clique aqui se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter
Newsletter Nº 34 / Abril de 2012
Direcção Mafalda Ferro Edição Fundação António Quadros

EDITORIAL

por Mafalda Ferro

O Prémio António Quadros instituído em 2011 pela Fundação António Quadros, com o objectivo de celebrar a vida e a obra do pensador, assim como de distinguir, encorajar e divulgar o Pensamento Português nas suas múltiplas expressões e géneros, será entregue no dia 14 de Julho, no Hotel Palácio, Estoril, a uma obra de Poesia. O Júri, presidido por José Carlos Seabra Pereira, conta, ainda com a participação de António Cândido Franco, Fernando J. B. Martinho, Pedro Mexia e Nuno Júdice.
Entendendo a importância de comemorar o Centenário do Turismo em Portugal, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento realizam no dia 8 de Maio um Colóquio onde serão apresentados contributos de quem trabalhou e/ou estudou a História do Turismo em Portugal. A Fundação António Quadros editará, posteriormente, o Livro de Actas do Colóquio, profusamente ilustrado. A obra será apresentada, também, no dia 14 de Julho, no Hotel Palácio do Estoril.
Agradeço a todos quantos, acreditando, aceitaram participar em cada uma das iniciativas.
Boa Leitura
 

COLÓQUIO

TURISMO EM PORTUGAL. PASSADO, PRESENTE, QUE FUTURO?

Dia 8 de Maio de 2012 na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril



O Colóquio "Turismo em Portugal, Passado. Presente, Que Futuro?", organizado pela Fundação António Quadros e pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril ocorre nas instalações da ESHTE, no dia 8 de Maio, com início marcado para as 9h30. O Colóquio, com coordenação-geral de Mafalda Ferro, será apresentado por Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e moderado por António Roquette Ferro, membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros e ainda por Fernando João Moreira, Presidente da ESHTE.
O painel de oradores é constituído por Alberto Marques, Armando Rocha, Celestino Domingues, Gabriela Carvalho, José Guilherme Victorino, Manuel Coelho da Silva e Margarida Magalhães Ramalho.
Todos os participantes, se assim o desejarem, receberão um certificado de participação.
A entrada é livre.
 

PROGRAMA DO COLÓQUIO


MANHÃ

09.30 - Abertura, por Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
10.00 - Celestino Domingues - Turismo 1911-1930 .
10.30 - Gabriela Carvalho - As Festas da Cidade de Lisboa.
11.00 - Intervalo para o café.
11.30 - Margarida Magalhães Ramalho - Estoril na Vanguarda do Turismo.
12.00 - Alberto Marques - Turismo em Portugal – Explorar o Passado, Perspectivar o Futuro.
12.30 - Debate.


TARDE

15.00 - Manuel Coelho da Silva - Turismo e Identidade.
15.30 - José Guilherme Victorino - O Legado de António Ferro em Prol do Turismo.
16.00 - Pausa.
16.15 - Armando Rocha - Turismo e Hotelaria passado, presente e futuro.
16.45 - Encerramento, por Fernando João Moreira, Presidente da ESHTE.
Mais informações aqui.
 

CONFERENCISTAS


Alberto Marques

Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas (ISNP), principiou a sua carreira no Grupo de Trabalho de Ordenamento Turístico do Território, na Secretaria de Estado da Informação e Turismo. Em 1974, na Direcção-Geral do Turismo, integrou a Repartição de Documentação e Propaganda, onde participou na coordenação da promoção externa de Portugal. Ocupou cargos como os de Director de Informação e Relações Internacionais na Direcção-Geral do Turismo, Vice-Presidente do Instituto de Promoção Turística, Assessor do Secretário de Estado do Turismo Alexandre Relvas, Director de Desenvolvimento e Comunicação no Fundo de Turismo, Director-Coordenador de Desenvolvimento de Produtos e Destinos no Turismo de Portugal.


Armando Rocha

Sócio da neoturis. Órgão de consultadoria e de direção de Marketing e Vendas das Pousadas de Portugal, Vice-Presidente da Historic Hotels of Europe, Director de Promoção e Comunicação na Sonae Turismo SGPS, consultor do Grupo André Jordan, consultor da Pargeste SGPS. Exerceu funções no Gabinete do Secretário de Estado do Turismo, no Conselho Nacional do Turismo, no Instituto de Promoção Turística, e na DGT, como Delegado do Turismo de Portugal em França, Director do Centro do Turismo de Portugal no Canadá, e Sub-Director em Espanha, Itália, Reino Unido e Irlanda do Norte, foi também o Representante do Turismo de Macau no Canadá e em França.


Celestino Domingues

Dedicado ao estudo e investigação do turismo sobretudo com propósito pedagógico, proferiu palestras e conferências em Portugal e no estrangeiro. Docente nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve e de Lisboa, foi igualmente monitor de diversos cursos de especialidade. Desempenhou cargos oficiais, como o de Chefe de Gabinete do Secretário do Estado do Comércio Externo do IV Governo e como assessor técnico do Secretário de Estado do Turismo. Foi membro e sócio fundador de diversas associações internacionais de Turismo como a A.I.E.S.T. e o SKAL e da Associação Internacional de Peritos Científicos de Turismo. É correspondente da Academia Internacional de Turismo.


