Newsletter Nº 63 / Dezembro de 2013

EDITORIAL

por Mafalda Ferro

Como é do conhecimento geral, o grande acontecimento, este ano, foi a transferência da Fundação para Rio Maior. Quero por isso, deixar no último número da newsletter de 2013 um agradecimento público à Câmara Municipal de Rio Maior, na pessoa da sua presidente, Dra. Isaura Morais e dos seus colaboradores, por todo o apoio prestado à Fundação.

Homenageamos hoje a grande pintora, a grande Mulher que foi Sarah Affonso, trinta anos depois da sua morte.

Decorreu em Novembro a reunião dos Órgãos Sociai da Fundação, ocasião onde foram aprovados o Plano de Actividades e o Orçamento para 2014.

Sugiro a leitura de três obras:

- A Cidade de Ulisses. Autoria: Teolinda Gersão. Lisboa: Editorial Bizâncio, 2011. Prémio António Quadros, 2013.
- Modernista: Antologia de artigos da revista Modernista.
Organização de Teresa Rita Lopes. Lisboa: Edição de Luísa Monteiro, Março de 2013;
- António Ferro: A vertigem da Palavra. Retórica Politica e propaganda no Estado Novo. Autoria de Margarida Acciaiuoli. Lisboa: Editorial Bizâncio, Outubro de 2013.

Em tempo de Natal, terminamos o ano aconselhando a leitura do poema de António Ferro que hoje publicamos, com votos de um Santo Natal passado em paz e alegria com família, amigos e rabanadas.

Boa leitura.

SARAH AFFONSO E FERNANDA DE CASTRO
por Mafalda Ferro

Sarah Affonso morreu há trinta anos, no dia 14 de Dezembro de 1983.

Grande amiga de Fernanda de Castro, colaborou em diversas actividades nomeadamente através da ilustração de livros como "Mariazinha em África" e "Preto Vicente. Romance para Meninos" ou na execução de figurinos para o "Pássaro Azul", grupo de bailado criado por Fernanda de Castro para as crianças dos "Parques Infantis", dirigido e coreografado por Águeda Sena.

Em nossa casa, Sarah Affonso era referida com ternura e admiração não só devido à sua arte como à sua personalidade. Lembro-me que a minha avó tinha um vestido preto bordado por ela e tenho fotografias do meu pai e do meu tio com fatos executados e bordados também por Sarah Affonso.

A Fundação António Quadros conserva, como registo da amizade que as unia, o belíssimo retrato a óleo de António Quadros com sua mãe que serviu de capa ao 1.º volume das Memórias de Fernanda de Castro, um bordado de Sarah Affonso, desenhos originais de figurinos executados para o “Pássaro Azul” e as cartas que, entre 1929 e 195, enviou a Fernanda de Castro, António Ferro e a António Quadros.

Sarah Affonso teve uma única discípula, a pintora Inês Guerreiro, também ela, grande amiga e colaboradora de Fernanda de Castro e autora de um dos seus melhores retratos.

Lembrando Sarah de cuja obra sou grande admiradora, transcrevo aqui uma dessas cartas escritas ao meu pai na véspera do nascimento da minha irmã, Rita (o 3.º bebé era ela).

Lisboa 25 de Fev. 1955

Querido “Antoninho”:

Recebemos o teu belo livro. Hoje venho só agradecer-te a gentil lembrança e, sobretudo as bonitas dedicatórias.

O José ficou muito sensibilizado e disse logo: vou escrever-lhe… mas como raramente escreve uma carta, é muito possível que nunca mais a recebas…

Em todo o caso crê que muito estimamos receber essa prova de amizade admirativa.

Sei por tua mãe que tua mulher espera por estes dias o vosso 3.º bebé. Desejo sinceramente que tudo corra o melhor possível e dá-lhe da nossa parte as nossas melhores lembranças.

Para ti um abraço da tua velha amiga

Sarah Affonso

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2014
por Fundação António Quadros

Em 2014, a Fundação comemora 5 anos de existência e dedica o ano a Fernanda de Castro (1900 – 1994), 20 Anos depois da sua morte.

Arquivo e Biblioteca
O tratamento e disponibilização do arquivo e da biblioteca são as actividades que continuam a constituir a grande prioridade da Fundação. Em 2014, este trabalho incidirá sobretudo no tratamento do fundo António Quadros, na elaboração do inventário da Fundação e na descrição do acervo da Biblioteca de forma a que a informação possa ser disponibilizada no sítio da Fundação, para consulta de investigadores e demais interessados.

Os colaboradores da Fundação trabalham em regime de voluntariado.

Apoio à Investigação
A transferência da Fundação para Rio Maior poderá originar um decréscimo do número de consultas presenciais. Assim, em casos pontuais, a Fundação disponibiliza a sua documentação para consulta através de documentos digitalizados e enviados por correio electrónico.

