Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
CRONOLOGIA HISTÓRICA DA FUNDAÇÃO Imprimir e-mail

 

Fundação António Quadros: Cronologia Histórica

 

1956, 11 de Novembro

Morte de António Ferro: o seu espólio fica na posse de sua mulher, Fernanda de Castro.

 

1993, 21 de Março

Morte de António Quadros: o seu espólio fica na posse de sua mulher, Paulina Ferro.

 

1994, 19 de Dezembro

Morte de Fernanda de Castro: o seu espólio é herdado por seu filho, Fernando Manuel, e pelos seus três netos, António, Mafalda e Rita Ferro.

 

1994/2005

O espólio de Fernanda de Castro e António Ferro é tratado em sua casa por Mafalda Ferro, a fim de se decidir qual o seu destino, sendo, então, criado o Arquivo da Família Ferro que começa a ser disponibilizado a investigadores.

 

1999

Publicação por Mafalda e Rita Ferro de “Retrato de uma família: Fernanda de Castro. António Ferro. António Quadros. Fotobiografia”.

 

2004, 4 de Janeiro

Morte de Fernando Manuel de Castro e Quadros Ferro: o seu espólio é herdado por seus filhos Manuel Vicente e Stephanie Barbara Lemonnier Ferro.

 

2006, 31 de Agosto

Início do processo de estruturação da Fundação António Quadros por José Carlos Calazans e Mafalda Ferro.

 

2007

7 de Janeiro de 2007

Compromisso verbal, por parte dos cinco netos de António Ferro e Fernanda de Castro, de doação do seu espólio documental, caso se concretize o projecto “Fundação António Quadros”.

8 de Março de 2007

Pedido de um espaço em Lisboa para a Fundação António Quadros em carta dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Luís Santos Costa.

26 de Abril de 2007

Primeira reunião oficial da Comissão Instaladora da Fundação António Quadros: Mafalda Ferro, Maria de Bragança, Luís Moreira, Rui Neves da Silva (ROC), Rui Lopes (TOC) e Teresa Moura Coutinho.

16 de Maio de 2007

Segunda reunião da Comissão Instaladora da Fundação António Quadros: Mafalda Ferro, Maria de Bragança, Luís Moreira, Francisco d`Orey Manoel, José Carlos Calazans, Mário Quina e Teresa Moura Coutinho que assessorou a reunião.

24 de Maio de 2007

Terceira reunião da Comissão Instaladora da Fundação António Quadros: Mafalda Ferro, Maria Barthez, Luís Moreira, José Carlos Calazans, Mário Quina, Rui Albuquerque assim como Rui Neves da Silva (ROC), Rui Lopes (TOC) e Teresa Moura Coutinho que assessorou a reunião.

18 de Outubro de 2007

Avaliação do espólio de António Ferro e Fernanda de Castro por Isabel da Cunha d’Eça (Maiorca).

 

2008

20 de Fevereiro de 2008

Avaliação do espólio de António Quadros por Artes e Letras - Livreiro Antiquário - Luís Almeida Gomes.

6 de Maio de 2008

Instituição da “Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento”, pessoa colectiva de direito privado n.º 508524873, com sede em Rio Maior, na Rua Capitão Castelo n.º 6, em Vale de Óbidos, Rio Maior.

Instituidores: Ana Mafalda Roquette de Quadros Ferro; António Duarte Roquette de Quadros Ferro; Manuel Vicente Lemonnier Ferro; Paulina Maria de Roure Roquette Ferro; Rita Maria Roquette de Quadros Ferro; Stéphanie Bárbara Lemonnier Ferro. Estiveram presentes no cartório notarial de Melânia Jones Ribeiro, em Lisboa, Rui Patrício Albuquerque, António Roquette Ferro e Mafalda Roquette Ferro representando também sua mãe Paulina Maria de Roure Roquete Ferro, sua irmã Rita Maria Roquette de Quadros Ferro e seus primos Stephanie Barbara e Vicente Lemmonier Ferro.

Fundadora: Mafalda Ferro.

Setembro de 2008

Reunião de um júri constituído por António Roquette Ferro; Francisco Roquette Ferro Gautier; João Alves Miranda; Luís Almeida Gomes; Madalena Ferreira Jordão; Mafalda Ferro; Maria Barthez; Mário Gentil Quina para constituição de um concurso destinado a selecionar a “Imagem Gráfica da Fundação António Quadros”, elaboração de regulamento e apreciação de projectos apresentados. Local: Rua Palmira, 10, r/c Esq., Lisboa.

5 de Outubro de 2008

Convite a um grupo de designers gráficos, diplomados pelo IADE criado por António Quadros em 1969, no sentido de apresentarem a concurso um projecto para a “Imagem Gráfica da Fundação António Quadros”. Participantes: António Brum; Duarte Pinheiro de Mello; Fernando Oliveira; José Maria Ribeirinho; Luísa Reis Paulo; Mafalda Samwell Diniz; Pedro Albuquerque; Rita Maia Moura.

28 de Outubro de 2008

Reunião com os designers a concurso “Imagem Gráfica da Fundação António Quadros”. Local: Lisboa, Sala de Leitura da SCML.

 

2009

8 de Janeiro de 2009

Reconhecimento da Fundação António Quadros, por Despacho n.º 2400/2009 assinado pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. Jorge Lacão. Documento entregue em mão por José Maria Sousa Rego, Secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Criação por Mafalda Samwell Diniz de uma medalha e por João Abrantes de uma escultura, peças comemorativas da data.

7 de Fevereiro de 2009

Primeira reunião do Conselho de Administração da Fundação António Quadros. Tomada de posse dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal. Foi aprovado por unanimidade e aclamação um voto de louvor e agradecimento aos Instituidores da Fundação, herdeiros de Fernanda de Castro e de António Ferro que, ao doarem o espólio da família, haviam possibilitado a existência da Fundação António Quadros – Cultura e Pensamento.

Fundadora e Primeira Presidente: Mafalda Ferro.

Primeiro Conselho de Administração: Mafalda Ferro (presidente); António Roquette Ferro; Francisco d’Orey Manoel; Luís de Almeida Gomes; Maria Barthez (vice-presidente); Rui Patrício Albuquerque; Mário Serra Gentil Quina.

Primeiro Conselho Fiscal: Sara do Ó Chaves (CF-TOC); Teresa Moura Coutinho (CF); Rui Neves da Silva (CF-ROC).

23 de Março de 2009

Cerimónia oficial de apresentação da Fundação António Quadros, no Círculo Eça de Queiroz, casa fundada por António Ferro (sócio nº 1), em Lisboa. Exposição dos projectos apresentados pelos designers participantes no concurso “Imagem Gráfica da Fundação António Quadros”. Entrega de Prémio (Troféu) a Mafalda Samwell Diniz, vencedora do concurso.

