Newsletter Nº 47 / Janeiro de 2013

EDITORIAL
por Mafalda Ferro

É com enorme alegria que comunico que no passado dia oito, a Fundação António Quadros completou o seu quarto ano de existência. O percurso não tem sido fácil mas, felizmente, temos contado com a fé, a coragem e a ajuda de muitos. Agradeço a todos, e não foram poucos, os que contribuíram para a concretização de um sonho chamado Fundação António Quadros.
Presto hoje, em especial, homenagem a uma dessas pessoas, o Manuel Bobone, que sempre acreditou e incentivou o trabalho da Fundação António Quadros, um grande amigo pessoal e da Fundação que recentemente partiu deixando a lembrança da sua amizade, do seu sorriso, do seu incomparável sentido de humor e da forma desinteressada e silenciosa com que ajudava e estava presente na vida dos seus amigos e da sua família. Para os muitos que, como eu, sentem já a sua falta, envio um sentido abraço.

Por iniciativa, em parceria ou com o apoio da Fundação António Quadros, muitas Instituições preparam diversas homenagens a António Quadros, 90 anos depois do seu nascimento e 20 anos depois da sua morte. Citamos, hoje algumas.

Boa leitura

ANTÓNIO QUADROS (1923/1993)

Comemoram-se, em 2013, os 90 anos do nascimento e 20 anos da morte de António Quadros, pensador e autor de grande relevo na filosofia, literatura e cultura portuguesas contemporâneas.
No âmbito desta efeméride, estão a ser organizadas diversas iniciativas, algumas das quais passo a mencionar:

• No dia 23 de Fevereiro, às 15h, na Sala polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra o Círculo António Telmo vai realizar o Colóquio “António Telmo, António Quadros e a História de Portugal”.
• Nos dias 14 e 15 de Maio, o Centro de Estudos de Filosofia (CEFi), o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e a Fundação António Quadros, com o alto patrocínio da Senhora Dra. Maria Cavaco Silva e o apoio da CML e da CM de Cascais, vão realizar, o Colóquio “António Quadros: Obra, Pensamento e Contextos nos 90 anos do seu nascimento e 20 anos da sua morte”. O Colóquio será acompanhado de uma exposição documental e bibliográfica e da posterior publicação do Livro de Actas, também com o apoio da CML.
• No dia 29 de Junho, o Círculo António Telmo vai promover o Colóquio “António Quadros, 20 anos depois”.
• Em Novembro, publicar-se-á a correspondência trocada entre António Telmo e António Quadros, no quinto volume dos Cadernos de Filosofia Extravagante, Confluências
• O IADE irá editar “Aventuras Visuais a partir do conto O Pesadelo, de António Quadros".

ARQUIVO HISTÓRICO – FUNDO ANTÓNIO QUADROS

O espólio documental de António Quadros, propriedade da Fundação António Quadros, reúne um acervo epistolar de considerável relevância para o estudo da sua obra literária, histórica e filosófica.

Num total de quase duas mil epístolas dirigidas a António Quadros pelos maiores nomes da cultura portuguesa contemporânea, estes manuscritos englobam ainda, uma grande quantidade de missivas escritas por personalidades estrangeiras, na sua maioria, de língua portuguesa.
Esta documentação revela a importância de António Quadros, nas relações culturais entre Portugal e o Brasil mas, também com Goa, Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Palma de Maiorca, Lourenço Marques, entre outros.
Apresentamos uma relação dos nomes de algumas das individualidades que se corresponderam com António Quadros, numa contínuo intercâmbio de ideias e projectos e cuja correspondência integra o arquivo da Fundação:

A. Santiago Areal - Adolfo Simões Müller - Adriano Moreira - Afonso Botelho - Afonso Cautela - Agustina Bessa Luís - Alberto de Mendonça Telles - Alberto Ferreira - Alexandre Coelho - Alexandre Severino - Alfredo Morais Antunes - Alfredo Ribeiro dos Santos - Almerindo Lessa - Almir Brunetti - Álvaro Barros Marques de Figueiredo - Álvaro de Melo Cardoso - Álvaro Lins - Álvaro Manuel Machado - Álvaro Marinha de Campos - Álvaro Pinto - Álvaro Ribeiro - Álvaro Roquette - Álvaro Salema - Alves Redol - Amândio César - Amaro Quintas - Amélia Teixeira de Silva - Amorim de Carvalho - Ana Maria Iglésias - Anatole Ramos - Ângelo Vieira Castanheira - Aníbal Cavaco Silva - Anna Maria Moog Rodrigues - António A. de Andrade - António Alçada Baptista - António Basílio Rodrigues - António Branquinho da Fonseca - António Braz Teixeira - António Cândido Franco - António Carril - António Cirurgião - António - ’Almeida - António da Câmara - António Dacosta - António de Cértima - António de Macedo - António de Oliveira Salazar - António de Spínola - António Duarte - António Guimarães - António H. A. Emiliano Madeira - António Jesus Pereira - António José de Brito - António José Saraiva - António Maria Pereira - António Mollina - António Paím - António Pais - António Pedro Pires de Lima - António Ramalho Eanes - António Rebelo Cotto - António Salvado - António Simões Saraiva - António Soares Amora - António Telmo C. Vitorino - António Vitorino Pereira - António, Bispo do Porto - António, Cardeal Patriarca - Ariano Suassuna - Armando de Castro - Armando Luís - Armando Moreno - Arnaldo Monteiro - Arnaldo Saraiva - Arthur Lambert da Fonseca - Artur Portela - Artur Portela Filho - Augusto de Mascarenhas Barreto - Augusto Frederico Schimdt - Ayrton Luíz Gonçalves - Azinhal Abelho - Baião Pinto - Baltazar Rebello de Souza - Barbara Benini - Beatriz Alcântara - Beja Madeira - Bernardo Crippa - Bernardo Santareno - Campos de Figueiredo - Cândido Costa Pinto - Carlos Barbosa de Carvalho - Carlos Botelho - Carlos d´Alge - Carlos Francisco Moura - Carlos Pais - Carlos Queirós - Cassiano Neves - Cecília Meireles – Chrisani - Clara Rocha - Cleonice Berardenelli - Collette Frère - Constança Marcondes César - Cristina Branco

A continuação desta lista de autores será publicada na newsletter de Fevereiro.

VOLUNTARIADO NA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS

Sabendo que muitas pessoas bastante qualificadas mas desempregadas ou reformadas, procuram uma forma de ocupar o seu tempo livre de forma produtiva e estimulante, informa-se que está em curso, na Fundação António Quadros, a implementação de um programa de voluntariado em áreas de arquivo, biblioteca, apoio administrativo, informática, comunicação, angariação de patrocínios e outras. Grande parte da actividade da Fundação António Quadros é já realizada por voluntários que, gentilmente, se disponibilizaram para participar na organização e descrição do arquivo e da biblioteca.

Esta mensagem é enviada de acordo com a legislação sobre correio electrónico: Secção 301, parágrafo (A) (2) (C) Decreto S 1618, título terceiro aprovado pelo 105º. Congresso Base das Normativas nternacionais sobre o SPAM: um e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclui uma forma de ser removido.