Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
Bibliografia Passiva Imprimir e-mail

 Autores 
Bibliografia Passiva
Alexandra Prado Coelho
Alexandre Oliveira
António Maria Zorro
António Quadros
Cândida Cavadez
Eduardo Mayone Dias
Eduardo Pitta
Fundação António Quadros
João Bigotte Chorão
João Gonçalves
Jorge Ramos do Ó
José Almeida
José Blanco
Luis M. Gaspar e Sara A. Ferreira
Luís Raposo Pereira
Maria Estela Guedes
Maria João Castro
Miguel Bruno Duarte
Teresa Rita Lopes
Vera Marques Alves

"AO FIM DE MUITOS ANOS"
MUSEU DE ARTE POPULAR


“Este museu que tenho hoje a alegria de inaugurar, sonho que se tornou realidade ao fim de muitos anos (...), é a exemplificação viva, indiscutível de tudo quanto tenho desejado provar com a minha acção, com as minhas palavras.” No dia 15 de Julho de 1948, António Ferro, Director do então Secretariado Nacional de Informação [SNI], inaugurava o Museu de Arte Popular [MAP] com estas palavras. 15 anos depois do nascimento do Estado Novo de António de Oliveira Salazar e da criação do Secretariado da Propaganda Nacional [SPN], o Museu assumia-se como um símbolo vivo do regime e da «Política do Espírito» de António Ferro.

Fazendo da Arte e Cultura Popular um elemento de reafirmação dos ideais nacionalista, quando o SNI inaugura o Museu em 1948 possuía já um vasto trabalho nesse domínio, expresso na realização de exposições, festas, concursos, encenações culturais e espectáculos de música e dança. A reunião do acervo do Museu resultou de um conjunto de iniciativas desenvolvidas ao longo de 13 anos, e do trabalho de recolha de inúmeros colaboradores ligados ao SPN/SNI.

Fortemente conotado pela democracia de Abril com o Estado Novo e depois de declarado encerrado em 2008, 2010 surge como uma nova etapa na vida do museu. Depois de um forte movimento cívico e da projecção de um novo entendimento por parte do Poder político, a sua reabertura surge agendada para o mês de Outubro com um novo projecto museológico. Segundo o IMC, anuncia-se uma leitura actualizada da história e cultura popular da primeira metade do séc. XX português, numa lógica de articulação permanente com a contemporaneidade.

Luís Raposo Pereira
Publicado na Newsletter 11 da Fundação António Quadros
Maio de 2010