Fundação António Quadros
PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2025 Imprimir e-mail

 

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2025 

 

INTRODUÇÃO

O Plano de Actividades que hoje se apresenta irá sendo, como de costume, ajustado e completado de acordo com ideias, propostas e sugestões apresentadas pelos Órgãos Sociais e também por algumas entidades externas.

 

A Fundação António Quadros (Fundação) continuará também a participar e a colaborar, quando solicitada e sempre que possível, em actividades promovidas pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) bem como por particulares e instituições locais.

 

COLABORADORES

A Fundação continua a ser apoiada, projecto a projecto, por membros dos Órgãos Sociais, pelos Amigos da Fundação e por diversos particulares e Instituições.

Importa referir de novo que, desde 2024, a Fundação conta com a colaboração permanente, em horário integral, de uma técnica da CMRM, destacada para esse efeito.

 

PROGRAMA DE ESTÁGIOS

No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, a Fundação vai continuar a receber estagiários, alunos do 11.º e do 12.º ano da Escola Secundária de Rio Maior (3 em 2025).

 

TRATAMENTO DO ACERVO

Arquivo Corrente e Arquivo Intermédio

Em 2025, a Fundação dará continuidade, ao correcto acondicionamento dos registos das acções da Fundação e ao seu contínuo e correcto tratamento, acções essenciais à boa organização e gestão das actividades da Fundação.

 

Arquivo Histórico, Arquivo SIM, Biblioteca e Hemeroteca, Colecção de Arte e Colecção de Trajes

Em 2025, como em anos anteriores, assim como nos futuros, o tratamento do acervo da Fundação, bem como a incorporação de novas peças, continua a constituir uma das suas principais prioridades. Continuaremos ainda a trabalhar na transcrição e organização de textos do acervo, para publicação.

 

APOIO À INVESTIGAÇÃO

É sempre importante lembrar que o Apoio à Investigação justifica todas as restantes actividades da Fundação, nomeadamente a promoção ou participação em exposições, colóquios, concursos, mesas redondas, publicações, atribuições de prémios, realização de estágios, etc… que têm como objectivo dar a conhecer o seu acervo e as personalidades que têm presença na Fundação.

Toda a documentação, obras literárias e de arte existentes no acervo da Fundação, é permanentemente actualizada e está inserida no Sítio da Fundação em diversos inventários.

 

SÍTIO, FACEBOOK E NEWSLETTER (NL)

Três formas de comunicação e divulgação das actividades da Fundação bem como de personalidades internas e externas. As NLs são enviadas a mais de 6.000 subscritores e colocadas também no Sítio da Fundação e no Facebook para consulta presente e futura.

 

PREOCUPAÇÕES DA FUNDAÇÃO

Uma das principais preocupações da Fundação sempre foi a sua sustentabilidade financeira a longo prazo, questão que tentamos minorar através de diversas acções. No entanto, face ao previsível incremento do acervo, teme-se que o espaço físico venha a constituir um impedimento à recepção e incorporação de novos elementos.

 

ACTIVIDADES PREVISTAS (em fase de programação)

Realizaremos em 2025, sempre com o apoio da Câmara de Rio Maior, diversas acções no âmbito dos 130 anos de António Ferro, dos 110 anos da revista «Orpheu», dos 500 anos de Camões, dos 180 de Eça de Queiroz e, ainda, dos 110 anos da artista modernista Inês Guerreiro.

 

Estão programadas as seguintes actividades, na sua maioria, a realizar em Rio Maior:

— Assembleia-geral da Fundação. Lisboa, UAL. [31 de Janeiro]

— Início do período de estágio de Simão Soares [31 de Janeiro]

— Apresentação das três obras editadas pela Fundação em 2024: "A Paixão de Fernando P." (2.ª edição), de António Quadros; "Memórias (1906-1987)", de Fernanda de Castro e "Náufragos. Versão crítica" de Fernanda de Castro, em Rio Maior [Abril] e no Estoril [Maio]

— Exposição bibliográfica sobre Eça de Queiroz, 180 anos depois do seu nascimento, em Rio Maior. [17 de Março-15 de Abril]

— Recepção e acompanhamento de mais dois estagiários. [Maio]

— Exposição sobre Camões [9 de Junho-28 de Junho]

— António Quadros e as actuais Bibliotecas Itinerantes (BI). Promoção FAQ, CMRM e Bibliotecas Municipais com BI. [Junho]

— Atribuição e entrega do Prémio António Quadros 2025. [temática e data, em processo de selecção]

— Exposição sobre Inês Guerreiro, pintora modernista nascida a 13 de Junho de 1915, há 110 anos [1 a 30 de Setembro]

— Publicação de "Artistas de Ferro", epistolário com forte componente iconográfico, dos artistas modernistas para António Ferro, Fernanda de Castro e António Quadros. [Novembro]

— Exposição sobre António Ferro (130 anos depois) e sobre a revista «Orpheu», (110 anos depois). [8 de Outubro-15 de Novembro]. Inauguração no dia 10 de Outubro.

— Apresentação de obras publicadas pela Fundação em 2025 [s.d.]

— Produção e organização de textos sobre António Ferro para publicação no primeiro semestre de 2026, na «Nova Águia».