Livraria Quadros Ferro
A Livraria disponibiliza as suas obras para venda, no seu Sítio e, pontualmente, nos locais onde decorrem actividades da Fundação. É nossa intenção enviar dois catálogos anuais e criar promoções associadas a efemérides.

Plano Editorial
A Fundação pretende editar em 2014, em regime de co-edição as seguintes obras:

António Ferro: Autores brasileiros. Correspondência.
Parceria: Universidade de Coimbra/UNICENTRO /Fundação António Quadros

António Ferro: Artistas Portugueses. Correspondência.
Parceria: Editora /Fundação António Quadros

António Ferro: Os Primeiros Anos. Correspondência.
Parceria: Editora /Fundação António Quadros

António Quadros (1923/1993) / António Telmo (1927/2010). Cartas.
Parceria: Editora Zéfiro/Fundação António Quadros/Círculo António Telmo.

António Quadros: Obra. Pensamento, Contextos. Actas.
Parceria: Universidade Católica de Lisboa/Fundação António Quadros/Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro.

Prémio António Quadros 2014
No ano em que se lembra Fernanda de Castro, 20 anos depois da sua morte…
CATEGORIA: Literatura infanto-juvenil.

Sítio da Fundação
O Sítio da Fundação, enquanto instrumento de informação e divulgação do trabalho da Fundação, dos seus parceiros e de apoio à investigação, continuará a ser reestruturado e prevê-se que o número de consultas continue a aumentar significativamente. É nossa intenção, em 2014, disponibilizar o inventário do arquivo da Fundação no Sítio.

Amigos da Fundação
O grupo, representa a principal fonte de apoio financeiro da Fundação. Em Outubro de 2014, realizar-se-á o V Encontro dos "Amigos da Fundação" que tem como único objectivo homenagear e agradecer o apoio dos seus associados. A todos, será oferecida uma obra literária. Os contributos financeiros e as doações bibliográficas ou outras estão abrangidos pela Lei do Mecenato.

Tertúlias nas Marinhas
Terá início em 2014 um ciclo de tertúlias organizado por “Terra Redonda” e pela Fundação António Quadros, onde serão abordados diversos temas. A primeira tertúlia acontecerá em Janeiro e o tema escolhido foi o Turismo.

“Cartas de Amor”
No dia 14 de Fevereiro, dia de São Valentim, acontecerá a V Edição do Concurso “Cartas de Amor” promovida pela Biblioteca Municipal de Rio Maior. A Fundação, representada por Mafalda Ferro, integra o júri do Prémio.

“Chá e Poesia”
No âmbito da Semana da Leitura, dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa (13 de Junho de 2013) e no dia em que lembramos António Quadros, 21 anos depois da sua morte (21 de Março de 2014), a Biblioteca Laureano Santos e a Fundação António Quadros organizam uma leitura de poemas de Fernando Pessoa, em Rio Maior.

Vamos falar de Provérbios I.
Conversa com as crianças, por Rui Soares, presidente da Associação Internacional de Paremiologia, na Sala polivalente da Biblioteca Laureano Santos/Fundação António Quadros.

Vamos falar de Provérbios II.
Palestra, por Rui Soares, presidente da Associação Internacional de Paremiologia, na Sala polivalente da Biblioteca Laureano Santos/Fundação António Quadros, destinada a um público adulto (formadores, educadores, encarregados de educação, professores, seniores).

Exposição bibliográfica associada ao tema “Provérbios”
Organizada pela Biblioteca Laureano Santos / Fundação António Quadros.

“Vamos lá a entender as mulheres… mas só um bocadinho”
Em Abril de 2014, no ano em que se celebra o 5.º aniversário da Fundação António Quadros e, também, a grande mulher que foi Fernanda de Castro, a sua bisneta Marta Gautier, “Amiga da Fundação”, apresenta, com o apoio da CMRM, o seu espectáculo na Casa da Cultura - Cine-Teatro de Rio Maior.

Exposição sobre a vida de António José de Almeida
Cooperando com o Museu da Presidência da República, a Fundação participa no núcleo “António Ferro e Fernanda de Castro” da referida exposição.

Comemoração dos "8 Séculos da Língua Portuguesa"
Projecto em estudo, Maio de 2014.

Exposição “Fernanda de Castro: vida e obra”
20 Anos depois da morte de Fernanda de Castro, exposição organizada pela Fundação em Novembro de 2014, no Átrio da Biblioteca Laureano Santos / Fundação António Quadros.

Exposição "Natal quer dizer Nascimento"
Em Dezembro de 2014, a Fundação organiza, com a Biblioteca Laureano Santos, em Rio Maior, uma exposição de presépios.

Auto de Natal em Rio Maior
Produção da Câmara Municipal de Rio Maior, em parceria com a Fundação António Quadros, em Dezembro, no Cineteatro - Casa da Cultura de Rio Maior.

