Newsletter Nº 148 / 14 de Junho de 2019

A Arte de Agustina Bessa-Luís, por António Quadros (em O Tempo, 03.09.1981).
02  Joaquim Pinto da Silva, Fernando Pessoa e António Quadros, por Mafalda Ferro.
03  Elvira de Freitas homenageada pela Universidade de Aveiro, Exposição comissariada por André Vaz Pereira, Nery Borges e Helena Marinho. Memória.
04  Domingo de Pentecostes no Convento da Arrábida. Memória.
05  Papa Francisco incentiva Pós-Graduação em Ciências da Paz da Universidade Lusófona, por Paulo Mendes Pinto. Divulgação.
06 Notícias de Rio Maior. Divulgação.
07  Livraria António Quadros, promoção do mês:O Enigma de Lisboa. Ensaio de Psicologia e Psicografia de uma Cidade, por António Quadros.

EDITORIAL

AGUSTINA BESSA-LUÍS (1922 – 2019)

Associamo-nos à família e amigos de Agustina Bessa-Luís, a quantos a acompanharam em momentos alegres ou difíceis, de trabalho ou de lazer, a quantos de longe ou de perto a admiravam e à sua obra e a quantos, como nós, sentem que, apesar da extensa obra literária que produziu, muito ficou por escrever e por dizer, muito mais poderíamos aprender. Deixamos aqui a nossa "despedida", a nossa homenagem, através das palavras de António Quadros.

ELVIRA DE FREITAS (1928
- 2015)

A compositora, pianista e maestrina doou o espólio do seu pai, Maestro Frederico de Freitas, à Universidade de Aveiro e, anos depois, em Dezembro de 2016, os seus filhos Rafael e Maria Frederica seguindo-lhe o exemplo, ofereceram o espólio da mãe à mesma Universidade em cuja biblioteca e
stes acervos, importantíssimos para a História da Música em Portugal, estão disponíveis para consulta.
Homenageando a artista, a Universidade de Aveiro, apoiada pela Fundação António Quadros,  organizou uma exposição sobre a sua vida e obra, comissariada por André Vaz Pereira, Nery Borges e Helena Marinho.

TERTÚLIAS DA CULTURA PORTUGUESA

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto completa o seu primeiro centenário. Comemorando a efeméride, as «Tertúlias da Cultura Portuguesa» dedicam-lhe a próxima sessão, a realizar no próximo dia 29 de Junho, às 14.30, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto. Participação de Alexandre Teixeira Mendes e José Almeida. Não falte.

PRÉMIO ANTÓNIO QUADROS 2019 EMPREENDEDORISMO

Prémio António Quadros será entregue a Isabel Jonet no próximo dia 3 de Julho, quarta-feira, às 15h, na Fundação António Quadros em Rio Maior.
Brevemente, receberá (por esta via) o seu convite mas, marque já na sua agenda. Contamos

LIVRARIA ARTES E LETRAS,
AGORA EM ÓBIDOS!

No sábado, 29 de Junho próximo, às 13h, depois de 30 anos vividos em Lisboa, a Livraria Artes e Letras inaugura novas instalações na Vila Óbidos no dia de São Pedro, com um encontro informal à laia de arraial popular. Luís Almeida Gomes, proprietário e Alma deste emblemático e histórico espaço, trabalha há três décadas ajudando, (in)formando e despertando curiosidades e consciências - para a palavra escrita e para o mundo - através da Leitura, de Encontros, Tertúlias ou Exposições temáticas. A entrada é livre mas se aceitar o convite para comer uma sardinha, deve confirmar a sua presença via livrariaarteseletras@gmail.com.

«A PALAVRA ENTRE AS ARTES», EM TAVIRA...

No âmbito do III Festival «A Palavra entre as Artes», a Biblioteca Municipal de Tavira promoveu há poucos dias uma Conversa com a Escritora Santomense Olinda Beja, integrada no Programa Viva a Primavera. Madalena Ferreira Jordão em representação da Fundação António Quadros apresentou a palestra «O Encontro da Paremiologia com a genealogia e o ex-librismo».

[Madalena Ferreira Jordão com Rui Soares, Presidente da Associação Internacional de Paremiologia e do Clube UNESCO de Paremiologia]

ENCONTRE O MOMENTO CERTO PARA LER

O FALCÃO E A FORMIGA, de Rita Ferro, pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Setembro de 2018. Ilustrações de Pedro Rocha e Mello. Autora de uma extensa e multifacetada obra literária e de outros projectos culturais, Rita Ferro publica a sua segunda obra dedicada às crianças.

