2014 - ACTIVIDADES REALIZADAS Imprimir e-mail

ACTIVIDADES REALIZADAS EM 2014

COLABORADORES

Em 2014, as actividades da Fundação foram executadas por 1 trabalhador voluntário a tempo integral (Mafalda Ferro); 1 trabalhador voluntário a tempo integral por um período de 6 meses (Francisco Moraes Sarmento) 4 voluntários a tempo parcial (Cândida Cadavez: 3 horas mensais; Filomena Santos:12 horas semanais; Madalena Vasconcelos: 3 horas semanais). Além disso, a Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) disponibilizou por um período de 7 meses uma técnica de apoio administrativo e, também, pessoal para fazer uma limpeza mensal à Fundação.

A CMRM apoiou também a Fundação na produção e impressão de peças gráficas (cartazes, convites, etc.).

Salienta-se, ainda, que todas as actividades da Fundação foram, de uma forma ou de outra, apoiadas pela CMRM. Da mesma forma, obedecendo às obrigações assumidas no protocolo assinado com a CMRM, a Fundação concedeu o seu apoio às actividades promovidas pela Câmara Municipal e instituiu acções de formação, promoção e divulgação do município.

ARQUIVO CORRENTE

Deu-se continuidade ao Plano de Classificação do Arquivo Corrente e sua organização física, sendo que, por falta de recursos humanos e de espaço, se torna cada vez mais difícil o seu correcto acondicionamento.

SÍTIO DA FUNDAÇÃO

O número de utentes que consulta o Sítio da Fundação, enquanto instrumento de informação e divulgação do trabalho da Fundação, dos seus parceiros e de apoio à investigação, aumentou significativamente e prevê-se a continuação deste incremento.

NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO

A Fundação publica mensalmente uma newsletter onde divulga não só as suas actividades, como as dos seus parceiros e de outras instituições. Desde a transferência para Rio Maior, a Fundação, através da sua newsletter, assumiu ainda o objectivo de divulgar acontecimentos e pontos de interesse histórico e turístico de Rio Maior.

ARQUIVO HISTÓRICO E BIBLIOTECA

Em 2014, foi dada especial incidência ao tratamento do Fundo António Quadros e à actualização do inventário geral da Fundação.

APOIO À INVESTIGAÇÃO

O apoio à investigação continua a ser a principal prioridade da Fundação e é no cumprimento desse objectivo, que se executam todas as actividades da Fundação sejam elas de divulgação, disponibilização ou tratamento do seu acervo.

No entanto, depois da transferência da Fundação para Rio Maior, este apoio tem sido, parcialmente, prestado através do envio de documentos digitalizados e enviados por correio electrónico, contra acordo assinado pelo investigador ou pela instituição requerente. Assim, a par do aumento do volume de trabalho, passou a existir, em paralelo, uma entrada de receitas.

Com muita alegria se informa que a Fundação apoiou em 2014 mais 61% de investigadores que no ano transacto.

Assim, as investigações apoiadas nos primeiros dez meses do ano corrente incidiram sobre as seguintes personalidades e/ou temáticas:

