo em todas as coisas.

Para todos, as maiores saudações e um sentido abraço do
João d’Ávila
21 de Março de 2010



Artigo seguinte >