4 de Maio de 2009

Pedido de um espaço em Lisboa para a Fundação António Quadros em carta dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Luís Santos Costa.

26 de Maio de 2009

Pedido de subsídio ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor José Mariano Gago.

14 de Julho de 2009

Publicação do primeiro número da newsletter mensal da Fundação.

8 de Outubro de 2009

Informação enviada pelo Professor José Mariano Gago sobre a “disponibilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em apoiar o esforço inicial da Fundação com o objectivo de assim contribuir para o reforço do conhecimento e da actividade científica nos domínios próprios da Fundação.”.

4 de Setembro de 2009

Pedido de rectificação e alteração dos Estatutos da Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento enviado à Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

13 de Outubro de 2009

Aprovação pelo Secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. José Maria Sousa Rego, da primeira alteração aos Estatutos iniciais da Fundação.

15 de Dezembro de 2009

Assinatura do protocolo de cooperação entre a FCT e a Fundação António Quadros.

16 de Dezembro de 2009

Alteração dos Estatutos da Fundação realizada em escritura lavrada no cartório notarial de Melânia Jones Dores Valente Ribeiro, em Lisboa.

 

2010

9 de Janeiro de 2010

A Fundação completa o seu primeiro ano de existência. No decorrer deste ano, caminhou rumo aos objectivos pretendidos e, com o apoio da FCT (protocolo já assinado) inicia-se uma nova e fundamental etapa, ponto de partida para a concretização dos grandes objectivos da Fundação.

16 de Abril de 2010

Transferência da Biblioteca de António Quadros para a sede cultural da Fundação. Estes livros constituem um indispensável instrumento de trabalho para os que estudam a obra de António Quadros pois contêm sublinhados e notas à margem redigidas por AQ.

11 de Março de 2010

Inauguração da Exposição «Suroeste. Relaciones literarias y artísticas entre Portugal y España (1890-1935)»,  realizada pelo MEIAC (Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo – Badajoz) com a colaboração da Fundação António Quadros. Comissariada por António Franco, Antonio Sáez Delgado, Juan Manuel Bonet, Luís Manuel Gaspar, Sara Affonso Ferreira.

21 de Março de 2010

Lembrando a data da morte de António Quadros, Gonçalo Sampaio e Mello apresentou “Alma, Sonho, Poesia – selecção de poemas de Fernanda de Castro", primeira obra editada pela Fundação António Quadros. Maria João Quadros, Gonçalo da Câmara Pereira e José Campos e Sousa cantaram poemas de Fernanda de Castro e de António Quadros. As celebrações decorreram nas instalações da Arte na Linha – Formação Criativa, escola de artes fundada e dirigida por António Roquette Ferro.

23 de Maio de 2010, domingo de Pentecostes

António Quadros foi recordado na XX Festa do Espírito Santo organizada no Convento Sonho – Associação Agostinho da Silva por Maurícia Teles e Paulo Borges, com o apoio do Convento da Arrábida – Fundação Oriente. Foram lidos textos de Agostinho da Silva, António Quadros e Dalila Pereira da Costa. Os cânticos incluíram “Trovas para o Menino Imperador” de António Quadros musicados por Maurícia Teles.

6 de Agosto de 2010

Morte de Paulina Roquette Ferro, viúva de António Quadros, patrona, instituidora e membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Não será esquecida.

 

2011

7 de Fevereiro de 2011

Assinatura do protocolo de cooperação entre o Instituto dos Museus e da Conservação, através do Museu de Arte Popular, e a Fundação António Quadros.

25 de Fevereiro de 2011

- Declaração do Estatuto de Utilidade Pública, por despacho 4343/2011, assinado por João Tiago Valente Almeida da Silveira, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que referiu “Trata-se de uma Fundação que evidencia, face às razões da sua existência e aos fins que visa prosseguir, manifesta relevância social. Coopera com entidades públicas e privadas na prossecução dos seus fins."

- Assinatura do protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Fundação António Quadros.

26 de Março de 2011

Homenageando António Quadros, foram apresentadas no Palácio Foz em Lisboa, as obras António Quadros, 18 anos e Delfim Santos e a Família Castro e Quadros Ferro, duas obras editadas pela Fundação António Quadros Edições.

14 de Julho de 2011

- Criação do Prémio António Quadros om o objectivo de celebrar a vida e a obra de António Quadros, assim como de distinguir, encorajar e divulgar o pensamento português nas suas múltiplas expressões e géneros, tarefa a que o pensador dedicou grande parte da sua actividade intelectual.

- Entrega do Prémio António Quadros 2011 FILOSOFIA por Mafalda Ferro, presidente da Fundação, e por António Braz Teixeira, presidente do júri também constituído por Miguel Real, Manuel Ferreira Patrício, Manuel Cândido Pimentel e Paulo Borges, a Afonso Rocha pela sua obra Natureza, Razão e Mistério – Para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno),  no Palácio da Independência da Sociedade de História da Independência de Portugal (Sala Antão de Almada).

13 de Dezembro de 2011

Por iniciativa de Gonçalo da Câmara Pereira, o CDS-PP, o PSD, o MPT e o PPM, apresentaram à Assembleia Municipal uma recomendação para que se atribua à Fundação António Quadros instalações no Município de Lisboa. Esta recomendação reuniu ainda o apoio de vários independentes, tendo sido aprovada por maioria absoluta e encaminhada ao Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

 

2012

3 de Fevereiro de 2012

Reunião com Catarina Vaz Pinto, vereadora da CML, com vista à atribuição de um espaço em Lisboa para a Fundação, como deliberado pela Assembleia Municipal.

23 de Fevereiro de 2012

Aprovação e publicação no Portal da Justiça das alterações introduzidas nos Estatutos.

 8 de Maio de 2012

- Colóquio «Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro?», realizado nas instalações da ESHTE no Estoril. A abertura da sessão esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreira. A coordenação geral do projecto foi de Mafalda Ferro. Moderado por António Roquette Ferro e Fernando João Moreira, o Colóquio contou com a participação de Alberto Marques; Armando Rocha; Celestino Domingues; Gabriela Carvalho; José Guilherme Victorino; Manuel Coelho da Silva; e Margarida Magalhães Ramalho, que abordaram, respectivamente, as temáticas «Turismo em Portugal. Explorar o Passado, Perspectivar o Futuro»; «Turismo e Hotelaria passado, presente e futuro»; «Turismo, os primeiros anos 1911-1930»; «As Festas da Cidade de Lisboa»; «O Legado de António Ferro em Prol do Turismo»; «Turismo e Identidade»; «Estoril na Vanguarda do Turismo».

