Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
2012 - ACTIVIDADES REALIZADAS Imprimir e-mail

 

ACTIVIDADES REALIZADAS EM 2012

 

A Fundação António Quadros não só levou a cabo com êxito a maioria das actividades programadas para 2012 como realizou algumas, não programadas mas cuja pertinência foi considerada importante. Grande parte destas actividades será continuada não só em 2013 como em anos posteriores.

 

    1.        ARQUIVO HISTÓRICO

Cerca de 60% dos documentos que constituem o Arquivo da Fundação estão já organizados e acondicionados em caixas de arquivo e em capilhas isentas de ácido, por forma a preservar e facilitar a recuperação de informação, utilizando para tal um plano de classificação bem estruturado. Este Arquivo, constituído sobretudo por documentos em suporte áudio, de papel, pergaminho, zinco, prata, pele, bronze, acrílico, tela, madeira, foi dividido por Fundos, segundo a sua proveniência.

 O Arquivo da Fundação preserva documentos de diversas tipologias documentais que têm vindo a ser inseridos no Arquivo consoante o quadro de classificação adoptado.

Correspondência; Documentos Pessoais; Escritos e actividades de António Quadros; Escritos e actividades de António Ferro; Escritos e actividades de Fernanda de Castro; Escritos e actividades de Outros Autores; Fotografias; Colecção de arte (Cartazes; Chapas de Ilustrações; Diplomas; Obras de Arte; Postais; Condecorações; Medalhas); Contabilidade; Recortes de imprensa.

 

    2.        BIBLIOTECA

A Biblioteca, especializada nas áreas da Filosofia, da Literatura, da História Contemporânea, do Teatro, da Poesia e da Arte Popular que, em 2009, estava arrumada em caixas, localizadas em diversos espaços externos. O seu acervo foi, nos últimos anos, totalmente transferido para a sede cultural da Fundação, descrito e acondicionado em estantes identificadas. Este acervo que integra actualmente mais de 6000 títulos, uma rara selecção de periódicos e um relevante conjunto de teses inéditas, reflecte pela sua especificidade (temáticas, anotações, sublinhados e dedicatórias manuscritas dos autores) a vida e obra dos seus proprietários originais. Desde a data da sua criação, em Janeiro de 2009, a Biblioteca tem incorporado no seu acervo obras adquiridas, recebidas e publicadas pela Fundação e, também, Vídeos, CDs, e outros documentos imateriais.

A Fundação tem procedido, sistematicamente, à reprodução digital de obras literárias editadas pela própria Fundação, de Edições SPN/SNI e, também, de autoria de Mafalda e Rita Ferro, Fernanda de Castro, António Ferro e António Quadros. Desta forma, está a ser criado um importante conjunto de publicações em suporte digital para consulta presencial e remota que contribui grandemente para a preservação e divulgação de primeiras edições e obras raras. No âmbito do seu trabalho, o utilizador pode sempre solicitar a reprodução de obras.

A Biblioteca tem vindo a ser enriquecida através da incorporação de novos títulos, resultado de doações e aquisição. Este acervo tem sido pontualmente organizado e descrito por um voluntário da Fundação.

 

    3.        SALA DE LEITURA E APOIO À INVESTIGAÇÃO

A Sala de Leitura da Fundação está aberta todos os dias úteis, das 9h 30m às 17h 30. Os seus utilizadores são atendidos pelo técnico de serviço.

Cerca de duas centenas de utilizadores solicitaram, desde 2009, o apoio da Fundação através da consulta de documentação, reprodução de documentos, apoio para projectos, publicações, exposições, etc. Devido à urgência de garantir a conservação dos documentos e à ininterrupta procura de documentação, por parte dos investigadores, a Fundação tem concentrado a sua maior acção no tratamento do acervo arquivístico.