Alfredo Guisado; Almada Negreiros; António Dacosta; António Ferro; António Ferro (para documentário); António Ferro e a Costa do Sol; António Ferro e a elaboração identitária nacional; António Ferro e a Idade do Jazzband; António Ferro e a sua época; António Ferro e a sua viagem de ao Brasil em 1945; António Ferro e Afonso de Bragança: António Ferro e Gabriel Boissy 1879/1949, revista “Comoedia”; António Ferro e Graciliano Ramos; António Ferro e o Estado Novo; António Ferro e o Modernismo; António Ferro e o seu Bailado; António Ferro e o Turismo; António Ferro e os autores brasileiros; António Ferro e Ramon Gomez de la Serna; António Ferro e Salazar; António Ferro e Wenceslao Fernández Flórez ; António Ferro: Modernismo e nacionalismo; António Ferro: Semana Portuguesa em Sevilha; Branca de Gonta Colaço; Castro Soromenho; Diogo de Macedo; Eduardo Lourenço; Eduardo Malta; Escultura portuguesa; Exposição de Construções nas Colónias, no Instituto Superior Técnico, em Novembro de 1944; Fernanda de Castro e a sua obra literária; Fernanda de Castro e Cacilda Ortigão; Fernanda de Castro e o Parque Infantil de S.ta Catarina; Fernanda de Castro e os Parques Infantis; Fernanda de Castro: Canções infantis, fados e marchas; Fernando Pessoa e a sua “Mensagem”; Filosofia Portuguesa; Florbela Espanca; Hein Semke; Hermógenes Lima Fonseca; José Coelho Pacheco; Manuel Ribeiro; Margarida Schimmelpfennig; Mily Possoz; Mito e Sebastianismo no Brasil abordados na obra de António Quadros; O modernismo: Teoria das Proporções; Poemas da Montanha, de Frei Agostinho da Cruz; Pousadas de Portugal; Programa e acção do SPN/SNI 1938/1947; Ronald de Carvalho; Ruy Cinatty; Ruy Coelho; Teotónio Pereira; Tradução de textos e obras de Salazar para língua estrangeira; Verde-Gaio.

PRÉMIO ANTÓNIO QUADROS 2014

CATEGORIA: Literatura Infanto-juvenil; EQUIPA DE COORDENAÇÃO: Ana Maria Magalhães, presidente do Júri; Mafalda Ferro, presidente da Fundação; JÚRI: Ana Maria Magalhães; Inês Puppo; João Maria Ameal; Maria João Mattoso Anabela Pereira Martins.

PRÉMIO ANTÓNIO QUADROS: “Nunca Digas Nunca!”, de Lara Xavier, com ilustração de Raquel Pinheiro. Lisboa: Texto Editores, 2012. Prémio: Troféu “Vida”, da escultora Cristina Rocha Leiria.

MENÇÃO HONROSA: Obra Galardoada com uma Menção Honrosa: “Este Livro está a Chamar-te (Não Ouves?)”, de Isabel Minhós, com ilustração de Madalena Matoso. Lisboa: Planeta Tangerina, 2013. Prémio: Medalha, da designer Mafalda Samwell Diniz.

A ENTREGA DO PRÉMIO decorreu no dia 25 de Outubro de 2014, nas instalações da Fundação António Quadros, em Rio Maior. Usaram da palavra Filomena Figueiredo, vereadora da cultura de Rio Maior; Ana Maria Magalhães, presidente do júri; Mafalda Ferro e as autoras premiadas.

CONCURSOS

CONCURSO: “NATAL QUER DIZER NASCIMENTO”

Os visitantes da exposição de presépios NATAL QUER DIZER NASCIMENTO foram convidados a votar no seu presépio favorito. Em Janeiro, realizou-se a entrega de um presépio ao visitante vencedor.

CONCURSO RETRATO DE FERNANDA DE CASTRO: UMA VIDA DEDICADA ÀS CRIANÇAS

Com o intuito de homenagear Fernanda de Castro e de a apresentar às crianças, aos professores e educadores de Rio Maior, a Fundação instituiu um concurso direccionado às crianças de Rio Maior, através das suas escolas e jardins-de-infância. Depois da deliberação do júri, a Fundação entregou em Dezembro, mês do nascimento de Fernanda de Castro, 108 prémios de participação, 2 primeiros prémios e quatro menções honrosas, acompanhados dos respectivos certificados.

FESTAS DO DIVINO ESPIRITO SANTO NA ARRÁBIDA

A Associação Agostinho da Silva, com o apoio da Fundação António Quadros, realizou no dia 8 de Junho, domingo de Pentecostes, as Festas do Divino Espirito Santo na Arrábida, tradição recuperada em 1991 por António Quadros com a colaboração e organização de Maurícia Teles, presidente da Associação.

