Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2023 Imprimir e-mail

 

 

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2023

 

O Plano de Actividades que hoje se apresenta será, como de costume, completado de acordo com ideias, propostas e sugestões apresentadas pelos Órgãos Sociais e também por entidades externas.

A Fundação continuará a participar e a colaborar, quando solicitada e sempre que possível, em actividades promovidas pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) bem como por particulares e instituições locais.

 

COLABORADORES

A Fundação continua a ser apoiada, projecto a projecto, por membros dos Órgãos Sociais, pelos Amigos da Fundação e por diversos particulares e Instituições.

 

PROGRAMA DE ESTÁGIOS

No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, a Fundação vai receber uma estagiária, aluna do 12.º ano do curso profissional de Informática da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira de Rio Maior, durante 300h, 7h por dia, de 30 de Janeiro a 31 de Março de 2023. Esta colaboração é fruto de um protocolo assinado com a Escola em 2015 e tem vigorado desde então (exceptuando o tempo da pandemia) com um ou dois estagiários por ano. O estágio na Fundação António Quadros tem como objectivo a estruturação de um profissional competente, brioso e realizado, obedecendo às mesmas normas que irá encontrar, futuramente, na realização de uma actividade profissional em qualquer local de trabalho, tais como: responsabilidade, cumprimento de horários, criação de metodologias e estratégias, interiorização dos objectivos da entidade empregadora, execução das tarefas propostas, aprendizagem de trabalho em equipa, delicadeza no atendimento ao público e no trato com a restante equipa. É atribuído aos estagiários um Plano de Trabalho e são realizadas reuniões diárias no início de cada dia.

 

TRATAMENTO DO ACERVO

Arquivo Corrente

A Fundação dará continuidade, em 2023, ao acondicionamento e tratamento do Arquivo Corrente, essenciais à boa organização, gestão e registo das actividades da Fundação.

 

Arquivo Histórico

Em 2023, como em anos passados, assim como nos futuros, o tratamento arquivístico e inventariação do acervo da Fundação, continua a constituir uma das principais prioridades da Fundação. Recebemos já no início do ano diversos documentos e fotografias, ainda não descritas, das quais salientamos a «Marcha da Colmeia» em pauta (1958), com música de João Nobre e versos de José Galhardo e fotografias com dedicatórias manuscritas paraa António Ferro de uma actiz norte americana, assinatura ainda não identificada (talvez uma das suas famosas “Trágicas do Silêncio”...), e do designer de moda Paul Poiret, alvo de uma das suas famosas entrevistas publicadas em “Praça da Concórdia” (1929).

 

Biblioteca

Em 2023, como é habitual, incidir-se-á no tratamento, inventariação e revisão da base de dados da Biblioteca, Hemeroteca e Livraria António Quadros. Recebemos já no início de 2023 uma colecção com dezenas de obras provenientes da Biblioteca de António Ferro e Fernnanda de Castro quase todas com dedicatórias manuscritas dos autores, ainda não descritas.

 

Colecção de Arte

Já completamente descrita e acondicionada, as peças da colecção têm sido frequentemente solicitadas e utilizadas em diversas exposições e publicações externas. No entanto, todos os anos são incorporadas novas peças e, este ano, não será excepção. Recebemos já, este mês, uma gravura ainda não identificada com dedicatória manuscrita para Fernanda de Castro e António Ferro (1932) e um desenho a cores original de Diogo de Macedo (1917) com dedicatória manuscrita para António Ferro, bem como um álbum que guarda uma colecção de postais e fotografias cujo tema é o artesanato e ranchos folclóricos espanhóis.

 

APOIO À INVESTIGAÇÃO

O apoio à investigação justifica todas as restantes actividades da Fundação nomeadamente a promoção ou participação em exposições, colóquios, concursos, mesas redondas, publicações, atribuições de prémios, realização de estágios, etc…

Durante o tempo de pandemia (2020/2021), como forma a facilitar as consultas à distância, a Fundação começou a inserir a informação conforme vai sendo tratada no Sítio da Fundação. E continua a fazê-lo mantendo os inventários das séries do Arquivo Histórico, do Arquivo SIM (som, imagem, movimento), a biblioteca, a hemeroteca e a colecção de Arte, sempre actualizados.

 

SÍTIO, FACEBOOK E NEWSLETTER (NL)

Três formas de comunicação e divulgação das actividades da Fundação bem como de personalidades internas e externas. As NLs são enviadas a mais de 6.000 subscritores e estão sempre disponíveis no Sítio da Fundação e no Facebook. o programa regista entre 25 e 30% de leituras. Por exemplo, 48h depois do envio da NL n.º 192, de 14 de Janeiro de 2023, a NL tinha sido lida por 1.690 pessoas (28,23 %) pessoas e o número continua a crescer.

 

PREOCUPAÇÕES DA FUNDAÇÃO

Uma das principais preocupações da Fundação é a sua sustentabilidade financeira a longo prazo. No entanto, face às inúmeras solicitações para participar em projectos, bem como o incremento do trabalho de arquivo e de número de doações e investigadores, a área do espaço e os escassos recursos humanos começam a constituir um travão ao crescimento da Fundação.

Estes problemas são substancialmente minimizados pelo apoio da Câmara Municipal de Rio Maior não só através da disponibilização do espaço como também dos seus técnicos.

 

ACTIVIDADES PREVISTAS (em fase de programação e agendamento)

Assembleia-geral da Fundação (25 de Janeiro).

Assinatura de Protocolo com a Associação Sebastião da Gama (Fevereiro).

Exposição «Ruy Belo, 90 Anos Depois» – revista para montagem no exterior na Rua Poeta Ruy Belo. Concepção e curadoria: Mafalda Ferro. Realização: Fundação António Quadros; CMRM (Fevereiro).

