Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
No decorrer de 2019 Imprimir e-mail

Actividades desenvolvidas em 2019:

 

- A – COLABORADORES: Em 2019, como habitual, as actividades da Fundação António Quadros (Fundação) foram realizadas em regime de voluntariado, apoiadas por colaboradores externos, por Amigos da Fundação e por membros dos Órgãos Sociais como, muito especialmente este ano, Joaquim Domingues, José Guilherme Victorino, Luís Almeida Gomes, Francisco d'Orey Manoel, Madalena Ferreira Jordão, Paulo Ribeiro Baptista e Pedro Martins; Além disso, resultado de um protocolo assinado com a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior, a Fundação recebeu em horário integral durante dois meses (4 de Fevereiro a 5 de Abril), dois estagiários em contexto de trabalho, alunos do curso de Técnicos de Multimédia e de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade da referida Escola; Nunca é de mais salientar o fundamental apoio prestado pela Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) e pelos seus técnicos sem o qual a Fundação não teria conseguido cumprir o Plano de Actividades para 2019.

 

- B – SÍTIO e NEWSLETTER DA FUNDAÇÃO: Através do seu Sítio e da Newsletter mensal, a Fundação dá a conhecer o seu acervo bem como actividades próprias ou apoiadas e, ainda, personalidades e Instituições de mérito e suas obras.

 

- C – APOIO À INVESTIGAÇÃO: O apoio à investigação é a principal prioridade da Fundação e legitima todas as restantes actividades, sejam elas de divulgação, disponibilização ou tratamento do acervo; A Sala de Leitura da Fundação esteve em 2019, como é habitual, aberta ao público todos os dias úteis. Com base no seu acervo, a Fundação apoiou este ano, além de um grande número de particulares, projectos e Instituições, o trabalho de dezenas de investigadores portugueses e estrangeiros.

 

Em Anexo: «Trabalhos de investigação apoiados pela Fundação em 2019. Temáticas»:

Almada Negreiros; Amália Rodrigues, Ary dos Santos e Fernanda de Castro; António Ferro e a Fotografia Impressa de Propaganda; António Ferro e a música – século XX, anos 30 a 60; António Ferro e A Ruiva, de Ramón Gómez de la Serna; António Ferro e Francisco Lage; António Ferro e o «Instituto Nacional do Livro»; António Ferro e Ramón Gómez de la Serna; António Quadros e o IADE; António Quadros, fundador do IADE; Augusto Cunha: Revistas literárias, século XX; Delfim Maya; Diplomacia Portuguesa na Turquia; Elvira de Freitas; Escritoras portuguesas com participação na imprensa brasileira no século XX: Fernanda de Castro; Fábrica de Loiça de Sacavém; Família de Gonta Colaço; Fernanda de Castro e Cecília Meireles; Fernanda de Castro e os Parques Infantis; Fernanda de Castro e Sarah Affonso; Fernanda de Castro e Tomás Ribeiro Colaço; Fernanda de Castro nos 'irrepetíveis e loucos anos vinte'; Fernanda de Castro: o «Pássaro Azul»; Frederico de Freitas; Gabriel d'Annunzio, António Ferro e Fiume; Ilustradores de Eça de Queiroz; Instituto da Cultura Portuguesa em Bruxelas; Jazz; José Gomes Bartholomeu Rodrigues; José Leitão de Barros; José Régio; Mamia Roque Gameiro; O Turismo no Estoril nos anos 30 do século XX; Palácio Foz; Alfredo Guisado, António Ferro e Augusto Cunha; Poesia de António Quadros; Prémios do SPN, 1934; Relações luso-italianas. António Ferro e Fernanda de Castro com intelectuais italianos; Ruy Coelho; Sarah Affonso; Stephan Zweig; Tomás Ribeiro Colaço; Turismo; Verde-Gaio.