EXPOSIÇÕES E MOSTRAS

“VAMOS FALAR DE PROVÉRBIOS

Mostra bibliográfica organizada pela Biblioteca Laureano Santos/Fundação António Quadros, como complemento do colóquio com o mesmo nome.

“ANTÓNIO FERRO E O TURISMO”

Mostra de peças documentais e bibliográficas pertencentes ao acervo da Fundação, inaugurada como complemento de um workshop sobre Turismo.

A PRESENÇA DE FERNANDO PESSOA NA FUNDAÇÃO ANTÓNIO QUADROS: DE FERNANDO NINGUÉM A FERNANDO PESSOA

Exposição documental, artística e bibliográfica de peças existentes no acervo da Fundação, inaugurada em Rio Maior, a 13 de Junho, 126 anos depois do nascimento de Fernando Pessoa. Apresentada por Francisco Moraes Sarmento, a exposição destinou-se ao grande público em geral.

A Fundação foi convidada a repetir a exposição, patente de 24 de Novembro a 11 de Dezembro, desta vez na Escola Secundária de Rio Maior, na Biblioteca da Escola Dr. Augusto César da Silva Ferreira. Apresentada por Francisco Moraes Sarmento, a exposição, revista e aumentada, destina-se aos alunos e professoras das Escolas Secundárias e Superiores da região.

FERNANDA DE CASTRO: UMA VIDA DEDICADA ÀS CRIANÇAS

Lembrando Fernanda de Castro, 20 Anos depois da morte da sua morte, a Fundação inaugurou no dia 25 de Outubro, uma exposição documental, bibliográfica e iconográfica de peças que ilustram e documentam a sua obra literária e social de em prol das crianças e dos jovens.

COLÓQUIOS

VAMOS FALAR DE PROVÉRBIOS

Associando-se às comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, a Fundação António Quadros realizou no dia 27 de Março, na sala polivalente da Biblioteca Laureano Santos o colóquio Vamos falar de provérbios. Pretendeu-se também demonstrar a importância da palavra enquanto veículo de transmissão da cultura popular. A iniciativa incluiu, da parte da manhã, um workshop dirigido às crianças do primeiro ciclo do município de Rio Maior, orientado pelo Dr. Rui Soares, presidente da Associação Internacional de Paremiologia. Da parte da tarde, constou do programa, uma palestra de Rui Soares dirigida a todos os interessados. O colóquio foi ilustrado com uma mostra bibliográfica da temática Provérbios com obras literárias do acervo da Fundação António Quadros e da Biblioteca Laureano Santos.

WORKSHOPS

TURISMO EM PORTUGAL. PASSADO. PRESENTE. QUE FUTURO?

Workshop promovido pela Fundação António Quadros, direccionado aos alunos da Escola Secundária de Rio Maior, disciplina de Turismo, em Março de 2014, com apresentação de um powerpoint, uma mostra bibliográfica e documental da referida temática. Foram emitidos certificados de participação.

TURISMO E INOVAÇÃO

Sob a coordenação da Fundação António Quadros, do Turismo de Rio Maior, da Várzea da Marinha e da Terra Redonda, dando-se início às TERTÚLIAS NAS MARINHAS: o tema “Turismo e inovação” foi discutido por diversas individualidades e representantes de instituições locais.

ACTIVIDADES DA CÂMARA DE RIO MAIOR APOIADAS PELA FUNDAÇÃO

Além de divulgar actividades e pontos de interesse histórico e turístico de Rio Maior na sua newsletter, a Fundação participou na organização e execução de diversas actividades promovidas pela CMRM, como por exemplo:

SEMANA DA LEITURA

A Fundação, apoiando a Biblioteca Municipal de Rio Maior, participou na selecção de poemas de autores como Fernanda de Castro, Fernando Pessoa e Ruy Belo, distribuídos pela CMRM à comunidade e, às 11 em ponto da manhã, a cidade parou para ler um poema.

