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Fundação António Quadros
Bibliografia Passiva Imprimir e-mail

 Autores 
Bibliografia Passiva
Alexandra Prado Coelho
Alexandre Oliveira
António Maria Zorro
António Quadros
Cândida Cavadez
Eduardo Mayone Dias
Eduardo Pitta
Fundação António Quadros
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João Gonçalves
Jorge Ramos do Ó
José Almeida
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Luis M. Gaspar e Sara A. Ferreira
Luís Raposo Pereira
Maria Estela Guedes
Maria João Castro
Miguel Bruno Duarte
Teresa Rita Lopes
Vera Marques Alves

ANTÓNIO FERRO: BIBLIOGRAFIA PASSIVA e ALGUMAS OBRAS ASSOCIADAS

Obra publicada

1933

Oiça, António Ferro!

Autoria: Artur Inês,

Lisboa: edição de autor, 1933.

 

1960

António Ferro e a Politica do Atlântico. Saudade… dos Estados Unidos da Saudade…

Autoria: Gastão de Bettencourt. Prefácio de Martinho Nobre de Mello.

Lisboa: edição de autor, 1960.

 

1963

António Ferro.

Autoria, selecção, prefácio e comentários: António Quadros.

Lisboa: SNI, Edições Panorama, 1963.

 

1986

Obras de António Ferro – Intervenção Modernista – Teoria do Gosto.

Coordenação, selecção e organização: António Quadros. Prefácio de António Rodrigues.

Lisboa: Editorial Verbo, 1986.

 

1990

António Ferro. Estudo e antologia.

Autoria: Raquel Pereira Henriques.

Lisboa: Publicações Alfa, 1990.

 

1994

António Ferro. Espaço Político e Imaginário Social (1918-32)

Autoria: Ernesto Castro Leal.

Lisboa: Edições Cosmos, 1994.

António Ferro na Idade do Jazz Band. Ensaio.

Autor: António Rodrigues.

Colecção "Estudos de Arte", n.º 12. Lisboa:  1995. Livros Horizonte.

Estado Novo e Propaganda em Portugal e no Brasil – O SPN/SNI e o DIP.

Autoria: Heloísa Paulo.

Coimbra: Edições Minerva, 1995.

 

1997

António Ferro e a sua Politica do Espírito.

Autor: Fernando Guedes.

Lisboa: Academia Portuguesa de História, 1997.

 

1999

Os Anos de Ferro. O dispositivo cultural durante a “Politica do Espírito” 1933-1949

Autoria: Jorge Ramos do Ó.

Lisboa: Editorial Estampa, 1999.

Retrato de uma família: Fernanda de Castro, António Ferro, António Quadros. Fotobiografia.

Autoria: Mafalda Ferro; Rita Ferro.

Lisboa: Círculo de Leitores e autoras, 1999.

Verde-Gaio. Uma Companhia Portuguesa de Bailado (1940/1950)

Coordenação: Vítor Pavão dos Santos.

Lisboa: Museu Nacional do Teatro, 1999.

 

2001

Cecília em Portugal. Ensaio biográfico sobre a presença de Cecília Meireles na terra de Camões, Antero e Pessoa.

Autoria: Leila V. B. Gouvêa.

Lisboa: Editora Iluminuras,  2001.

Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958)

Autoria: Daniel Melo.

Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2001. Estudos e Investigações n.º 22.

 

2003

O Baile do Turismo. Turismo e propaganda no Estado Novo.

Autoria: Ema Cláudia Pires.

Lisboa: Caleidoscópio, 2003.

 

2006

Com un Sogno nel Bagaglio. Un Viaggio di Pirandello in Portugallo.

Autoria: Maria José de Lencastre.

Palermo: Sellerio editore, 2006.

 

2011

Delfim Santos e a família Castro e Quadros Ferro.

Coordenação: Mafalda Ferro.

Organização, estudo introdutório e notas: Filipe Delfim Santos.

Lisboa: Fundação António Quadros, 2011.

 

2012

Turismo em Portugal. Passado, Presente. Que futuro?

Coordenação e prefácio: Mafalda Ferro.

Lisboa: Fundação António Quadros, 2012.

 

2013

António Ferro. A vertigem da Palavra. Retórica, política e propaganda no Estado Novo.

Autoria: Margarida Acciaiuoli.

Lisboa: Editorial Bizâncio, 2013.

Mircea Eliade em Portugal 1941-1945.

Autoria: Rosa Fina:

Lisboa: Pearlbooks, 2013.

 

2015

Com um Sonho na Bagagem. Uma Viagem de Pirandello a Portugal.

Autoria: Maria José de Lencastre.

Lisboa: Dom Quixote, 2015.

Pousada de São Brás 1944 | 2014

Coordenação: Cristina Fé dos Santos.

Nota introdutória: Rita Ferro.