 

- D – CONTACTOS COM PARTICULARES, INSTITUIÇÕES E UTILIZADORES: A Fundação foi solicitada por diversos particulares e instituições a participar e apoiar projectos externos, disponibilizando elementos documentais, bibliográficos e artísticos para consulta ou participando em colóquios, exposições, palestras, publicações, lançamento de livros. Organizou, além disso, acções colectivas como visitas à Fundação e workshops. Das Instituições, com quem a Fundação trabalhou mais assiduamente, destaca-se: Associação Agostinho da Silva; Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (ADEPA); Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico (EICEL); Escola Fernanda de Castro; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Fundação Calouste Gulbenkian; Hemeroteca Municipal de Lisboa; IADE - Creative University; Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC); Revista Visão; Universidade de Aveiro. Dos Utilizadores e outros particulares, não pertencentes à Fundação, salienta-se: Ana Rita Palmeirim; António Saez Delgado; António Valdemar: António Xavier; Eduardo Hartwich Nunes; Fernando Gebra; Fernando Tavares de Almeida; Francisco Ferro Gautier; Helena Marinho; Inês Borges; Joana Leitão de Barros; João Moreira dos Santos; Joaquim Pinto da Silva; Jorge Pereira de Sampaio; José António Barreiros; Luís Leal Pinto; Luís Santos Ferro; Manuel Silva Pereira; Margarida Magalhães Ramalho; Maria José Maya; Miguel Regada; Paulo Samuel; Rafael e Frederica de Freitas; Raul Proença Mesquita; Vasco Medeiros Rosa.

 

- E – TRATAMENTO DO ACERVO: Biblioteca, em 2019, deu-se, como sempre, especial atenção ao tratamento da Biblioteca da Fundação que acrescentou ao seu acervo parte da Biblioteca de Germana Tânger bem como diversas outras publicações doadas por vários beneméritos, tendo concluído o ano de 2019 com cerca de 8.200 exemplares, objectos de estudo com bastante interesse não só devido aos sublinhados e notas registadas na margem dos livros pelos seus proprietários como também às dedicatórias manuscritas dos autores. Muitas das obras recebidas em 2019 (cerca de 130) foram elaboradas com o apoio da Fundação que é mencionada nos Agradecimentos, nas imagens ou na transcrição de documentos; Arquivo Histórico, em 2019, deu-se especial atenção ao tratamento do espólio de Maria Germana Tânger, doado por António Tânger Correia depois da morte de sua mãe. Maria Germana foi, acima de tudo, Mestre no Ensino e na Divulgação da Poesia e da Arte de Dizer; foi também encenadora, actriz, autora literária, conferencista, realizadora de programas televisivos e radiofónicos, e de espectáculos. Este espólio que inclui também o do seu marido, o investigador Manuel Tânger Correia, compreende a biblioteca, obras de arte e o arquivo pessoal e de família que encerra documentos epistolares; fotografias; obras de arte; recortes de imprensa, e registos da sua intensa actividade ao longo da vida. No decorrer do tratamento deste espólio, vai-se produzindo, documento a documento, uma cronologia biográfica de Maria Germana que foi, aliás, em parte, publicada na newsletter de Janeiro, ano do seu nascimento (centenário) e morte. Este trabalho continua em execução e pretende-se que seja disponibilizado no Sítio da Fundação, quando terminado, como forma de apoiar o estudo e a divulgação da sua vida e obra. Conhecendo a importância cultural de Maria Germana, entendendo que a sua vida cruza amiúde com a de Fernanda de Castro e até com a de António Quadros, sabemos que o lugar deste acervo é ao lado do da família Ferro. Por esta razão, a Fundação assumiu (perante si própria) o compromisso de divulgar e promover o estudo da vida e obra desta personalidade. O Fundo AFC divide-se hoje em 12 séries: 01 - Correspondência; 02 - Recortes de Imprensa; 03 - Escritos e actividades de FC (Fernanda de Castro); 04 - Escritos e actividades de AF (António Ferro); 05 - Escritos e actividades de outros autores; 06 - Fotografias; 07 - Documentos pessoais e de família; 08 - Escritos e actividades de AC (Augusto Cunha); 09 - Álbuns de recordações; 10 - Contabilidade, finanças e saúde; 11 - Música; 12 - Escritos e actividades de MGT (Manuel e Germana Tânger).

 

- F – ACÇÕES REALIZADAS, APOIADAS OU COM A PARTICIPAÇÁO DA FUNDAÇÃO: Alternando com os trabalhos de tratamento do acervo, de apoio aos investigadores e em publicações, a Fundação realizou e participou em diversas acções culturais das quais se destaca:

· 25 de Janeiro, Rio Maior – reunião com Carlos Rosa, Reitor do IADE preparação da homenagem a António Quadros nos 50 anos do IADE.