Exposição «Poesia e Pintura» de Fátima Ramalho, filha de César Moreira Baptista, organizada pela Fundação António Quadros e pela CMRM, a inaugurar no dia da Poesia e em que se perfazem 30 anos da sua morte, no dia 21 de Março.

Implementação do projecto: «À descoberta da Fundação António Quadros» direccionado às Escolas do Concelho de Rio Maior, já com 11 visitas agendadas num total de 230 alunos (Março).

Celebração, 10 anos depois da instalação da Fundação em Rio Maior, da assinatura de protocolo com a CML a 06.05.2013 (Maio);

Colóquio «Colóquio nos Cem Anos de António Quadros (1923-2023)» organizado pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro dirigido por António Braz Teixeira e pela Fundação António Quadros, com cerca de 30 participações sobre outras tantas áreas de actuação e pensamento de António Quadros, a realizar na SHIP, Palácio da Independência, em Lisboa (parte I, início) e na Fundação em Rio Maior, a 14 de Julho (parte II, encerramento). (Julho).

Atribuição e cerimónia de entrega do Prémio António Quadros 2023 (Julho).

Exposição «António Quadros no centenário do seu nascimento» (Julho).

Diligências junto da CML, para colocação de uma placa de homenagem a António Quadros na casa onde viveu até casar, Calçada dos Caetanos. Pedido em nome da Fundação António Quadros, Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura.

Exposição «Natália Correia no centenário do seu nascimento» (Setembro).

Homenagem na NL a Manuel Tânger Corrêa, 110 anos depois do seu nascimento, a 24 de Outubro de 1913).

Apoio à realização de um filme sobre António Ferro coordenado por José Martins (encenador e actor), António Correia (realizador) e Luís Marinho (historiador, jornalista).

Apresentação, por Mafalda ferro, de 3 programas para o «Estudo em Casa» sobre António Ferro, sobre Fernanda de Castro, sobre António Quadros.

 

PLANO EDITORIAL DA FUNDAÇÃO

Publicação da colecção epistolar de Luzia para Fernanda de Castro (80 cartas, acervo da Fundação), em co-edição.

Apoio à reedição da “Obra Poética e em Prosa de Fernando Pessoa – Introdução e organização de António Quadros” composta pelos seguintes 17 títulos, reunidos em 13 volumes: Escritos íntimos, Cartas e Páginas Autobiográficas; Ficção e Teatro; Livro do Desassossego por Bernardo Soares I e II; Mensagem e Outros Poemas Afins; Odes de Ricardo Reis; Páginas de Pensamento Político (1910-1935) I e II; Páginas Sobre Literatura e Estética; Poemas de Alberto Caeiro; Poesia (1902/1935) I, II e III; Poesias de Álvaro de Campos; Portugal, Sebastianismo e Quinto Império; À Procura da Verdade Oculta; Textos de Intervenção Social e Cultural. A Fundação receberá 5 colecções para comercialização na sua Livraria.

Publicação e apresentação de “A Paixão de Fernando P.” Romance inédito de António Quadros, escrito em Vale de Óbidos, Rio Maior. Transcrição e Introdução de José António Barreiros; coordenação geral de Mafalda Ferro e José António Barreiros. Edição: Fundação António Quadros. Para comercialização na Livraria da Fundação e .... (Julho)

Transcrição e publicação dos conteúdos das duas Mesas Redondas e sessão realizada na Associação Agostinho da Silva, sobre António Quadros para publicação nos dois semestres de 2023 na revista «Nova Águia».

Publicação de "Ao Fim da Memória", de Fernanda de Castro, co-edição das editoras «Ponto de Fuga» e «Fundação António Quadros Edições», edição revista, publicada em volume único com uma colecção inédita de fotografias e um essencial índice onomástico.

 

CENTENÁRIO DE ANTÓNIO QUADROS

Resumindo, 2023 é o ano do centenário de nascimento de António Quadros e também dos 30 anos depois da sua morte. Assim sendo, estão em preparação momentos como:

FEVEREIRO: Assinatura de Protocolo com a Associação Cultural Sebastião da Gama

21 DE MARÇO, dia da poesia e da morte de AQ, 30 anos depois: Inauguração da exposição «Poesia e Pintura» de Fátima Ramalho, musicada com «Quando o Poeta Morreu» letra traduzida do original de Bécaud e «Ser Poeta» de Florbela Espanca, tocadas e cantadas ao vivo por Paulo Montez. A artista apresentará um conjunto de telas em homenagem a AQ.

14 DE JULHO, dia do centenário: Inauguração da exposição «António Quadros no centenário do seu nascimento»; Cerimónia de entrega do Prémio António Quadros 2023; «Colóquio nos Cem Anos de António Quadros» Abertura a 12/13 de Julho na SHIP, Palácio da Independência, em Lisboa (parte I); encerramento na Fundação em Rio Maior, a 14 de Julho (parte II); Lançamento de “A Paixão de Fernando Pessoa” Romance inédito de António Quadros;

EM CADA UM DOS DOIS SEMESTRES de 2023: Publicação na revista «Nova Águia» dos conteúdos das duas Mesas Redondas e da sessão realizada na Associação Agostinho da Silva, sobre António Quadros e o seu “Portugal, Razão e Mistério”.

AINDA SEM DATA MARCADA: Reedição da “Obra Poética e em Prosa de Fernando Pessoa – Introdução e organização de António Quadros”.

SEM AGENDAMENTO: Colocação de placa de homenagem a António Quadros na casa onde viveu até casar, Calçada dos Caetanos, Rua João Pereira da Rosa.