- Inauguração da exposição «A acção de António Ferro em prol do Turismo» com elementos associados à História do Turismo em Portugal, no âmbito do Colóquio do Turismo. Em exibição pôde visualizar-se, além do busto de António Ferro, por Álvaro de Brée, um conjunto inédito de fotografias, diplomas, obras literárias, mapas, cartazes de turismo, postais e, ainda, uma mostra de artesanato popular.

27 de Maio de 2012

22.ª Festa do Espírito Santo”, na Arrábida, organizada por Maurícia Teles, com o apoio da Fundação António Quadros.

14 de Julho de 2012

Apresentação das mais recentes edições da Fundação António Quadros: Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro? – Actas; três colecções de 12 de postais: «Cartazes de Turismo»; «Edições SPN/SNI»; Revistas Panorama».

3 de Setembro de 2012

Declaração de interesse cultural da Fundação António Quadros para efeitos de mecenato em relação ao projecto «Apoio à investigação e Tratamento do Espólio Documental 2013/2015», por Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura.

13 de Setembro de 2012

Comunicado do Conselho de Ministros no final do processo «Censo às Fundações» pelo qual se entende que a Fundação António Quadros não será extinta e conservará o Estatuto de Utilidade Pública.

19 de Outubro de 2012

Assinatura do protocolo de colaboração com a Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete para os Meios de Comunicação Social – Palácio Foz, adiante designado por GMCS.

14 de Novembro de 2012

Entrega do Prémio António Quadros 2012 POESIA por um júri presidido por José Carlos Seabra Pereira e também constituído por António Cândido Franco, Fernando J. B. Martinho, Nuno Júdice e Pedro Mexia, a Lendas da Índia de Luís Filipe Castro Mendes em cerimónia realizada no Palácio Foz em Lisboa, ao som da música de Rão Kyao e na presença de quase uma centena de personalidades.

 

2013

Fevereiro de 2013

Colóquio «António Quadros nos 20 Anos da sua morte», promovido pelo Círculo António Quadros com o apoio da Fundação.

15 de Março de 2013

Conforme exposto na informação dos serviços DAJD/179/2013 do processo administrativo n.º 38/VER/2013, instruído na Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros, através do Despacho n.º 10503/2012, de 31 de Julho de 2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 151, de 6 de Agosto de 2012, foi confirmado o Estatuto de Utilidade Pública da Fundação pelo Secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Maria de Barros Serra Marques Guedes. O Estatuto passa a reger-se pelo disposto na Lei-Quadro das Fundações.

6 de Maio de 2013

Assinatura de protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Rio Maior. Local: Câmara Municipal de Rio Maior. Estiveram presentes Isaura Morais, presidente da CMRM; Sara Fragoso, vereadora da cultura; e Mafalda Ferro, presidente da Fundação.

13 de Maio de 2013

Abertura do Colóquio «António Quadros: Obra. Pensamento. Contextos. Nos 90 anos do seu nascimento e 20 anos da sua morte» promovido pelos Centros de Estudos de Filosofia (CEfi) e de Comunicação e Cultura (CECC) da Universidade Católica de Lisboa, pela Fundação António Quadros e pelo Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro, sob o Alto Patrocínio de Maria Cavaco Silva, em parceria com as Câmaras Municipais de Lisboa e de Cascais. Local: Casa da Cultura de Cascais.

14 e 15 de Maio de 2013

Colóquio internacional «António Quadros: Obra, Pensamento, Contextos. Nos 90 anos do seu nascimento e 20 anos da sua morte». Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, auditório 2.

Maio/Junho de 2013

Exposição «António Quadros: vida e obra 1923-1993», em parceria com a Biblioteca Universitária João Paulo II. Local: Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

Junho de 2013

Colóquio «António Quadros 1923–1973», promovido pelo Círculo António Telmo.

13 de Julho de 2013

- Inauguração das novas instalações da Fundação em Rio Maior, cedidas pelo Município de Rio Maior. Na cerimónia de inauguração tomaram da palavra Isaura Morais, presidente da CMRM; Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura e membro do Conselho Consultivo da Fundação; Mafalda Ferro, presidente da Fundação; e Mafalda Samwell Diniz, autora da imagem gráfica da Fundação.

- Inauguração da exposição «António Quadros: vida e obra», realizada pela Fundação com apoio da Biblioteca Municipal Laureano Santos. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

Outubro de 2013

- IV Encontro dos Amigos da Fundação António Quadros.

- Publicação do n.º 12 da revista «Nova Águia» dedicada a «António Quadros, rosto mais visível da Filosofia Portuguesa nos 20 anos da sua morte» (2.º semestre de 2013), com o apoio da Fundação.

16 de Novembro de 2013

Entrega do Prémio António Quadros 2013 ROMANCE à obra A Cidade de Ulisses de Teolinda Gersão por Mafalda Ferro, presidente da Fundação e por Manuel Cândido Pimentel, presidente do júri também constituído por Alexandra Lopes, Guilherme Oliveira Martins, Manuel Frias Martins e Maria João Lopo de Carvalho.

- Apresentação por António Braz Teixeira e Renato Epifânio do n.º 12 da revista «Nova Águia» dedicada a «António Quadros, rosto mais visível da Filosofia Portuguesa nos 20 anos da sua morte». Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

5 de Dezembro de 2013

Realização do Colóquio, organizado por Teresa Rita Lopes «Nós os de Orpheu» com a participação de Mafalda Ferro que apresentou, em nome da Fundação a comunicação «No rasto de António Ferro e de Fernanda de Castro». Local: Academia das Ciências de Lisboa.

11 de Dezembro de 2013

A Fundação, com o apoio da CMRM,  inaugurou a exposição de presépios «Natal quer dizer Nascimento» que patenteou mais de 50 presépios executados num período temporal de cerca de 75 anos (1938-2013) em diversos materiais naturais e sintéticos, nomeadamente tijolo, acrílico, pedra, vidro, barro, tecido, gesso, sabonete, cortiça, madeira e porcelana. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

 

2014

27 de Março de 2014

- Colóquio «Vamos falar de provérbios» organizado pela Fundação e pela Biblioteca Laureano Santos no âmbito da comemoração dos «8 Séculos da Língua Portuguesa». Workshop e palestra de Rui Soares, presidente da Associação Internacional de Paremiologia.

- Inauguração da exposição bibliográfica «Provérbios» realizada pela Fundação e pela Biblioteca Laureano Santos em Rio Maior. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

8 de Junho de 2014

Festa do Espírito Santo na Arrábida, Domingo de Pentecostes. Participação: Associação Agostinho da Silva, Fundação António Quadros e representantes de diversos grupos culturais e religiosos. Organização de Maurícia Telles.