VULTOS & PERFIS: Luís de Almeida Braga, Alexandre de Albuquerque, João Ameal, Afonso Botelho, Guilherme Braga da Cruz, de Gonçalo Sampaio e Mello, pela Book Builders, Março de 2019. A obra incide sobre cinco vultos portugueses do século XX, homens cultos, patriotas, aristocratas que justificam o primeiro capítulo do volume, subordinado ao tema "Introdução à Teoria da Nobreza". Pontos de venda: FNAC, Bertrand, Almedina. PVP: 22,00€.

O TURISMO NO ESTORIL DOS ANOS 30: Modernidade, Glamour e Propaganda, de Cristina Carvalho, pela Câmara Municipal de Cascais e pela Chiado Books, Junho de 2019. A autora, investigadora e professora na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), publicou já diversas obras e artigos sobre esta temática em diferentes vertentes.

PRESENÇA AUSENTE. A SAUDADE NA CULTURA E NO PENSAMENTO PORTUGUESES / NOVA TEORIA DA SAUDADE, de Paulo Borges, pela Âncora Editora, Junho de 2019. A obra foi apresentada no passado dia 4 na Feira do Livro de Lisboa pelo filósofo Miguel Real e pelo autor.

PESSOA PLURAL - REVISTA DE ESTUDOS PESSOANOS, n.º 15, editada por Jerónimo Pizarro, Onésimo Almeida, Paulo de Medeiros: Revista académica internacional, dedicada a estudos sobre Fernando Pessoa, editada pelos Departamentos de Estudos Portugueses e Brasileiros de Brown; de Estudos Literários Comparativos da Universidade de Warwick; e de Humanidades e Literatura da Universidad de los Andes. A revista tem como objectivo a publicação dos melhores estudos sobre Fernando Pessoa, independentemente de qualquer perspectiva teórica, metodológica ou ideológica. AQUI

NEWSLETTERS DA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS, todas as newsletters publicadas podem ser consultadas em http://www.fundacaoantonioquadros.pt/

01 – A ARTE DE AGUSTINA BESSA-LUÍS,
por António Quadros (em Uma outra visão de Agustina, «O Tempo», 03.09.1981)

Ao António Quadros e a sua mulher, com afecto. Em geral estes são livros de memórias - os mais difíceis porque elas só se escrevem bem quando já esquecemos. Agustina Bessa-Luís. Est., Set. de 1964
.

em "As Relações Humanas. Os Quatro Rios", Lisboa: Guimarães Editores, 1964.

A obra de Agustina Bessa-Luís, por exemplo, é paradigmática de uma nova abordagem da ficção, e é-o tanto mais quanto não resulta de uma elaboração intencional. Diga-se em abono da escritora portuguesa que a espontaneidade é a melhor garantia da autenticidade dos seus romances singulares, invulgares, bizarros, que por um lado aniquilam o respectivo género literário no módulo fundamental da sua estrutura, uma literatura fiel à estrutura do género narrativo ou romanesco, mas por outro lado representam a actualização de um veio peninsular bifacetado.

A sua arte é muito portuguesa, pelo húmus cultural, étnico e psicológico em que assenta, como escrevi desde 1954, quando da publicação de A Sibila; é mesmo, dir-se-ia, o último estádio, o dos fastos da decadência, de um barroquismo que extravasa no estilo e na forma de todos os limites possíveis, ao sobrepujar, quase ao afogar a estrutura lógica dos seus romances com os ornatos rococó, as opulências Belle Époque, os arabescos arte nova em que se compraz ludicamente, com extravagância e génio inventivo.

Grandes pensadores portugueses falam pela voz de Agustina Bessa-Luís, como Camilo Castelo Branco, um pouco Raul Brandão, principalmente Teixeira de Pascoaes, sem esquecer alguns ecos de Mário de Sá-Carneiro, mas o veio pícaro da sua ascendência zamorana materna, retira-lhe a seriedade metafísica que aqueles mestres lhe teriam podido transmitir. A inspiração pícara é um sopro burlesco e amargo de cepticismo quanto aos homens e quanto à vida. Aponta o lado visível do ideal, os pés de barro do sistema, a caducidade de tudo quanto parece essencial, sólido, verdadeiro, o que leva o escritor de volta a si próprio, já que o eu ou o ponto de vista da subjectividade se torna a única realidade tangível.