São Brás de Alportel: Casa da Cultura António Bentes – Museu do Traje de São Brás de Alportel, 2015.

António Ferro: o inventor do Salazarismo.

Autoria: Orlando Raimundo.

Lisboa: Dom Quixote, 2015.

Cottinelli Telmo: os arquitectos são poetas também.

Coordenação: Margarida Kol de Carvalho; Maria Cecília Cameiro; João Paulo Martins.

Lisboa: EGEAC, 2015.

 

2016

António Ferro: 120 anos. Actas.

Coordenação: Mafalda Ferro.

Lisboa: Fundação António Quadros | Texto Editores, 2016.

História do Livro e Filologia.

Autoria: Artur Anselmo.

Lisboa: Guimarães, 2016.

António Ferro: um homem por amar.

Autoria: Rita Ferro.

Lisboa: Dom Quixote, 2016.

Exposição do Mundo Português: explicação de um lugar.

Coordenação: Margarida Magalhães Ramalho: Margarida Cunha Belém.

Lisboa: Fundação Centro Cultural de Belém, 2016.

The Portuguese World Exhibition: Explaining Belém.

Coordenação: Margarida Magalhães Ramalho: Margarida Cunha Belém.

Tradução: Stewart Lloyd-Jones.

Lisboa: Fundação Centro Cultural de Belém, 2016.

 

2017

Orpheu e o Modernismo Português. Livro do Colóquio.

Coordenação: Paulo Samuel.

Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 2017.

José Coelho Pacheco: o falso semi-heterónimo de Pessoa.

Autoria: Ana Rita Palmeirim.

Textos: Richard Zenith; Fernando Cabral Martins.

Edição: Lisboa: BN, 2017.

 

2019

A Herança de António Ferro: Museu de Arte Popular.

Autoria: Alexandre Oliveira.

Lisboa: caleidoscópio, 2019.

 

TESES E DISSERTAÇÕES

Inéditas

António Ferro e o Nacionalismo Imaginário, Ideologia, Organização (1919-1926) - Autoria: Ernesto Castro Leal.

Dissertação de Mestrado em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,1988.

 

Análise Socio-Cultural da Figura de António Ferro. "Do Fervor Modernista ao Desencanto do Poder Instituído".

Autoria: Cidalisa Ludovino Guerra.

Dissertação de Mestrado em Cultura Portuguesa Contemporânea apresentada à Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2002.

 

Som, Corpo e Imagem. Estratégias de comunicação nos Bailados Portugueses Verde-Gaio.

Autoria: Rosa Paula Rocha Pinto.

Dissertação apresentada ao Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2002.

 

Museu de Arte Popular - Antecedentes e Consolidação (1935-1948)

Autoria: Maria Micaela Deyris de Barthez de Marmouriéres de Bragança.

Dissertação de Mestrado em Museologia e Património apresentada à Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Lisboa, 2007.

 

Camponeses Estetas no Estado Novo: Arte Popular e Nação na Política Folclorista do Secretariado da Propaganda Nacional.

Autoria: Vera Marques Alves.

Tese de Doutoramento apresentada ao Departamento de Antropologia do ISCTE, Departamento de Antropologia, 2007.

 

Um instrumento de consenso: Panorama – revista portuguesa de arte e turismo (1941-1950).

Autoria: José Guilherme Victorino.

Tese de Doutoramento apresentada à Universidade Complutense de Madrid, Faculdad de Ciencias de la Información, Dep. de Periodismo III, 2007.

 

O cinema português e António Ferro. Aspectos da Política do Espírito nos prémios cinematográficos do S. N. I. (1944 - 1950).

Autoria: Maria Miguel Silva Pereira.

Dissertação de Mestrado em História da Arte Contemporânea apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Março de 2009.

 

O “Alquimista de Sínteses”: António Ferro e o Cinema Português.

Autoria: Carla Patrícia Ribeiro.

Dissertação de Mestrado em História Contemporânea apresentada à Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2010.

 

A Bem da Nação. As Representações Turísticas no Estado Novo entre 1933 e 1940.

Autoria: Cândida Cadavez.

Tese de doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura (Ciências da Cultura), apresentada á Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013.

 

Imagens e representações de Portugal: António Ferro e a elaboração identitária da Nação.

Autoria: Carla Patrícia Ribeiro.

Tese de doutoramento em História apresentada à Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2014.

 

António Ferro: Modernismo e Nacionalismo.

Autoria: Isabel Maria Morão Teixeira Lino Ferreira.

Dissertação de Mestrado em Ciência Politica apresentada à Universidade da Beira Interior, Outubro de 2014.

 

Estrelas e Ases: o retrato fotográfico em Portugal (1916 - 1936).  

Autoria: Paulo Ribeiro Baptista.

Tese de doutoramento em História de Arte, defendida em 2016.

Orientação científica: Margarida Acciaiauoli.