13 de Junho de 2014

Inauguração da exposição documental, artística e bibliográfica de peças existentes no acervo da Fundação «De Fernando Ninguém a Fernando Pessoa, a presença de Fernando Pessoa na Fundação António Quadros» patente até dia 30 de Junho. Usaram da palavra: José Albino Correia, director da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior; Ana Filomena Figueiredo, vereadora da Câmara Municipal de Rio Maior; Mafalda Ferro, presidente da Fundação; Francisco Moraes Sarmento, investigador da Fundação. Âmbito: 126.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

15 de Outubro de 2014

Recepção de candidaturas ao concurso «Retrato de Fernanda de Castro» (desafio lançado às crianças das escolas de Rio Maior). Âmbito: 20 anos depois da morte de Fernanda de Castro. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

25 de Outubro de 2014

- Entrega do Prémio António Quadros 2014 LITERATURA INFANTO-JUVENIL à obra Nunca digas nunca de Lara Xavier, com ilustrações de Raquel Pinheiro.

- Entrega de uma Menção Honrosa a Este livro está a chamar-te (não ouves?) de Isabel Minhós, com ilustração de Madalena Matoso. Júri: Ana Maria Magalhães (presidente); João Ameal; Inês Pupo; Ana Pereira Martins. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

25 de Outubro de 2014

- Inauguração da exposição «Fernanda de Castro: uma vida dedicada às crianças, 20 anos depois da sua morte» patente até 11 de Dezembro.

- Entrega de prémios às vencedoras em exaequo do concurso «Retrato de Fernanda de Castro», Daniela Sofia Adrião e a Rita Chambel Henriques, respetivamente de nove e sete anos. Âmbito: 20 anos depois da morte de Fernanda de Castro. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

24 de Novembro de 2014

Inauguração da exposição documental, artística e bibliográfica de peças existentes no acervo da Fundação «A presença de Fernando Pessoa na Fundação António Quadros: de Fernando Ninguém a Fernando Pessoa», patente até dia 11 de Dezembro. Usaram da palavra: José Albino Correia, director da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior; Ana Filomena Figueiredo, vereadora da Câmara Municipal de Rio Maior; Mafalda Ferro, presidente da Fundação; Francisco Moraes Sarmento, investigador da Fundação. Âmbito: 126.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa. Local: Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior.

15 de Dezembro de 2014

Inauguração da exposição «O Presépio - e a sua História» (presépios, bibliografia e informação) patente até 9 de Janeiro de 2015. Âmbito: Celebração no Natal. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

 

2015

14 de Abril de 2015

- Seminário «António Ferro. O tempo. As ideias. O modo» organizado pela Fundação com o apoio da Sociedade de Geografia. Comissão Científica: Ana Cristina Martins; Guilherme d’Oliveira Martins; Madalena Ferreira Jordão; Mafalda Ferro; Vítor Escudero. Âmbito: 120 Anos depois do nascimento de António Ferro. Local: Sociedade de Geografia de Lisboa.

- Mostra de fotografias, livros, cartas, manuscritos e Falerística evocativa da Vida e Obra de António Ferro «António Ferro: A imagética da memória» patente até 30 de Abril. Organização: Mafalda Ferro; Vítor Escudero. Âmbito: 120 Anos depois do nascimento de António Ferro. Local: Sociedade de Geografia de Lisboa.

18 de Abril de 2015

- Exposição «A arte do ex-libris» Organização: Sérgio Avelar Duarte, presidente da Academia; Vítor Escudero. Âmbito: 120 Anos depois do nascimento de António Ferro. Local: Academia Portuguesa de Ex-Libris.

- Mesa Redonda em torno de António Ferro. Organização: Mafalda Ferro. Âmbito: 120 Anos depois do nascimento de António Ferro. Local: Academia Portuguesa de Ex-Libris.

4 de Maio de 2015

Assinatura de um protocolo de cooperação de estágios profissionais em contexto de trabalho com a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, nesse acto representada pelo director da escola, José Albino, e por Mafalda Ferro, presidente da Fundação. Local: Fundação António Quadros | Rio Maior.

28 de Maio de 2015

Assinatura de protocolo de cooperação com a Academia Lusófona Luís de Camões, o Instituto Fernando Pessoa – Língua Portuguesa e cultural lusófonas, Instituições, por Annabela Ritta e por Mafalda Ferro. Local: Lisboa | Rio Maior.

31 de Agosto de 2015

Inauguração da exposição «Junto ao Mar» patente até 27 de Julho de 2015. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

22 de Setembro de 2015

Inauguração da exposição «António Ferro e a modernidade da comunicação 1920 |1938» patente até 27 de Outubro 2015. Organização: Mafalda Ferro; Maria Barthez. Âmbito: 120 Anos depois do nascimento de António Ferro. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

22 de Setembro de 2015

Entrega do Prémio António Quadros 2015 IMPRENSA, ao jornal «Expresso», nesse acto representado por Francisco Pinto de Balsemão, presidente da «Impresa» e Ricardo Costa, director do “Expresso”, por Mafalda Ferro, presidente da Fundação e por Mário Zambujal, presidente do júri também constituído por Eugénio Alves, vogal; e por Cesário Borga, vogal. Local: Espaço Museológico da Biblioteca Laureano Santos | Fundação António Quadros | Rio Maior.

8 de Outubro de 2015

Assinatura de um protocolo de cooperação com a ALA – Academia de Letras e Artes, pelo seu presidente do Conselho de Administração, António Sousa Lara e por Mafalda Ferro. Local: ALA – Academia de Letras e Artes | Monte Estoril.

8 de Outubro de 2015

Palestra «António Ferro, uma viagem no tempo e na memória» assinada por Madalena Ferreira Jordão e Mafalda Ferro. Organização: António Sousa Lara; Madalena Ferreira Jordão; Mafalda Ferro; Vítor Escudero. Âmbito: 120 Anos depois do nascimento de António Ferro. Local: ALA – Academia de Letras e Artes | Monte Estoril.

20 de Outubro de 2015

Festa do 77.º Aniversário da Escola Fernanda de Castro fundada por Fernanda de Castro no Parque Infantil das Necessidades, com a colaboração da Junta de Freguesia da Estrela, nomeadamente da Equipa da Biblioteca / Unidade de Desenvolvimento Comunitário.

12 de Novembro de 2015

Assinatura de protocolo com o NewsMuseum a inaugurar no próximo ano em Sintra com um “módulo temático sobre a Propaganda em Portugal e no mundo” no qual António Ferro tem um lugar muito especial. Âmbito: Criação de um museu dedicado aos Media e ao Jornalismo. Local: Rio Maior | Sintra.