Há nos livros de Agustina páginas descritivas, empolgantes, onde uma matéria social, ambiental, geográfica, histórica, é sugerida com agudeza e com intenções por vezes muito fundas mas é sempre uma arte de refracção, de distorção, porque toda essa matéria, reinventada, alquimicamente desfeita e refeita, é unicamente um meio óptimo para a projecção do seu mundo interior, para o exercício da sua imaginação, para a expressão da sua originalidade.

As suas biografias, por exemplo, são significativas dessa inaptidão, aliás muito feminina, para sair de si própria. Nas mais recentes, Florbela Espanca, Fanny Owen, Camilo, são muito menos figuras reais biografadas do que novas personagens de Agustina Bessa-Luís, porque o que surge realçado, iluminado, vincado, são os traços familiares de uma galeria romanesca já extensa e densa, mas onde todos são parentes, porque todos são do seu sangue.

02 – JOAQUIM PINTO DA SILVA, FERNANDO PESSOA E ANTÓNIO QUADROS,
por Mafalda Ferro.

Fernando Pessoa faria ontem 131 anos (1888-1935) e continua a ser um dos nossos mais importantes e queridos poetas, sobre quem António Quadros, dez dias antes da sua morte, disse: Para eu dar o essencial de Fernando Pessoa, tenho que dar o essencial de mim. Se não, não chego lá. Às vezes, chego a pensar que o Fernando Pessoa é uma presença de que não me posso livrar. Foi o Fernando Namora que me convidou a escrever uma biografia de Fernando Pessoa para a Editorial Arcádia e, desde então, dá a impressão que se multiplicam as ocasiões para escrever sobre Fernando Pessoa.

Joaquim Pinto da Silva (JPS) nasceu no Porto e residiu mais de 30 anos na Bélgica onde foi funcionário europeu, alternando grande parte do seu tempo entre os dois países. Fixou-se agora no Porto, mantendo, no entanto, actividade cultural em Bruxelas e pela Europa.

Joaquim Pinto da Silva contribuiu activamente para a inauguração de uma estátua de Fernando Pessoa em Bruxelas, cerimónia realizada há precisamente 30 anos, no dia 10 de Junho de 1989 com o apoio da Fundação Eng. António José de Almeida (Porto) e da Associação Atlântida (Bruxelas) de que foi fundador também. A seu convite, António Quadros fez questão de estar presente e proferiu a "oração de sapiência" da cerimónia.

Tendo dirigido, desde 1999, uma livraria e editora portuguesa na Bélgica, a «Orfeu - Livraria Portuguesa e Galega», promoveu a cultura portuguesa e a cultura galega e estabeleceu, também, um ponto de encontro com outras culturas.

No próximo dia 7 de Julho, Joaquim Pinto da Silva falará sobre estes temas na Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP), em Lisboa.

Na passada semana, ainda em celebração do dia 10 de Junho, a Fundação António Quadros recebeu nas suas instalações um grupo de pensionistas da União Europeia, acompanhado por Joaquim Pinto da Silva que, enquanto membro do grupo "Amigos da Fundação António Quadros" está sempre disponível para, por diversas formas, apoiar esta nossa Instituição.

Considero-me um emigrante, como qualquer outro português que saiu de Portugal para trabalhar e residir no estrangeiro. O conceito de emigrante aplica-se também a todos os funcionários europeus. Joaquim Pinto da Silva.

03 – ELVIRA DE FREITAS HOMENAGEADA PELA UNIVERSIDADE DE AVEIRO,
exposição comissariada por André Vaz Pereira, Nery Borges e Helena Marinho. Memória.

O projecto “Euterpe revelada: as mulheres na criação e interpretação musical portuguesas nos séculos XX e XXI”) coordenado pela Professora Doutora Helena Marinho, em parceria com os Serviços da Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro e com a colaboração da Fundação António Quadros tem como objectivo investigar e divulgar conceituadas compositoras portuguesas desconhecidas do público.

No âmbito deste projeto esteve patente uma exposição sobre a compositora e maestrina Elvira de Freitas com conteúdos pertencentes ao seu espólio e também do espólio de Fernanda de Castro e uma peça do acervo de Joaquim Domingos Capela.

A colecção de Elvira de Freitas é composta por partituras, correspondência, documentos de apoio ao ensino de música (monografias, provas de avaliação…), artigos de imprensa, apontamentos manuscritos (letras de canções, apontamentos sobre personalidades da área da música, outros apontamentos profissionais) e fotografias que se encontram à guarda dos SBIDM.

04 – DOMINGO DE PENTECOSTES NO CONVENTO DA ARRÁBIDA.
Memória.