CONCURSO CARTAS DE AMOR

A Fundação, representada por Mafalda Ferro, integrou o júri do Concurso promovido pela Biblioteca Municipal de Rio Maior.

CONCURSO A MELHOR TASQUINHA DE RIO MAIOR”

A Fundação, representada por Mafalda Ferro, integrou o júri do Concurso promovido pela Câmara Municipal de Rio Maior.

CONCURSO ”CARNAVAL NO RIO”

PARLAMENTO DOS JOVENS

A Fundação apoiou os alunos da escola secundária “Dr. Augusto César da Silva Ferreira” no seu projecto “Parlamento dos Jovens”, através da atribuição de uma verba para impressão de cartazes de divulgação.

[Estas acções representam também uma forma de a Fundação integrar a comunidade e se apresentar.]

ANGARIAÇÃO DE RECEITAS

Uma das principais preocupações da Fundação é a sua sustentabilidade financeira que, presentemente, se apoia em algumas acções específicas:

LIVRARIA QUADROS FERRO

A livraria da Fundação tem um acervo de 2.235 exemplares de 332 periódicos e obras literárias muito procuradas pelos investigadores. Além de comercializar obras literárias, a Livraria disponibiliza, de acordo com os procedimentos estipulados e mediante um determinado custo, um serviço de digitalização de documentos e fotografias para consulta à distância ou publicação.

AMIGOS DA FUNDAÇÃO

Em 2014, a Fundação contou com o apoio de 68 Amigos. Este grupo, representa uma importante fonte de apoio para a Fundação. É imperativo que se continue a aumentar o número de filiados. Em Dezembro de 2014, realizar-se-á o V Encontro anual dos "Amigos da Fundação" que tem como único objectivo homenagear e agradecer o apoio dos seus membros. Está em preparação uma visita guiada às instalações da Fundação, seguida de almoço em Rio Maior. A todos, será oferecida, como de costume, uma obra literária.

VAMOS LÁ A ENTENDER AS MULHERES MAS SÓ UM BOCADINHO

Em Abril de 2014, ano em que celebrámos o 5.º aniversário da Fundação António Quadros e, também a grande mulher que foi Fernanda de Castro, a sua bisneta Marta Gautier, “Amiga da Fundação”, apresentou na Casa da Cultura - Cine-Teatro de Rio Maior o seu espectáculo Vamos lá a entender as mulheres mas só um bocadinho, sendo que metade do valor de bilheteira reverteu para a Fundação.

PLANO EDITORIAL DA FUNDAÇÃO EM 2014

A Fundação pretende aumentar as suas receitas através da execução de um plano editorial a realizar em parceria com uma editora externa com a qual está em conversações.

Assim, a Fundação continua a preparar obras para publicação António Quadros e António Telmo: epistolário.

OBTENÇÃO DE PATROCÍNIOS

Com o objectivo de obter um subsídio para tratamento do seu espólio, em 2014, a Fundação voltou a candidatar-se ao concurso lançado pela Fundação Gulbenkian. Já apresentámos a nossa proposta de diversas formas, sob diversos ângulos: para tratamento do arquivo fotográfico; para aquisição de estantes rolantes, no âmbito da transferência para Rio Maior. Este ano, a Fundação solicitou apoio para subsidiar o pagamento de técnicos para tratamento do Fundo António Quadros. No entanto, de novo, sem qualquer explicação ou elucidação sobre os critérios de selecção, não fomos aprovados.

Este projecto, é complicado e moroso, requer pedidos de orçamentos, definição de técnicos envolvidos, contactos com instituições, etc. e, sem que se entenda quais os critérios adoptados pela Gulbenkian, não me parece que consigamos alguma coisa em voltar a apresentá-lo. Assim, foi decidido, não voltar a concorrer.

NOTA

Lembramos hoje com saudade e gratidão um “Amigo da Fundação” que desde o primeiro dia da Fundação esteve ao seu lado e que, em Outubro, nos deixou: o Dr. Carlos Fernandes Costa.

28 de Novembro de 2014