15 de Dezembro de 2015

Apresentação de António Quadros e António Telmo: epistolário e estudos complementares, edição conjunta da Fundação António Quadros Edições e da Labirinto de Letras Editores com o fundamental apoio do Projecto “António Telmo, vida e obra”. Abertura da sessão: Guilherme d'Oliveira Martins. Composição da Mesa: Miguel Real (apresentação da obra), Mafalda Ferro, João Ferreira, José António Barreiros, Pedro Martins. Local: Lisboa, Centro Nacional de Cultura.

 

2016

29 de Janeiro de 2016

Apresentação de António Quadros e António Telmo: epistolário e estudos complementares por Paulo Samuel, Pedro Martins, José António Barreiros e Mafalda Ferro. Local: Porto, Labirinto de Letras.

18 de Fevereiro de 2016

Apresentação por Alfredo Magalhães Ramalho, José Gabriel Queiró, José Guilherme Victorino, Mafalda Ferro e Paulo Ribeiro Baptista de António Ferro: 120 anos. Actas. Edição conjunta da Fundação António Quadros e da Texto Editores. Local: Lisboa, Círculo Eça de Queiroz.

19 de Março de 2016

Apresentação das obras António Quadros e António Telmo: epistolário e estudos complementares por Abel Lacerda Botelho, Pedro Martins; José António Barreiros e Mafalda Ferro; e António Ferro: 120 anos. Actas, co-edição da Fundação António Quadros e da Texto Editores, por Paulo Ribeiro Baptista. Local: Biblioteca Municipal de Sesimbra.

21 de Março de 2016

- Homenagem prestada a António Quadros, 23 anos depois da sua morte, pela Fundação António Quadros e pela Câmara Municipal de Rio Maior. Apresentação de diapositivos sobre a sua vida e obra.

- Apresentação das obras António Quadros e António Telmo: epistolário e estudos complementares por Ana Filomena Figueiredo, Pedro Martins, José António Barreiros e Mafalda Ferro; e António Ferro: 120 anos. Actas, co-edição da Fundação António Quadros e da Texto Editores, por Manuela Dâmaso. Local: Fundação António Quadros em Rio Maior.

04 de Abril de 2016

Declaração de interesse cultural, para efeitos de mecenato cultural, exarada pelo Senhor Ministro da Cultura, Dr. João Soares, em relação ao projecto “Apoio à Investigação e Tratamento do Acervo Documental, Bibliográfico e Artístico – 2016/2018”, iniciativa da responsabilidade da Fundação António Quadros.

7 de Maio de 2016

Inauguração da Exposição Documental e Bibliográfica «Mário de Sá-Carneiro – breve página de vanguarda e boémia». Apresentada por Manuela Dâmaso, a exposição documenta a vida de Sá-Carneiro desde os bancos do Liceu Camões até ao Hotel de Nice em Paris onde, a 26 de Abril de 1916, viria a por cobro à própria vida.

14 de Julho de 2016

Atribuição a Carmen Dolores do Prémio António Quadros 2016 TEATRO. Júri: José Carlos Alvarez, presidente; Ana Isabel de Vasconcelos, vogal; Duarte Ivo Cruz, vice-presidente; José Sinde Filipe, vogal. Carmen Dolores foi uma escolha óbvia, espontânea e consensual já que a sua dimensão humana e artística ultrapassa e justifica a sua carreira de actriz como se pode comprovar através de acções de sua autoria ou co-autoria como a criação do Teatro Moderno e da Casa do Artista ou a publicação de obras literárias, Memórias de Teatro, importantes subsídios para o estudo da História do Teatro em Portugal. Outro factor que importa referir é o seu papel activo na defesa constante dos seus companheiros e o seu incentivo aos actores mais novos.

3 de Outubro de 2016

Inauguração da Exposição “Teatros Históricos de Portugal - Homenagem ao Teatro Português e a Carmen Dolores”. Organizada por Mafalda Ferro com o apoio do Museu Nacional do Teatro e da Dança e da Câmara Municipal de Rio Maior, a exposição foi inaugurada na Fundação António Quadros em Rio Maior. Patente até 24 de Novembro.

8 de Novembro de 2016

Encerramento das comemorações dedicadas a Mário de Sá-Carneiro no centenário do seu nascimento.

9 de Dezembro de 2016

Cerimónia de entrega do Prémio António Quadros 2016 TEATRO a Carmen Dolores, em sua casa por Mafalda Ferro, Francisco d’Orey Manoel, José Carlos Alvarez, Duarte Ivo Cruz e Ana Isabel Vasconcelos. Esteve também presente Rui Veres, filho da homenageada.

 

2017

26 de Janeiro de 2017

Assembleia-geral da Fundação António Quadros, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa. Apresentação do Revisor Oficial de Contas, Luís Gonçalves da Cruz, e do Conselho Fiscal, agora constituído pela sua presidente Sara do Ó e pelas vogais Manuela Dâmaso e Maria Teresa Samwell Diniz.

10 de Abril de 2017

Apresentação da palestra «Fundação António Quadros: espaço de cultura e de Memória» por Mafalda Ferro aos sócios dos Rotários e demais visitantes, a convite do Rotary Club de Lisboa Estrela, presidido por Alexandra Costa Artur. Local: Lisboa.

9 de Maio de 2017

Palestra «Ascendência e Descendência de Fernanda de Castro» por Madalena Ferreira Jordão. Local: Lisboa, Sociedade de Geografia.

16 de Outubro de 2017

Inauguração da exposição de fotografia «Ser Jovem em Rio Maior», resultado de um concurso proposto aos jovens estudantes da Escola Profissional de Rio Maior.

8 de Novembro de 2017

Entrega a Pedro Letria do Prémio António Quadros 2017 FOTOGRAFIA e dos prémios do concurso fotográfico «Ser Jovem em Rio Maior» aos alunos da Escola Profissional de Rio Maior, destacando a fotografia como forma de expressão artística, de divulgação e de comunicação.

 

2018

22 de Janeiro de 2018

Morte de Maria Germana Tânger cujo espólio viria posteriormente a integrar o acervo da Fundação, por decisão do seu filho António Tânger Correia.

30 de Janeiro de 2018

Assembleia-geral da Fundação António Quadros, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa.

24 de Fevereiro de 2018

Visita dos membros do Rotary Club de Rio Maior à Fundação António Quadros.

8 de Março de 2018

Concelhio de Leitura organizado pela Câmara Municipal de Rio Maior com o apoio da Fundação António Quadros: Mafalda Ferro integra o júri.

20 de Maio de 2018

Festas do Divino Espirito Santo na Serra da Arrábida, tradição recuperada em 1991 por António Quadros com a colaboração e organização de Maurícia Teles, presidente daquela Associação. Participação da Fundação, no local, representada por Madalena Ferreira Jordão.