Como divulgado na nossa anterior newsletter, no passado dia 9 de Junho, domingo de Pentecostes, celebrou-se pela 29.ª vez a Festa do Espírito Santo na Arrábida, tenso sido dado especial destaque às figuras e obras de Frei Agostinho da Cruz, Agostinho da Silva, António Quadros e Dalila Pereira da Costa. A cerimónia, organizada por Maurícia Teles/ Associação Agostinho da Silva, contou ainda com a participação de Instituições como a Fundação António Quadros, Passado Vivo, Esgrima Sadina e, também, de representantes de grupos multiculturais.

05 – PAPA FRANCISCO INCENTIVA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA PAZ DA UNIVERSIDADE LUSÓFONA, por Paulo Mendes Pinto. Divulgação.

Pós-Graduação em Ciências da Paz
(1 a 7 de Julho de 2019)

As mais copiosas bênçãos do Céu sobre docentes e discentes do curso de pós-graduação em Ciências da Paz e sobre toda a comunidade académica da Universidade Lusófona

(Papa Francisco, carta recebida da Secretaria de Estado do Vaticano no dia 9 de Abril de 2019.)

Como resposta ao apelo do Papa Francisco, e ao posicionamento recente de vários líderes religiosos e políticos, nomeadamente à Carta pela Compaixão de Karen Armstrong, ao Manifesto para uma ética planetária de Hans Kung e à Declaração de Abu Dhabi (assinada pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb), a Universidade Lusófona avança com o Curso de Pós-Graduação em Ciências da Paz. Este curso, a funcionar em Lisboa na primeira semana de Julho deste ano, recebeu já o incentivo directo de Sua Santidade.

O Curso terá a duração de uma semana, em regime de ensino intensivo, e implicará a elaboração de um projecto. Para além de uma forte natureza interdisciplinar, o curso apresenta uma interacção específica entre a cultura humanista e a cultura científica.

A marca fundamental deste Curso será a do diálogo entre Religiões, mas também entre as dimensões culturais, políticas, económicas, jurídicas, educacionais e mediática, através do método da paz, como categoria resolutiva de dinâmicas de conflito que caracterizam a contemporaneidade, das grandes referências institucionais (nações, organizações internacionais...) ou das instâncias de proximidade (grupos, associações, movimentos ...).

Direcção do Curso: Luís Larcher / Paulo Mendes Pinto.

Destinatários: Licenciados em qualquer área científica; interessados, sem formação superior, com currículo compatível; membros de comunidades religiosas católicas, membros de comunidades cristãs, movimentos e grupos de inspiração cristã e de promoção do diálogo ecuménico e inter-religioso; membros das comunidades judaica e islâmica; membros de qualquer denominação religiosa; operadores culturais e cooperantes, membros de ONG, operadores, ou interessados, em políticas e programas de Peacekeeping, Peace-building e Peace-enforcement; agentes sociais, estudantes universitários.

Candidaturas: https://www.ulusofona.pt/pos-graduacoes/ciencias-da-paz

Para mais informações: creligioes@ulusofona.pt

Propina global: 600 Euros (em 3 prestações)

06 – NOTÍCIAS DE RIO MAIOR.
Divulgação

O Sal de Rio Maior  foi um dos vencedores da 2.ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria "Produtos Tradicionais Portugueses".

Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo:
 O concelho de Rio Maior está presente com o PR4 "Rio Maior - De Chãos à Gruta".

Abertura da Época Balnear: Hoje, 14 de Junho, às 14h, o Complexo de Piscinas de Rio Maior inicia a sua época balnear com entradas gratuitas (apenas neste primeiro dia). Depois, até 31 de Agosto, as piscinas de lazer estarão abertas sete dias por semana, entre as 9.30h e as 19h. As piscinas de Rio Maior são uma excelente opção para os mais jovens, para grupos de amigos e para famílias.

Campo de Férias «DesmorCamp»: Entre os dias 24 de Junho e 9 de Agosto, de segunda a sexta-feira, a ocupação dos tempos livres das férias escolares contempla muitas actividades físicas e lúdicas, acompanhadas por monitores especializados.

07 – LIVRARIA ANTÓNIO QUADROS, Promoção do Mês:

Autoria:
António Quadros.

Título: O Enigma de Lisboa. Ensaio de Psicologia e Psicografia de uma Cidade.

Capa: Um "olhar" da cidade por Maria Helena Vieira da Silva.

Edição (2.ª)Lisboa: IADE, 2001. Brochado.

PVP até 14 de Julho de 2019: 5,50€ - PVP a partir de 14 de Julho de 2019: 7€.