· 31 de Janeiro, Lisboa, instalações da UAL – Assembleia-geral da Fundação António Quadros.

· 07 de Junho, Rio Maior – Visita à Fundação de um grupo de pensionistas da União Europeia acompanhados por Joaquim Pinto da Silva.

· 07 de Junho, Lisboa – A Fundação faz-se representar na Feira do Livro.

· 09 de Junho, Setúbal, Convento da Arrábida - 9.ª Festa do Espírito Santo.

· 19 de Junho, Rio Maior – Reunião com Ricardo Antunes, editor de Histórias Com Alma.

· 03 de Julho, Rio Maior – Cerimónia de Entrega do Prémio António Quadros a Isabel Jonet.

· 12 de Setembro, Lisboa – Lançamento do livro de Maria Barthez Memória de Francisco Lage.

· 09 de Outubro, Rio Maior - Inauguração Expo Acervos em diálogo: Frederico e Elvira de Freitas com António Quadros, Fernanda de Castro e António Ferro.

· 16 de Outubro, Lisboa - Apresentação de  Histórias do Palácio Foz, de António Xavier.

· 16 de Outubro, Lisboa, MNAC – Visita à expo Sarah Affonso: os dias das pequenas coisas.

· 16 de Outubro, Lisboa – Visita à expo de fotografia de Paulo Ribeiro Baptista.

· 21 de Outubro, Lisboa – 81 anos da Escola Fernanda de Castro

· 06 de Novembro, Lisboa, MNAC – Apresentação do livro Virgínia Victorino na cena do Tempo, com artigo «Virgínia Victorino e Fernanda de Castro: uma amizade para além do tempo», por MF.

· 11 de Novembro, Rio Maior – Inauguração da Expo e lançamento do livro Descobrir São Pedro do Sul 2019, de Miguel Regada.

· 26 de Novembro, Rio Maior – workshop Tratamento de Arquivos, para técnicos do Arquivo e da Biblioteca da Universidade de Aveiro.

· 06 de Dezembro, Lisboa, S. Jorge – Visualização do documentário de João Vasco Balada para um Piano.

· 07 de Dezembro, Alcobaça – Apresentação, por MF, do livro Virgínia Victorino: vida e obra, de Jorge Pereira de Sampaio.

 

- G – PLANO EDITORIAL DA FUNDAÇÃO: Com o incontornável apoio de Joaquim Domingues e de Pedro Martins, membros do Conselho Consultivo, a Fundação terminou os trabalhos associados à publicação de Portugal, Razão e Mistério – a trilogia obra que será apresentada pela primeira vez no dia 21 de Março em Rio Maior.

 

- HLIVRARIA ANTÓNIO QUADROS: A «Livraria António Quadros» nasceu em 2009 com dois objectivos precisos: angariar receitas e apoiar os trabalhos de investigação, disponibilizando obras difíceis de encontrar, essenciais aos seus estudos. Tinha nessa altura cerca de 25 títulos. As obras colocadas à venda existem já na biblioteca e são na sua maioria fruto de doações embora um reduzido número tenha sido adquirido. Hoje, este acervo, segunda fonte de receita da Fundação, reúne 1769 volumes distribuídos por 291 títulos. No seu acervo, a livraria integra igualmente os exemplares das suas edições próprias. Complementando esta valência, a livraria comercializa para venda, com os mesmos objectivos, imagens de documentos para consulta ou publicação mediante a assinatura de um acordo prévio com o cliente e necessária avaliação do pedido. A Livraria recebe obras literárias destinadas a abate ou, amiúde, ao lixo, que, não pertencendo a temáticas ou autores procurados na Fundação, são oferecidas a visitantes, escolas ou particulares. A Livraria António Quadros participou ainda, ocasionalmente, em feiras de venda ou de troca de livros.

 

- I – ANGARIAÇÃO DE RECEITAS: Uma das principais preocupações da Fundação é a sua sustentabilidade financeira que em 2019 se apoiou em duas fontes de receitas: Proveitos da Livraria e Donativos de "Amigos da Fundação".