A Fundação António Quadros apoiou, durante os 11 primeiros meses de 2012, através do tratamento, análise, descrição e disponibilização da documentação existente no seu acervo, dezenas de trabalhos de investigação, de curta e longa duração efectuados por estudiosos oriundos não só de Portugal mas, também, de Espanha, Polónia, Brasil, Colômbia, Estados Unidos da América, Itália, etc.; estudos sobre temas específicos ou personalidades como Miguel dUnamuno, António Botto, Virgínia Victorino, António Quadros, Fernanda de Castro, Governos Autoritários na Europa do século XX, Turismo no século XX, Arte Popular, Álvaro Moreyra, Elysio de Carvalho, Eugénio de Castro, João de Barros, Mário de Sá Carneiro, Menotti del Picchia, Oswaldo de Andrade, Plínio Salgado, Raul Bopp, Ribeiro Couto, Ronald de Carvalho, Emissora Nacional, Estado Novo/Salazar/Propaganda Política, António Ferro, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Agostinho da Silva, modernismo brasileiro, Salazar, Álbuns Portugal 1934 e 1940, Maria Archer, Ballets Russos, Raul Lino - arquitectura e paisagem, Casa da Calçada dos Caetanos, os Verde Gaio.

 

    4.        EDIÇÕES DA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS

A Fundação António Quadros editou em 2012:

 

Turismo em Portugal Passado. Presente. Que Futuro? Actas.

Profusamente ilustrada, a obra conta com a participação de Carlos Carreiras, presidente da CMC e dos oradores do Colóquio. Regista ainda a exposição bibliográfica, documental e artística, patente nesse dia. O lançamento aconteceu no dia 14 de Julho (dia do nascimento de António Quadros), no Hotel Palácio no Estoril. A apresentação esteve a cargo de Pedro Garcia e de Jorge Felner da Costa.

 

Colecções de 12 postais

Edição de três conjuntos de postais que registam Cartazes de Turismo; Edições SPN/SNI; Revistas Panorama.

 

Colecção de 12 Cartazes de Turismo

Produzida para exposição no dia do Colóquio “Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro?”.

          

Newsletter da Fundação

A Fundação publica desde o dia 14 de Julho de 2009 uma newsletter mensal online com o objectivo de divulgar personalidades, acções e actividades da Fundação.

 

    5.        LIVRARIA

A Livraria desempenha um papel cada vez mais importante na obtenção de receitas e como apoio essencial para os investigadores com trabalhos em curso.

Em 2012, além de volumes originais, foram já vendidos exemplares digitais de obras como:

Arte de Bem Morrer - Arte Moderna - Cartilha da Hospedagem - Catorze anos de Política do Espírito - Cortejo Histórico de Lisboa - Dez anos de Política do Espírito - Estabelecimentos Hoteleiros de Portugal - Estados Unidos da Saudade - Museu de Arte Popular - Portugal País de Turismo - Pousadas do SNI - Prefácio da República Hespanhola - Problemas da Rádio - Quelques Images - Retrato de uma Família - Revista Bem Viver (10 números) - Sociedades de Recreio - Teatro e Cinema - Teoria da Indiferença - Turismo Fonte de Riqueza e Poesia, etc.

 

    6.        REGISTO DE ACTIVIDADES CULTURAIS PROMOVIDAS OU APOIADAS

PELA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS, em 2012.

 

·       2012.01.20/21 - “Colóquio Mário Saa: Poeta e Pensador da Razão Matemática”, realizado pela Universidade Católica Portuguesa;

·       2012.05.08 - Realização de uma exposição documental e bibliográfica sobre a acção de António Ferro em prol do Turismo.

·       2012.05.08 - Realização do Colóquio Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro?.

·       2012.05.24 - “15 Portugueses Ilustres” - Obra de Paulo Marques, publicada pelo Grupo “Porto Editora”, com o apoio da Fundação António Quadros;

·       2012.05.26/27 - I Torneio Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas - realizado em Cascais, com o apoio da Fundação António Quadros;

·       2012.06.30 - Emissão do documentário "Aldeias Históricas de Portugal" - coordenado por Gil Ferreira e Carlota Kreye - exibido na RTP com o apoio da Fundação António Quadros;

·       2012.07.14 - Publicação de Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro? - Actas.

·       2012.10.15 - Homenagem a Luigi Panarese, no ano do centenário do seu nascimento - com o apoio da Fundação António Quadros.

·       2012.10.20 - Exposição “60 Ans d’Ecriture: les ecrivains du Lycée” - realizada pelo Liceu Francês Charles Lepierre, com o apoio da Fundação António Quadros.

·       2012.11.14 - Entrega do Prémio António Quadros 2012 - Poesia.