24 de Maio de 2018

Apresentação da obra e exposição, por José Guilherme Victorino, da sua obra Propaganda e Turismo no Estado Novo: António Ferro e a revista Panorama (1941-1949) Local: Lisboa, Universidade Autónoma de Lisboa.

26 de Maio de 2018

Palestra «O tempo de Dalila Pereira da Costa e de António Quadros: ideias, palavras e silêncios» por Mafalda Ferro. Âmbito: «Tertúlias de Cultura Portuguesa». Local: Porto, Palácete dos Viscondes de Balsemão.

18 de Abril de 2018

Palestra de Mafalda Ferro sobre António Ferro e o Turismo e mostra de peças do acervo da Fundação no ISLA Santaré. Âmbito: Feira de Turismo no Dia Internacional dos Museus e dos Sítios, em 2018 sob o mote "Património Cultural de geração para geração"-

29 de Junho de 2018

Visita enquadrada na disciplina de «Patrimónios com História» de alunos e professores da Universidade Sénior do Mondego, Coimbra, às instalações da Fundação.

31 de Julho de 2018

Finalização do tratamento do espólio de Augusto Cunha doado por seu neto e bisneto Pedro Cunha.

11 de Agosto de 2018

Apresentação da obra de Madalena Ferreira Jordão "Ascendência e descendência de Fernanda de Castro", no Hotel Londres Estoril, com o apoio da Fundação António Quadros.

28 de Agosto de 2018

Recepção dos espólios de Maria Germana Tânger e Manuel Tânger Correia doados por seu filho António Tânger Correia.

21 e 22 de Setembro de 2018

Apresentação por Mafalda Ferro da palestra «Virgínia Victorino e Fernanda de Castro, uma amizade para além do tempo», no Congresso «Virgínia Victorino na cena do tempo», em Alcobaça.

24 de Novembro de 2018

Com a exposição «A Presença do Turismo na Fundação António Quadros» como pano de fundo, a Fundação, na pessoa da sua presidente e de José Guilherme Victorino (presidente do júri) entregou o Prémio António Quadros 2018 Turismo a Margarida de Magalhães Ramalho.

30 de Novembro de 2018

Inauguração da exposição «O Presépio e a sua História», em Rio Maior, da responsabilidade da Fundação António Quadros.

22 de Dezembro de 2018

Visita à Fundação de um Grupo / Tertúlia de Amigos da Filosofia.

 

2019

31 de Janeiro de 2019

- Assembleia-geral da Fundação António Quadros, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa.

- Reunião do Júri do Prémio António Quadros 2019 EMPREENDEDORISMO, presidido por Francisco d'Orey Manoel e também composto por Ana Correia, Francisco Ferro Gautier, Gonçalo Sampaio e Mello, José Esteves Pereira, José Guilherme Victorino, Madalena Ferreira Jordão, Manuela Dâmaso, Patrícia Cunha, Paulo Ribeiro Baptista, Pedro Martins, Teresa Samwell Diniz e Vera Pimenta Roquette.

3 de Julho de 2019

Entrega do Prémio António Quadros 2019 EMPREENDEDORISMO a Isabel Jonet e de medalhas a grandes empreendedores de Instituições locais, entidades patrocinadoras oficiais do Prémio António Quadros: Câmara Municipal de Rio Maior, Cooperativa Terra Chã, Doces d'Aldeia, Enoport, Loja do Sal.

23 de Setembro de 2019

Declaração de Interesse Cultural da Fundação António Quadros para efeitos de mecenato em relação ao projecto «Apoio à Investigação, Tratamento e Divulgação do Acervo Documental Bibliográfico e Artístico – 2019/2022 por Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura.

9 de Outubro de 2019

Inauguração da Exposição «Acervos em Diálogo: Frederico e Elvira de Freitas com António Quadros, Fernanda de Castro e António Ferro», na Fundação António Quadros em Rio Maior.

21 de Outubro de 2019

Festa do 81.º Aniversário da Escola Fernanda de Castro, em Lisboa, com a participação no local de Mafalda Ferro, Madalena Ferreira Jordão e Maria Emília Neves da Silva.

11 de Novembro de 2019

Inauguração da Exposição de fotografia «Descobrir São Pedro do Sul»; lançamento do livro homónimo, na Fundação António Quadros em Rio Maior.

 

2020

31 de Janeiro de 2020

-Assembleia-geral da Fundação António Quadros, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa.

-Adesão de Joana Leitão de Barros, Francisco Ferro Gautier e Joaquim Pinto da Silva ao Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Madalena Ferreira Jordão, membro do Conselho Consultivo desde 2008, retira-se do referido Conselho para assumir funções no Conselho de Administração.

Março de 2020

Encerramento dos serviços de atendimento presencial da Fundação, devido ao início da pandemia provocada pelo vírus «Covid 19».

21 de Março de 2020

Publicação (sem cerimónia de apresentação) de «Portugal, Razão e Mistério – a trilogia», de António Quadros, pelas Edições Fundação António Quadros e Alma dos Livros. Volume que inclui as duas obras iniciais e o inédito Livro III "O Cálice da Última Tule" (incompleto), «Uma Nota Prévia» de Joaquim Domingues, um Posfácio de Pedro Martins, um texto de Pinharanda Gomes e, ainda, a entrevista que António Quadros concedeu a Antónia de Sousa em Março de 1993, dias antes da sua morte.

14 de Julho de 2020

Atribuição a José Cid do Prémio António Quadros 2020 MÚSICA. Cerimónia de entrega do Prémio adiada para 2021.

13 de Agosto de 2020

A Fundação António Quadros e o Município de Rio Maior assinam um protocolo de parceria que consiste na cooperação, divulgação e promoção da Casa-Museu Ruy Belo, bem como das iniciativas culturais, turísticas e outras que se venham a desenvolver nesse espaço e noutros correlativos e incluídos no Roteiro Ruy Belo.

