2018 Imprimir e-mail

ACTIVIDADES REALIZADAS EM 2018

COLABORADORES

Em 2018, como de costume, as actividades da Fundação António Quadros (Fundação) foram realizadas em regime de voluntariado, apoiadas por técnicos externos.

Além disso, resultado de um protocolo assinado com a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior, a Fundação recebeu em horário integral durante cerca de dois meses cada um, cinco estagiários em contexto de trabalho do curso de Técnicos de Multimédia e de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Nunca é de mais salientar o fundamental apoio prestado pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) sem o qual a Fundação não teria conseguido cumprir o Plano de Actividades de 2018.

SÍTIO, FACEBOOK e NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO

Através do Sítio, do Facebook e da Newsletter, a Fundação dá a conhecer o seu acervo bem como as suas actividades e as de outras entidades.

APOIO À INVESTIGAÇÃO

O apoio à investigação é a principal prioridade da Fundação e legitima todas as restantes actividades, sejam elas de divulgação, disponibilização ou tratamento do acervo, publicações, exposições, conferências, colóquios ou outras.

A Sala de Leitura da Fundação esteve em 2018, como é habitual, aberta ao público todos os dias úteis. Com base no seu acervo, a Fundação apoiou este ano, além de um grande número de particulares, projectos e Instituições, o trabalho de dezenas de investigadores portugueses e estrangeiros. Consultar lista anexa.

A Fundação foi solicitada a participar em diversos projectos externos, disponibilizando elementos documentais, bibliográficos e artísticos para exposições, ou participando em colóquios, palestras e publicações, ou recebendo grupos de visitantes.

TRATAMENTO DO ACERVO

BIBLIOTECA: Em 2018, deu-se, como sempre, especial atenção ao tratamento da Biblioteca da Fundação que acrescentou ao seu acervo a Biblioteca de Augusto Cunha e de Germana Tânger bem como diversas outras publicações doadas por vários beneméritos, tendo concluído o ano de 2018 com mais de 8.000 exemplares, objectos de estudo com bastante interesse não só devido aos sublinhados e notas registadas na margem dos livros pelos seus proprietários como também às dedicatórias manuscritas dos autores.

ARQUIVO HISTÓRICO: Em 2018, deu-se especial atenção ao tratamento do espólio de Augusto Cunha, processo iniciado em 2013 por Pedro Ferro da Cunha (neto) e retomado em 2017, depois da morte do seu pai, por Pedro MacCarthy da Cunha (bisneto).

Este espólio compreende documentos epistolares inéditos dos quais se destaca a correspondência trocada entre Cunha e Sá-Carneiro, Cunha e Guisado, Cunha e Ferro; a sua bibliografia completa bem como a de Fernanda de Castro e de António Ferro; obras literárias bastante raras de vários autores; periódicos como todos os números encadernados do "Mundo Português"; diversas fotografias; obras de arte; entre muitas outras peças de grande interesse histórico.

Conhecendo a importância deste autor e do seu espólio, entendendo que a vida e obra de Augusto Cunha estão interligadas com as de António Ferro e Fernanda de Castro, sabemos que o lugar deste acervo é ao lado do da família Ferro. Assim, a Fundação passou a divulgar e a promover o estudo desta personalidade literária.

A Fundação publicou, este ano, no seu Sítio, muita informação sobre este espólio e ainda uma biografia (em curso) de Augusto Cunha. Está em conversações com a Universidade de Lisboa no sentido de receber o seu processo, esperando poder desta forma contribuir para um melhor conhecimento da personalidade.

O Fundo AFC divide-se hoje em 11 séries: Correspondência - Recortes de Imprensa - Escritos e actividades de Fernanda de Castro - Escritos e actividades de António Ferro - Escritos e actividades de Augusto Cunha - Escritos e actividades de outros autores - Fotografias - Álbuns de recordações - Documentos pessoais e de família - Música - Contabilidade, finanças e saúde.

Recebemos no final de 2018 o espólio de Maria Germana Tânger e de seu marido Manuel Tânger Correia e, também, um conjunto documental pertencente a António Ferro que, até Dezembro passado, estava em poder dos filhos de Fernando de Castro e Quadros Ferro. O tratamento destes conjuntos será efectuado no ano de 2019. Assim sendo, serão acrescentadas a este fundo as séries Escritos e actividades de Maria Germana Tânger e Manuel Tânger Correia.

ACÇÕES REALIZADAS, APOIADAS OU COM A PARTICIPAÇÁO DA FUNDAÇÃO

Em paralelo aos trabalhos de tratamento do acervo e de apoio directo aos investigadores, a Fundação realizou e participou em diversas acções culturais:

·     Janeiro, dia 31 – Assembleia-geral da Fundação António Quadros, realizada nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa.