·       2012.02.00 - Exposição ”Portugal, Traços de uma Identidade” - realizada no âmbito das Jornadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária Gomes Ferreira, com o apoio da Fundação António Quadros;

·       2012.05.27 - 22.ª Festa do Espírito Santo”, na Arrábida - Organizada por Maurícia Teles, com o apoio da Fundação António Quadros;

 

    7.        REGISTO TOPONÍMICO

A Fundação tem estado a criar, em 2012, um registo de Ruas, Pracetas, Largos, Jardins, Travessas, etc., em Portugal e no estrangeiro, com o nome de António Quadros, António Ferro e Fernanda de Castro.

 

    8.        COLÓQUIO “TURISMO EM PORTUGAL. PASSADO. PRESENTE. QUE FUTURO?”

Entendendo a importância de comemorar o Centenário do Turismo em Portugal, a Fundação António Quadros preparou um Colóquio com intervenções de quem trabalhou e/ou estudou a História do Turismo em Portugal. Esta iniciativa aconteceu no dia 8 de Maio nas instalações da ESHTE, no Estoril e a abertura da sessão esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Cascais. A coordenação geral do projecto foi de Mafalda Ferro. Moderado por António Roquette Ferro e Fernando João Moreira, o Colóquio reuniu os nomes de Alberto Marques -Armando Rocha - Celestino Domingues - Gabriela Carvalho - José Guilherme Victorino - Manuel Coelho da Silva - Margarida Magalhães Ramalho que abordaram, respectivamente, as temáticas Turismo em Portugal. Explorar o Passado, Perspectivar o Futuro - Turismo e Hotelaria passado, presente e futuro - Turismo, os primeiros anos 1911-1930 - As Festas da Cidade de Lisboa - O Legado de António Ferro em Prol do Turismo - Turismo e Identidade - Estoril na Vanguarda do Turismo.

O evento terminou com um porto de honra servido e confeccionado pelos alunos da ESHTE.

 

    9.        A ACÇÃO DE ANTÓNIO FERRO EM PROL DO TURISMO

No âmbito do Colóquio do Turismo, a Fundação patenteou uma exposição bibliográfica e documental de elementos associados à História do Turismo em Portugal. Em exibição pôde visualizar-se, além do busto de António Ferro, por Álvaro de Brée, um conjunto inédito de fotografias, diplomas, obras literárias, mapas, cartazes de turismo, postais e, ainda, uma mostra de artesanato popular.

 

 10.        RÉMIO ANTÓNIO QUADROS”

O Prémio António Quadros foi criado com o objectivo de celebrar a vida e a obra de António Quadros, assim como de distinguir, encorajar e divulgar o pensamento português nas suas múltiplas expressões e géneros, tarefa a que o pensador dedicou grande parte da sua actividade intelectual. Em 2012, a área seleccionada foi a Poesia.

Instituído pela Fundação António Quadros, o Prémio, foi entregue no dia 14 de Novembro de 2012 no Palácio Foz, em Lisboa por Mafalda Ferro e por José Carlos Seabra Pereira, Presidente do júri, ao som da música de Rão Kyao, na presença de quase uma centena de personalidades.

Após avaliação das obras publicadas ao longo de 2010 e 2011 – anos em que se destacaram vários livros importantes da poesia portuguesa –, o Júri chegou a uma decisão consensual em favor da atribuição do Prémio António Quadros a Lendas da Índia, de Luís Filipe Castro Mendes. Dando prossecução a um trajecto literário de grande qualidade estética, o livro distinguido concentra os seus motivos temáticos em torno da nossa identidade, confrontada sem complexos históricos com o passado dos Descobrimentos. Voltando-se para uma visão do presente que se quer inscrita no horizonte de um diálogo de culturas, Lendas da Índia acaba por se cruzar com aspectos relevantes do pensamento universalista e da abertura de espírito do patrono deste Prémio.

O júri do Prémio António Quadros: José Carlos Seabra Pereira, António Cândido Franco, Fernando J. B. Martinho, Nuno Júdice e Pedro Mexia. 19 de Maio de 2012.

 

 11.        SÍTIO DA FUNDAÇÃO

Prevê-se que, através do programa de descrição documental, até ao fim de 2012, a descrição dos documentos já inseridos possa ser consultada online pelos utilizadores.

 

 12.        ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS

A Fundação António Quadros, patrocinada pela FCT, atribuiu, em 2012 três bolsas, nomeadamente a:

·     António Quadros Ferro - por um período de 24 meses (renovável). Início a 01 Maio de 2010. Tratamento do Fundo António Quadros.