31 de Outubro de 2020

Apresentação em Rio Maior por Renato Epifânio da Revista «Nova Águia» n.º 26 que publica a primeira colectânea de estudos sobre a vida e obra de Fernanda de Castro, por ocasião dos 120 anos do seu nascimento. Com artigos de António Quadros; António Roquette Ferro; Carmen Dolores; Eduardo Pitta; Fernando Dacosta; Fernando de Castro Ferro; Helena Marinho; Joana Leitão de Barros; José Carlos Seabra Pereira; Madalena Ferreira Jordão; Mafalda Ferro; Margarida Magalhães Ramalho; Paula Morão; Rita Ferro; Vasco Rosa; Manuela Dâmaso. E testemunhos de Alfredo Guisado, 1969; Álvaro Ribeiro, 1953; Amália Rodrigues, 8 de Dezembro; António Quadros, 1990; António Roquette Ferro, 2000; Aquilino Ribeiro, 1945; Augusto Santa-Rita, Abril de 1921; Cecília Meireles, 1930 e 1935; Delfim Santos, 1951; Eduardo Pitta, 2000; Fernando de Castro Ferro, 2000; João Bigotte Chorão, 2000; João de Barros, 1935; Joaquim Paço d'Arcos, 1946; Joaquim Veríssimo Serrão, 1990; Jorge Segurado, 1987; Jorge Segurado, 1987; José Carlos Ary dos Santos, 1974; José Leitão de Barros, 1955; Margarida Homem de Sousa, 2000; Maria Germana Tânger, 2000; Maria Helena Ferro da Cunha de Matos, 2000; Natália Correia, [1973]; Raul Lino, 1969; Teixeira de Pascoaes, 1952.

31 de Outubro de 2020

Celebrando Amália Rodrigues no ano do seu centenário e Fernanda de Castro, 120 anos depois do seu nascimento, a Fundação António Quadros e o Município de Rio Maior inauguram a exposição «Amália Rodrigues e Fernanda de Castro – evocação de uma amizade», apresentada por Francisco de Almeida Dias (Fernanda de Castro) e António Valdemar (Amália Rodrigues).

14 de Dezembro de 2020

No mês de nascimento e morte de Fernanda de Castro, termina-se a publicação mensal nas newsletters da Fundação da sua Agenda/Diário com os registos de 1970, transcrição por Maria Antunes Ferreira.

17 de Dezembro de 2020

Atribuição a Mafalda Ferro do título honorífico "Amicus Romaniae" 2020 pela promoção do intercâmbio cultural romeno-português no âmbito da actividade da Fundação António Quadros e pelo apoio concedido ao Instituto Cultural Romeno nos seus esforços para o reconhecimento em Portugal de algumas importantes personalidades culturais romenas, como Mircea Eliade, Pamfil Șeicaru e outros.

 

2021

31 de Janeiro de 2021

Assembleia-geral da Fundação António Quadros, realizada à distância. Adesão de Francisco de Almeida Dias e José António Barreiros ao Conselho Consultivo da Fundação António Quadros.

14 de Junho de 2021

Inauguração da Exposição «Fernando Pessoa – Vida. Personalidade. Génio».

 26 de Outubro de 2021

Inauguração da Exposição «Amália Rodrigues e Fernanda de Castro - evocação de uma amizade», na Universidade de Aveiro.

26 de Outubro de 2021

Assinatura de Protocolo de cooperação com a Universidade de Aveiro.

18 de Novembro de 2021

Entrega do Prémio António Quadros 2020 MÚSICA POPULAR a José Cid.

27 de Novembro de 2021

Inauguração da Exposição «A Magia do Presépio Tradicional». 

29 de Novembro de 2021

Assinatura de Protocolo de cooperação com a Cátedra David Mourão-Ferreira - Centro de Estudos Lusitânia (Universidade de Bari, Itália). 

 

2022

31 de Janeiro

Assembleia-geral da Fundação António Quadros, realizada à distância.

 

10 de Fevereiro

Mafalda Ferro integra o Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

 

11 de Fevereiro

Inauguração da exposição «Ruy Belo: História Pequena de um Grande Poeta (89 anos depois do seu nascimento)». Promoção: Fundação António Quadros e Câmara Municipal de Rio Maior. Autoria/Curadoria: Mafalda Ferro. Grafismo: Paulo Montez. Apoio: Dina Lopes. Patente até 21 de Março. Local: Rio Maior, Biblioteca Municipal.

 

8 de Julho

Inauguração da exposição «António Quadros, 'Portugal, Razão e Mistério? e a Filosofia Portuguesa», nos 99 anos de nascimento de António Quadros. Autoria/Curadoria: Mafalda Ferro. Promoção Fundação António Quadros. Apoio: Cmrm. Local: Rio Maior, Fundação António Quadros.

 

16 de Julho

Mesa Redonda I «António Quadros, 'Portugal, Razão e Mistério e a Filosofia Portuguesa», nos 99 anos de nascimento de António Quadros. Participação na Mesa: António Cândido Franco, Joaquim Domingues, Joaquim Pinto da Silva, José Almeida, Pedro Martins, Renato Epifânio (também moderador). Depoimentos de Anna Maria Moog Rodrigues, Guilherme d'Oliveira Martins e Maurícia Teles. Coordenação: Mafalda Ferro, Renato Epifânio. Local: Rio Maior, Fundação António Quadros.

 

24 de Outubro

Inauguração da exposição «António Ferro, Francis e o Verde-Gaio: Arte, Talento e Alma». Autoria/Curadoria: Mafalda Ferro. Grafismo: Paulo Montez (CMRM). Promoção: Fundação António Quadros. Apoio: CMRM. Patente até 24 de Novembro de 2023.

 

19 de Novembro

Mesa Redonda II « Re(Pensar Portugal à luz de ‘Portugal, Razão e Mistério’». Participação na Mesa: César Tomé, Manuel Cândido Pimentel, Renato Epifânio, (também moderador), Samuel Dimas. Coordenação: Mafalda Ferro, Renato Epifânio. Local: Fundação António Quadros, Rio Maior.

 

10 de Dezembro

Início das comemorações do centenário de nascimento de António Quadros. Sessão «O Portugal, Razão e Mistério, de António Quadros» Promoção: Associação Agostinho da Silva, Fundação António Quadros. Participação na Mesa: António Braz Teixeira, Rodrigo Sobral, Renato Epifânio.

Assinatura de protocolo de colaboração por Maurícia Teles (AAS) e Mafalda Ferro (FAQ), em representação da Associação Agostinho da Silva e da Fundação António Quadros. Coordenação: Mafalda Ferro, Maurícia Teles. Local: Lisboa, Associação Agostinho da Silva.

 

2023

25 de Janeiro

Assembleia-geral da Fundação António Quadros. Local: Lisboa, Universidade Autónoma de Lisboa.

 

27 de Fevereiro

Inauguração da exposição «Ruy Belo: 90 anos depois». Autoria/Curadoria: Mafalda Ferro. Grafismo: Paulo Montez (CMRM). Promoção: CMRM, Fundação António Quadros, União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João. Patente até 30 de Abril de 2023. Local: Rio Mior, Rua Poeta Ruy Belo.

 

21 de Março

Poesia e Memória: «António Quadros: 30 anos depois da sua morte» Momento Poético e musical: Paulo Montez (CMRM). Autoria/Curadoria: Mafalda Ferro. Promoção: Fundação António Quadros e CMRM. Local: Rio Maior, Biblioteca Municipal.

