EDITORIAL, por Mafalda Ferro Imprimir e-mail

Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento tem por fim o estudo e a divulgação do Pensamento e da Obra de António Quadros, Fernanda de Castro, António Ferro, Augusto Cunha, Maria Germana Tânger, Manuel Tânger Correia e de quaisquer outras personalidades de mérito.

CAIXA DE INFORMAÇÕES

- A inauguração da exposição «Amália Rodrigues e Fernanda de Castro - evocação de uma amizade» acontecerá na Universidade de Aveiro, às 14.30h de dia 26 de Outubro, patente até 21 de Novembro.

- A cerimónia de entrega do Prémio António Quadros 2020 MÚSICA ao compositor e intérprete José Cid será realizada a 18 de Novembro de 2021, às 21.30h, no Cineteatro - Casa da Cultura de Rio Maior. Generosamente, o galardoado tocará e cantará para todos os presentes.

A Entrada é Livre, mediante marcação e prévio levantamento de ingressos. Para esse efeito, contacte o Cineteatro (243000305) ou a Fundação António Quadros (965552247). Junte-se à Fundação para homenagear e ouvir o grande José Cid.

- A obra António Ferro - Ficção será publicada em Novembro. Acompanhe AQUI , no Sítio da E-Primatur, o andamento do projecto, informações sobre o autor e como adquirir o seu exemplar a preço de lançamento. Como referido por Hugo Xavier no referido Sítio:

A produção literária de António Ferro faz dele provavelmente o único escritor modernista português a focar-se maioritariamente na prosa.

António Ferro foi o jovem editor da revista Orpheu. A sua ligação ao modernismo vinha do convívio com Mário de Sá-Carneiro e outros jovens.

A sua primeira fase de escritor focou-se no modernismo, tendo escrito poesia, teatro e, sobretudo, prosa ficcional.

A ficção de António Ferro está centrada exclusivamente nos anos 20 do século XX. Fundamentalmente composta por contos e novelas curtas, centra-se na figura feminina, que, para o autor, encarna a novidade da época moderna. Vamps, galãs e carrões enchem os seus contos e novelas.

Os contos e novelas de António Ferro fazem a perfeita travessia dos temas tradicionais da ficção da época para o estilo e a mentalidade modernas. Nisso é um escrito único cujo paralelo possível entre os escritores vanguardistas da época está, de forma quase exclusiva, nas obras de Ramón Gómez de la Serna (que prefaciou uma das novelas de Ferro no que foi reciprocado por este) ou da britânica Mina Loy.

Um certo erotismo, muito humor na construção de personagens que se afirmam como personagens-tipo, assumindo, porém, uma irreverência inesperada, são as marcas destes textos de grande modernidade, em que cada frase é lapidada na perfeição, constituindo cada livro uma obra literária independente, por vezes com uma escrita aforística e impetuosa que projecta a mulher portuguesa para a época moderna.

Com este volume o leitor português tem, pela primeira vez, acesso a um dos grandes escritores modernistas nacionais numa faceta da sua obra pouco conhecida, mas que pode mesmo constituir-se, ao contrário das de outros contemporâneos como Pessoa, Sá-Carneiro ou Almada, como uma espécie de elo perdido da evolução da prosa ficcional portuguesa para a sua maturidade moderna.

Compõem este volume: Teoria da Indiferença (1920); Leviana (1921); Batalha de Flores (1923); A Amadora dos Fenómenos (1925); e duas novelas nunca antes recolhidas em livro: Duelo de Morte (1928) e Suicídio (1929).

Este volume é também enriquecido com um extratexto impresso a cores, contendo a reprodução das capas das edições originais, entre outros materiais iconográficos, feitas por alguns dos pintores e ilustradores mais importantes do primeiro modernismo: António Soares, Bernardo Marques ou Mário Eloy.

Leia  AQUI  a newsletter  n.º 177  - Outubro de 2021.

Editorial – Entrega do Prémio António Quadros MÚSICA a JOSÉ CID; Criação de um novo jornal em Rio Maior.
01 – Exposição «Amália Rodrigues e Fernanda de Castro: evocação de uma amizade» (segunda edição, em itinerância), na Universidade de Aveiro. Divulgação e convite.
02 – António Ferro: Ficção, obra disponível para venda, meados de Novembro. Divulgação.
03 – 65 Anos depois da morte de António Ferro: Tempos felizes e de Mário de Sá-Carneiro, por Mafalda Ferro.
04 – Fernanda de Castro e António Ferro: O Primeiro Encontro – Cem Anos Depois, por Mafalda Ferro e Fernanda de Castro.
05 – Mário Braga (1921/2016), Centenário do seu Nascimento, por Mafalda Ferro.
06 – Livraria António Quadros, em promoção: António Ferro: 120 anos depois. Actas.

Livraria Artes e Letras, em Óbidos!

Depois de 30 anos em Lisboa, a Livraria Artes e Letras, inaugurou novas instalações na Vila Óbidos. Luís Almeida Gomes, proprietário e Alma deste emblemático e histórico espaço, trabalha há três décadas ajudando, (in)formando e despertando curiosidades e consciências - para a palavra escrita e para o mundo - através da Leitura, de Encontros, Tertúlias ou Exposições temáticas.

Aos «Amigos da Fundação António Quadros»:

Se ainda não o fez, e se puder, por favor, efectue como de costume a transferência relativa ao seu contributo financeiro anual da seguinte forma:

Transferência Bancária identificada para Fundação António Quadros

NIB: 0010 0000 5227502 0001 18 (BPI); IBAN: PT50 0010 0000 5227 5020 0011 8; BIC/SWIFT: BBPIPTPL

Voluntariado na Fundação António Quadros:

Ocupe o seu tempo livre de forma útil e gratificante.

Alimente o espírito e enriqueça os seus conhecimentos.

Multiplique as suas competências.

Depois deste tempo de confinamento, venha conversar connosco e conhecer as instalações da Fundação situadas no edifício da Biblioteca Municipal de Rio Maior.

Ligue e marque uma visita: 965552247 | 243 999 310.