·     Rúben Baptista Oliveira - por um período de 22 meses. Início a 01 de Fevereiro de 2011. Tratamento do Fundo António Ferro - Fernanda de Castro.

·     Catarina Rodrigues - por um período de 6 meses - Início a 01 de Janeiro de 2012 a 30 Junho de 2012. Tratamento e divulgação do acervo da Fundação.

 

 13.        “GRUPO DOS AMIGOS DA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS”

Este grupo, actualmente, com 90 elementos, continua a constituir um importante apoio para a Fundação e para todos quantos aí trabalham.

Apoiando o “Ano do Brasil em Portugal”, a Fundação realizou, em Outubro passado, na antiga casa de António Quadros, no Bairro Alto, que muitos recordavam ainda, o III Encontro dos "Amigos da Fundação". Depois do jantar, inteiramente brasileiro, todos os presentes receberam da Fundação a oferta de uma obra de Rita Ferro. Gonçalo Lucena encerrou a noite, acompanhado pela sua guitarra.

 

 14.        OBTENÇÃO DE INSTALAÇÕES

Apesar das várias diligências efectuadas até à data, a Fundação continua a existir provisoriamente e com todas as dificuldades inerentes, num espaço particular. Em Novembro de 2012, foi endereçado ao senhor Presidente da CML um novo pedido documentado e justificado. O processo foi reencaminhado para a Senhora Vereadora da Câmara, Dra. Catarina Vaz Pinto. Foi igualmente enviado um processo semelhante para a presidente da Câmara de Rio Maior. Ambos os projectos contemplavam a hipótese de, depois de terminado o mandato da actual presidente da Fundação António Quadros, a Fundação poder a vir a ser integrada no património de uma das Câmaras, com a garantia, mediante a assinatura de um protocolo, de conservação da identidade própria da Fundação. Esperamos ainda resposta das duas Cãmaras.

 

 15.        CONTACTOS COM INSTITUIÇÕES E DEPARTAMENTOS PARTICULARES E ESTATAIS

No decorrer de 2012, a Fundação António Quadros iniciou ou continuou contactos com diversas Instituições como, por exemplo: Academia da Marinha Agência Lusa – Associação Agostinho da Silva –Biblioteca Central da Marinha - Biblioteca Cosmelli Sant'Anna Biblioteca Museu Republica e Resistência Câmara Municipal de Cascais Câmara Municipal de Lisboa – Câmara Municipal de Rio Maior Centenário do Turismo – Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Centro Nacional de Cultura – Centro Português de Fundações – Cinemateca Portuguesa Confraria Cultural Brasil Portugal Convento da Arrábida Convento Sonho – CTT – Editora Babel – EDP – Embaixada de Portugal em Roma Entreajuda – Escola Fernanda de Castro – Escola Secundaria José Gomes Ferreira  – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – Fundação Calouste Gulbenkian – Fundação Eugénio de Almeida – Fundação Portuguesa das Comunicações – Fundação Sousa Pedro – Gabinete para os Meios de Comunicação Social: Núcleo dos Projetos Especiais, Palácio Foz - Grupo Desportivo de Deficientes de Alcoitão (GDDA) – Hotel Palácio do Estoril – IADE Imprensa Nacional/Casa da Moeda – Museu de Arte Popular – Presidência do Conselho de Ministros – PT PRO – Revista VIP Impala Caras - RTP 2 – Secretaria de Estado da Cultura Secção de Genealogia, Heráldica e Falerística, da Sociedade de Geografia de Lisboa  - Turismo de Lisboa – Universidade Católica de Lisboa – Universidade Católica do Porto – Universidade de Florença – Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) – Universidade Nova de Lisboa.   

 

 16.        PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, em 2012

Censo às Fundações

O processo de resposta ao Censo às Fundações constituiu um processo complicado de recolha de dados mas a que a Fundação deu resposta dentro dos prazos iniciais. Em relação à hipótese de cancelamento do estatuto de utilidade pública, tal não aconteceu. Concluiu-se que a Fundação António Quadros não corre risco de extinção já que:

·     apesar de ter, pontualmente, recebido um subsídio da FCT, não se considera que seja sustentada pelo Estado;

·     se trata de uma Fundação privada sem fins lucrativos e todos os seus procedimentos foram conduzidos da forma correcta.