·     Fevereiro, dia 24 – Visita dos membros do Rotary Club de Rio Maior à Fundação.

·     Março, dia 8 – Concelhio de Leitura organizado pela Câmara Municipal de Rio Maior com o apoio da Fundação: Mafalda Ferro integra o júri.

·     Abril, dia 18 - Feira de Turismo, organizada pelo ISLA Santarém, com exposição de peças da Fundação e palestra de Mafalda Ferro no Dia Internacional dos Museus e dos Sítios, em 2018 sob o mote "Património Cultural de geração para geração".

·     Maio, dia 15 – Apresentação da obra de Madalena Ferreira Jordão "Ascendência e descendência de Fernanda de Castro, na Sociedade de Geografia, com o apoio da Fundação António Quadros.

·     Maio, dia 20 - A Associação Agostinho da Silva, com o apoio da Fundação António Quadros representada por Madalena Ferreira Jordão, realiza no domingo de Pentecostes, as Festas do Divino Espirito Santo na Arrábida, tradição recuperada em 1991 por António Quadros com a colaboração e organização de Maurícia Teles, presidente daquela Associação.

·     Maio, dia 24 – José Guilherme Victorino lança a sua obra "Propaganda e Turismo no Estado Novo: António Ferro e a revista Panorama (1941-1949)", apresentada e prefaciada por Guilherme de Oliveira Martins e inaugura com o apoio da Fundação António Quadros uma exposição com o mesmo nome nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa.

·     Maio, dia 26 - Tertúlias de Cultura Portuguesa, no auditório do Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto: palestra "O tempo de Dalila Pereira da Costa e de António Quadros: ideias, palavras e silêncios", por Mafalda Ferro.

·     Junho, dia 29 – Visita às instalações da Fundação enquadrada na disciplina de «Patrimónios com História» de alunos e professores da Universidade Sénior do Mondego, Coimbra. Em sequência desta visita, foi solicitado a Mafalda Ferro que proferisse a oração de sapiência na cerimónia de abertura do ano académico, convite que, infelizmente, não pôde ser aceite.

·     Agosto, dia 11 – Apresentação da obra de Madalena Ferreira Jordão "Ascendência e descendência de Fernanda de Castro", no Hotel Londres Estoril, com o apoio da Fundação António Quadros.

·     Setembro, dias 21 e 22 – Congresso «Virgínia Victorino na cena do Tempo», com palestra "Virgínia Victorino e Fernanda de Castro: uma amizade para além do tempo", por Mafalda Ferro, na Biblioteca Municipal de Alcobaça. Em preparação, o respectivo Livro de Actas.

·     Novembro, dia 15 – Inauguração da exposição "A presença do Turismo na Fundação António Quadros", em Rio Maior, da responsabilidade da Fundação António Quadros.

·     Novembro, dia 28 - Cerimónia de entrega do Prémio António Quadros 2018 Turismo que, por deliberação de um júri presidido por José Guilherme Victorino e constituído também por Ana Filomena Figueiredo, Carla Ribeiro, Celestino Domingues, e Mafalda Ferro, foi entregue a Margarida Magalhães Ramalho em Rio Maior. Consultar texto do presidente do júri em anexo.

·     Novembro, dia 30 – Inauguração da exposição "O Presépio e a sua História", em Rio Maior, da responsabilidade da Fundação António Quadros.

·     Dezembro, dia 22 – Visita à Fundação de um grupo/tertúlia de amigos da filosofia.

PLANO EDITORIAL DA FUNDAÇÃO

Mafalda Ferro tratou, para reedição, os dois primeiros volumes de «Portugal, razão e mistério» de António Quadros; Joaquim Domingues, membro do Conselho Consultivo da Fundação, transcreveu o manuscrito de Portugal, razão e mistério III iniciado e não terminado por António Quadros.

A trilogia será publicada em volume único, em 2019 (espero…).

ANGARIAÇÃO DE RECEITAS

Uma das principais preocupações da Fundação é a sua sustentabilidade financeira que em 2018 se apoiou em duas fontes de receitas: Proveitos da livraria, donativos dos "Amigos da Fundação" e outras duas acções: a realização de um espectáculo e uma publicação sendo que parte destas receitas reverteram para a Fundação.

CONCLUSÃO:

Em termos de Actividades Realizadas, a Fundação cumpriu o Plano elaborado no ano anterior.

31 de Janeiro de 2019