Gabriela Carvalho

Licenciada em Turismo e na vertente de Guia Intérprete pelo ISNP, Técnica de Relações Públicas, Marketing e Publicidade pelo Centro Nacional de Planeamento, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Psicologia da História da Arte pela Faculdade de FilosoFia y Letras da Universidade de Cáceres e doutoranda em História de Arte pela Universidade de Cáceres. Obteve em Provas Públicas o Título de Especialista em Turismo Cultural. É docente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Desenvolve investigação nos domínios da História, Arquitectura, Património Cultural e Turismo Cultural, especializando-se em História Urbana na cidade de Lisboa.

José Guilherme Victorino

Professor auxiliar e investigador na Universidade Autónoma de Lisboa, onde se licenciou em História, pós-graduou em Assessoria de Comunicação. Doutorou-se com a tese Um Instrumento de Consenso no Estado Novo: “Panorama: revista portuguesa de arte e turismo (1941-1949)". Tem participado em colóquios e conferências em Portugal e em Espanha, bem como em júris de provas académicas como orientador e arguente. Publicou diversos artigos, designadamente relativos à propaganda política e cultural durante o primeiro salazarismo. Tem integrado o júri dos prémios Young Lions Portugal. É membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros.


Manuel Coelho da Silva

Publicou diversos trabalhos, proferiu conferências e desempenhou diversos cargos na área do Ensino, do Turismo, e da Cultura, quer em Portugal quer no estrangeiro. Ocupou cargos como o de director da Universidade dos Açores e dos Serviços de Educação, Juventude e Desporto de Macau; Secretário Geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, director-geral do Instituto Nacional de Formação Turística; fundador, presidente e, posteriormente, membro do Conselho Consultivo da ESHTE; professor coordenador, da área do Turismo Cultural, do Instituto Politécnico de Tomar.


Margarida Magalhães Ramalho

Licenciada em História da Arte, dirigiu as escavações arqueológicas na Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, em Cascais. Pertenceu aos quadros da EXPO 98 onde comissariou algumas exposições, actividade que continuou a realizar, posteriormente, como freelancer . Co-autora do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes. Proferiu conferências e publicou diversas obras como Comboios com Histórias, Fortificações Marítimas da Costa de Cascais, Aldeias Históricas, O Estoril, na Vanguarda do Turismo, Lisboa na pintura, um olhar sobre a cidade, Escrever sobre Sintra, Portugal na Pintura, Viagens na nossa terra.

 

EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA E FILATÉLICA


     
Reproduções autorizadas pelos CTT CORREIOS de PORTUGAL

No decorrer do Colóquio, estará patente uma exposição de elementos associados à História do Turismo em Portugal, a cargo da Fundação António Quadros.
Com o apoio dos CTT e da FPC, estarão patentes reproduções e originais de selos da autoria de Jaime Martins Barata, Alberto de Sousa, Maria Keil do Amaral, Almada de Negreiros, António Lima, Gustavo de Almeida Araújo, Acácio Santos, Carlos Rocha, Alberto Cardoso, Luís Filipe Abreu e Lima de Freitas.

                     

A mostra inclui obras literárias e de divulgação do Turismo em Portugal.
 

IDENTIDADE GRÁFICA



Mafalda Samwell Diniz, responsável pela imagem gráfica da Fundação, concebeu uma identidade própria para o projecto "Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro?". São de sua autoria todas as peças criadas neste âmbito (colóquio e livro de actas).
 

VENDA DE PÁGINAS DE PUBLICIDADE


Comemorando o Centenário do Turismo em Portugal, a Fundação António Quadros vai editar uma obra que regista os temas tratados no Colóquio de 8 de Maio "Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro?". O livro, profusamente ilustrado com um conjunto inédito de imagens (fotografias, cartazes, selos, documentos etc.) será lançado no Hotel Palácio, no Estoril, dia 14 de Julho.
Propomos-lhe que celebre o Centenário do Turismo, participando nesta importante obra, através da aquisição de um espaço onde poderá publicitar a sua empresa ou produto (300€, por página). A obra, será vendida e, também, oferecida a Instituições relacionadas com o Turismo em Portugal.


Se decidir adquirir um espaço publicitário, garantirá:
  1. a divulgação (a cores) da sua empresa ou produto numa página inteira;
  2. a inserção do seu logotipo em todo o material de divulgação (cartaz e folheto, livro e marcador, convites, em "Apoios";
  3. o recebimento gratuito de um exemplar da obra;
  4. um desconto de 20% na aquisição de mais exemplares.
Reserve a sua página até ao dia 8 de Maio através do email geral.faq@gmail.com
 

AGENDA CULTURAL

Destaque:

82ª Feira do Livro de Lisboa
De 24 de Abril a 13 de Maio



 
 
     
 
Apoios:
 
Por opção editorial, os textos da presente newsletter não seguem as regras do novo acordo ortográfico.
Para remover o seu e-mail da nossa base de dados, clique aqui.
Esta mensagem é enviada de acordo com a legislação sobre correio electrónico: Secção 301, parágrafo (A) (2) (C) Decreto S 1618, título terceiro aprovado pelo 105º. Congresso Base das Normativas nternacionais sobre o SPAM: um e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclui uma forma de ser removido.
 
desenvolvido por cubocreation.net