No entanto, a avaliação foi prejudicada devido ao incorrecto tratamento dos dados disponibilizados pela Fundação. Assim sendo, a Fundação remeteu ao Senhor Secretário de Estado da Administração Pública, Dr. Hélder Rosalino, a seguinte missiva:

Na sequência do ofício recebido no dia 25.09.2012, informa-se que a decisão de reduzir 30% do total de apoios financeiros públicos recebidos, não se aplica à situação da Fundação António Quadros.

Numa tentativa de entender e explicar esse mal-entendido, informa-se que:

1.     A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do apoio à comunidade científica, atribuiu, em 2010, à Fundação António Quadros, um patrocínio pontual para tratamento e divulgação da sua documentação, que foi pago e ainda está a ser despendido num projecto a três anos (2010/2012).

2.     No acto de preenchimento do formulário do censo, não sabendo onde colocar essa verba, a Fundação contactou a FCT e foi informada de que o devia referir em dinheiros públicos.

3.     A Fundação ignora se o subsídio que pontualmente recebeu da FCT é considerado dinheiro público, verba comunitária, ou outra, o que pode informar é que, apesar de ter pedido renovação desse subsídio para tratamento e divulgação do seu espólio, não tem conhecimento de que o mesmo tenha sido aprovado.

4.     As despesas da Fundação, para além das incluídas na verba de “tratamento e divulgação da documentação”, são suportadas por um grupo de particulares “Amigos da Fundação António Quadros” e pelos proveitos da sua livraria.

5.     A presidente da Fundação e restantes membros do Conselho de Administração têm trabalhado desde o início da sua actividade, sem receber qualquer remuneração.

6.     Embora fosse importante e pertinente que a Fundação António Quadros recebesse um apoio financeiro público fixo, de facto, isso nunca aconteceu.

Concluindo: É possível que o formulário da Fundação António Quadros, ou de outras fundações, não tenha sido preenchido da forma mais correcta mas penso que os serviços que fizeram o tratamento desses dados tinham obrigação de ter confirmado essa informação.

É muito importante que todas as acções e apoios recebidos pela Fundação António Quadros sejam claros e transparentes. Desde ontem que a Fundação está a ser contactada e questionada sobre se, de facto, recebe apoios financeiros públicos que nunca mencionou já que foi publicado o corte de 30% de uma verba que, por isso, se pressupõe fixa. Penso que, se a Fundação tinha, como é referido no vosso ofício, 10 dias para contestar o projecto de decisão final, esse projecto não deveria nunca ter sido divulgado nem publicado em Diário da Republica, antes do término do prazo. Desta forma, os órgãos da comunicação social foram, desnecessariamente, accionados, causando alarmismo e levantando questões para as quais não existe ainda uma resposta definitiva. Na expectativa de um esclarecimento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Fundação António Quadros – cultura e pensamento

Lisboa, 26 de Setembro de 2012

Nota: Não recebemos qualquer resposta a esta carta.

 

Declaração de Utilidade Publica

O Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros declarou a utilidade pública da Fundação António Quadros no dia 25 de Fevereiro de 2011 e, após o resultado do censo às fundações realizado em 2012, a Presidência do Conselho de Ministros deliberou renovar o Estatuto de Instituição de Utilidade Pública à Fundação António Quadros.

 

Mecenato Cultural

A Fundação elaborou e apresentou ao (então) Secretário de Estado da Cultura o projecto de pedido de mecenato cultural para Apoio à investigação e Tratamento do Espólio Documental 2013/2015. No dia 3 de Setembro de 2012, o Dr. Francisco José Viegas declarou o interesse cultural da Fundação António Quadros para efeitos de mecenato em relação ao supracitado projecto.

 

Subsídio da FCT

No dia 14 de Dezembro de 2011, a Fundação António Quadros apresentou à FCT, o Processo de Candidatura ao “Prolongamento do Subsídio Concedido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) à Fundação António Quadros”.

No início do mês de Novembro de 2012, a Fundação foi contactada pela FCT, pedindo a renovação e actualização dos dados que constavam no processo apresentado em Dezembro de 2011. Foi elaborado e enviado um novo processo “Projecto de Tratamento e Divulgação do Arquivo - Pedido de Apoio Financeiro para 2013/2015”, para o qual esperamos resposta.

Lisboa, 28 de Novembro de 2012