Exposição de livros e cartazes de turismo
No âmbito dos 70 anos do SNI, estará patente no átrio da Biblioteca Laureano Santos/Fundação António Quadros, em Rio Maior.

Apresentação do projecto “Turismo em Rio Maior”
No âmbito dos 70 anos do SNI, apresentação de um concurso criado pela Fundação António Quadros, para estudantes portugueses.

NATAL QUER DIZER NASCIMENTO
por Fundação António Quadros

A Fundação António Quadros, com o importante apoio da Câmara Municipal de Rio Maior e da Biblioteca Municipal Laureano Santos, inaugurou no dia 11 de Dezembro a exposição
NATAL QUER DIZER NASCIMENTO que, até ao dia 6 de Janeiro, mostra mais de 50 presépios executados num período temporal de cerca de 75 anos (1938-2013) em diversos materiais naturais e sintéticos, nomeadamente tijolo, acrílico, pedra, vidro, barro, tecido, gesso, sabonete, cortiça, madeira e porcelana.

Na cerimónia, estiveram presentes, entre outros, Ana Filomena Figueiredo, vereadora da cultura de Rio Maior, Mafalda Ferro, presidente da Fundação António Quadros e Carla Barata, responsável pela Biblioteca Municipal Laureano Santos.

Isabel Casal, colaboradora da Biblioteca Municipal, leu às crianças do município uma adaptação de sua autoria de um texto de Mafalda Ferro, sobre a História do Nascimento de Jesus. De seguida, as crianças visitaram a exposição, elegeram o seu presépio preferido e votaram.

O acervo patente na exposição que pertence às colecções da Fundação António Quadros e particular de Mafalda Ferro, engloba alguns presépios da colecção particular de António Ferro, de Fernanda de Castro e de António Quadros, reunidos desde 1936.

A exposição tem como objectivo relembrar o verdadeiro significado do Natal. Os ensinamentos de Jesus Cristo sobre o Amor, a Paz e a Solidariedade, ainda hoje, cerca de 2000 anos depois, são actuais.

Assim como a de outras figuras marcantes que nos inspiram diariamente, como Nelson Mandela ou Mahtma Gandhi, a vida de Jesus Cristo merece ser celebrada e é isso que fazemos no Natal.

LOCAL

Biblioteca Municipal Laureano Santos | Fundação António Quadros

Rua Dr. Fernando Sequeira Aguiar | 2040-130 Rio Maior

LIVRARIA: PROMOÇÃO DO MÊS

CASTRO, Fernanda de

África Raiz. Lisboa, 2004. Parceria A. M. Pereira. In-4to. (165 x 165 mm) de [64] pp. Cartonagem editorial.

Edição, ilustrada a 4 cores por Teresa Vergani.

Promoção até 14 de Janeiro: 14,00€

Preço a partir de 14 de Janeiro: 17,50€

AGENDA: AUTO DE NATAL 2013 - PRESÉPIO EM SÃO ROQUE
por Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa

Pelo décimo ano consecutivo, a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa em estreita colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promove um Auto de Natal na Igreja de São Roque. Como é tradição, a história do Nascimento de Jesus (contada em cada ano de modo diverso) será representada, cantada e dançada  por crianças e jovens e adultos, amadores e profissionais.

Apesar de os bilhetes serem gratuitos, é imprescindível a sua reserva e o seu levantamento até dia 18 de Dezembro.

Local:
Igreja de São Roque, Lisboa.

Data e horas:
Sexta-feira, dia 20 - 15h.
Sábado, dia 21 - 14.30; 17.30.

Informações e Reservas:

CANÇÃO DA VIRGEM
por António Ferro (1896/1956)

Dorme, dorme, meu menino,
O meu menino Jesus…
Mas não abras tanto os braços,
Não sonhes já com a cruz…

Escorregaste do luar…

Do frio da noite tremendo,

Abriguei-te no meu ventre,

E lá te foste aquecendo…

Quando olho para ti,

Diz-me uma voz, cá no fundo:

-Tu que já coubeste em mim,

Não hás-de caber no mundo!...

O’mães com filhos no ventre:

Mãos erguidas para os céus!

Tende cautela com eles…

Olhem que às vezes é Deus…

Sempre virgem mesmo mãe!

O’meu Deus, mas sendo assim,

Eu não tive o meu menino,

Ele é que me teve a mim...

O’dor de todas as mães,

Meu desespero profundo:

- Como é que são nossos filhos,

Se os temos de dar ao mundo?

Na cruz branca dos meus braços,

Dorme menino Jesus…

Que esta cruz vai-te levando

Até que me leves a cruz…

Esta mensagem é enviada de acordo com a legislação sobre correio electrónico: Secção 301, parágrafo (A) (2) (C) Decreto S 1618, título terceiro aprovado pelo 105º. Congresso Base das Normativas nternacionais sobre o SPAM: um e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclui uma forma de ser removido.