 

21 de Março

Inauguração da exposição «Tipografias e Registos: Pintura e Poesia em diálogo», de Fátima Ramalho. Autoria/Curadoria: Fátima Ramalho, Mafalda Ferro, Dina Lopes. Promoção: Fundação António Quadros, CMRM. Patente até 21 de Abril de 2023. Local: Rio Maior, Biblioteca Municipal.

 

10 de Abril

Assinatura de protocolo com a Associação Cultural Sebastião da Gama.

Local: Rio Maior, Fundação António Quadros.

 

27 de Maio

Colóquio de Homenagem a António Quadros nos 100 anos do seu nascimento. Organização: ICEA - Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, Ericeira. Presidente: José Freitas. Vice-Presidente: Anabela Almeida. Moderadora: Anabela Almeida. Participantes: Anabela Almeida, António Braz Teixeira, José António Barreiros, Mafalda Ferro, Renato Epifânio.

 

28 de Junho / 28 de Agosto

Exposição «António Quadros e Fernando Pessoa: Retratos e Livros»

Âmbito: Homenagem no Nascimento de António Quadros, 100 anos depois | De Fernando Pessoa, 135 anos depois

Autoria/Curadoria: Mafalda Ferro. Apoio: Câmara Municipal de Rio Maior.

Local: Rio Maior, Biblioteca Municipal / Fundação António Quadros.

 

12 de Julho

Colocação de placa de homenagem a António Quadros na casa onde viveu desde que nasceu até ao dia do seu casamento, sita na antiga Calçada dos Caetanos / Rua João Pereira da Rosa n.º 6, 1.º, em Lisboa. Local: Lisboa, Rua João Pereira da Rosa n.º 6.

Organização: Câmara Municipal de Lisboa, por iniciativa do Centro Nacional de Cultura, da Fundação António Quadros e da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

12 de Julho

«Congresso nos Cem Anos de António Quadros», parte I. Local: Lisboa, SHIP, Palácio da Independência. Organização: Fundação António Quadros; Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Participantes: Annabela Rita, António Cândido Franco, António José Borges, Carlos Pereira, Elísio Gala, Guilherme d’Oliveira Martins, Jorge Croce Rivera, Jorge Preto, José Almeida, José Esteves Pereira, Rodrigo Sobral Cunha.

 

13 de Julho

«Congresso nos Cem Anos de António Quadros», parte II. Local: Lisboa, SHIP, Palácio da Independência. Organização: Fundação António Quadros, Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Participantes: Ana Margarida Chora, Artur Manso, César Tomé, Joaquim Domingues, José Carlos Calazans, Luís Lóia, Maria de Lourdes Sirgado Ganho, Pedro Martins, Renato Epifânio, Rui Lopo, Samuel Dimas.

 

14 de Julho

Momento Musical «Ó Portugal, Ser Profundo», música de Gonçalo da Câmara Pereira com arranjos de Paulo Montez. Canto e piano: Paulo Montez.

Promoção: Fundação António Quadros. Local: Biblioteca Municipal / Fundação António Quadros, Rio Maior.

 

14 de Julho

Apresentação, por Mafalda Ferro e José António Barreiros, do romance "A Paixão de Fernando P.", inédito de António Quadros escrito na sua casa de Vale de Óbidos, Rio Maior. Local: Biblioteca Municipal / Fundação António Quadros, Rio Maior.

 

14 de Julho

Cerimónia de entrega do Prémio António Quadros 2023 a Richard Zenith pela sua obra "Pessoa-Uma Biografia". Jurados: Mafalda Ferro, Francisco d'Orey Manoel, Manuela Dâmaso. Local: Biblioteca Municipal / Fundação António Quadros, Rio Maior.

 

14 de Julho

Inauguração do «Jardim António Quadros», homenagem da Câmara Municipal de Rio Maior. Cerimónia presidida por Filipe Santana Dias, presidente da CMRM. Local: Jardim ao lado da Biblioteca Municipal de Rio Maior.

 

14 de Julho

Encerramento do «Congresso nos Cem Anos de António Quadros», parte III. Local: Biblioteca Municipal / Fundação António Quadros, Rio Maior. Organização: Fundação António Quadros, Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Participantes: Abel Lacerda Botelho, António Braz Teixeira, Francisco Moraes Sarmento, José António Barreiros, José Carlos Seabra Pereira, Madalena Ferreira Jordão, Mafalda Ferro, Manuel Cândido Pimentel, Maurícia Teles da Silva, Paulo Samuel, Peter Stilwell.

 

27 de Julho

Colóquio «Ideal, Espírito e Cultura: Quatro jovens pensam António Quadros». Promoção: Fundação António Quadros. Local: Biblioteca Municipal / Fundação António Quadros, Rio Maior. Participantes: Tomás Cantinho Cunha (António Quadros: As Vanguardas Portuguesas e o Supra-Pessoa); Manuel Dugos Pimentel (O Ideal Político-Jurídico em António Quadros no panorama da Filosofia Portuguesa); Miguel Montezuma de Carvalho (Saudade e o Homem Nacional); Jorge Silva (O Espírito Atlante e a Memória Lusitana).

 

1 de Setembro

Inauguração da Exposição «Amigos, Intelectuais, Juntos na Chegada, Juntos na Partida - Natália Correia, Cem Anos Depois». Local: Fundação António Quadros. Promoção: Fundação António Quadros.

 

1 de Outubro

Inauguração da Exposição «Amigos, Intelectuais, Juntos na Chegada, Juntos na Partida - Natália Correia, Cem Anos Depois». Local: Escola Secundária de Rio Maior. Promoção: Fundação António Quadros e Escola Secundária de Rio Maior.

 

17 de Outubro

«Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.». Participantes: José António Barreiros, Fabrizio Boscáglia, Paula Mendes Coelho e Ricardo Belo de Morais. Local: Lisboa, Casa Fernando Pessoa. Promoção: Fundação António Quadros.

 

18 de Outubro

«Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.». Participantes: Manuel Cândido Pimentel, Manuel Dugos Pimentel, Anabela Almeida, Manuela Dâmaso. Local: Óbidos, Fólio Literário. Promoção: Fundação António Quadros.

 

21 de Outubro

«Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.». Participantes: José António Barreiros, Lourenço de Morais, Pedro Martins, Risoleta Pinto Pedro. Local: Vila Nogueira de Azeitão, Associação Cultural Sebastião da Gama. Promoção: Fundação António Quadros.

 

17 de Novembro

«Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.». Participantes: José António Barreiros, Paulo Samuel, José Carlos Seabra Pereira, Joaquim Domingues, José Almeida. Local: Porto, Cooperativa do Povo Portuense. Promoção: Fundação António Quadros.