Subscrever Newsletter
 
Fundação António Quadros
2011 - ACTIVIDADES REALIZADAS Imprimir e-mail

ACTIVIDADES REALIZADAS EM 2011

 

A Fundação António Quadros levou a cabo com êxito a maioria das actividades programadas para 2011. Grande parte destas actividades serão continuadas não só em 2012 como em anos posteriores e, por isso mesmo, decidimos juntar num documento único as actividades efectuadas em 2011 e as programadas para 2012. 

 

A. ARQUIVO HISTÓRICO

Trabalham diariamente no Arquivo da Fundação, três Voluntários e dois Bolseiros com bolsas atribuídas pela Fundação até ao final de 2012:

- A equipa que descreve e trata o Fundo António Quadros é constituída por um técnico e dois Voluntários.

- A equipa que descreve e trata o fundo António Ferro/Fernanda de Castro é constituída por um técnico (apoiado pontualmente até Julho de 2011 por um Bolseiro) que é igualmente responsável por criar e implementar o Quadro de Classificação, elaborado em 2010.

Está em preparação a digitalização, descrição e correcto acondicionamento do Núcleo Fotográfico da Fundação (cerca de 6.000 fotografias).

Os Álbuns de António Quadros, devido às suas características especificas, serão digitalizados como um todo e por peça.

Solicita-se aos proprietários de fotografias e documentos referentes às temáticas tratadas pela Fundação, que as emprestem para digitalização ou doem à Fundação, garantindo assim o seu tratamento.

 

B. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO APOIADOS PELA FUNDAÇÃO

Durante o ano de 2010, a Fundação apoiou 25 trabalhos de investigação abrangendo temáticas como o Teatro Novo de AF, o Orpheu, os Verde-Gaio, o Jornal 57, o Ciclo de Arte Moderna, Raul Leal e o primeiro modernismo, organização de arquivos históricos nomeadamente o da Fundação ou personalidades como António Ferro, Fernanda de Castro, António Quadros, Ruy Coelho, Sarah Affonso, Francis Graça, José Carlos Ary dos Santos, Fernando Pessoa, Carlota de Serpa Pinto, Mircea Eliade, Natália Correia, Agostinho da Silva, Henrique Galvão, Salazar, Veiga de Macedo, Delfim Santos, Leonardo Coimbra e outros (anexo 1).

Durante o ano de 2011, a Fundação apoiou 35 trabalhos de investigação abrangendo temáticas como

Todos os investigadores apoiados pela Fundação se comprometem a entregar exemplares das suas teses ou publicações, para que sejam integradas no acervo da Biblioteca.

 

C. PROJECTOS EM ESTUDO E/OU EM CURSO

1) Documentário sobre "A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal" - Com o apoio da Fundação, coordenado por Gil Ferreira e Carlota Kreye, será exibido na RTP 2 - em curso;

2) Documentário em três episódios sobre a vida e obra de António Ferro - com base em entrevistas e na documentação da Fundação, o guião segue a obra de Mafalda e Rita Ferro "Retrato de uma Família" - Com o apoio da Fundação, coordenado por Paulo Seabra e João de Brito, será exibido na RTP 2 - em curso;

3) Publicação de uma obra sobre o legado de António Ferro em prol do turismo - Co-edição Editora BABEL/Fundação António Quadros - em estudo;

4) Reedição da obra completa de António Quadros - Em parceria com a família Quadros Ferro e com a Editora BABEL - em estudo.

 

D. PROGRAMA DE ESTÁGIOS

Está em curso a preparação e implementação no ano de 2012, de um programa de estágios direccionado aos alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) no âmbito do legado de António Ferro em prol do turismo. A sua programação está ainda a ser trabalhada mas os estágios ocorrerão entre Março e Julho de 2012.

 

E. BIBLIOTECA DA FUNDAÇÃO

O tratamento do acervo da Biblioteca da Fundação, de utilização pública e especializada nas áreas da Filosofia, da Literatura, da História Contemporânea, do Teatro, da Poesia e da Arte Popular encontra-se presentemente a ser efectuado através do trabalho de um Voluntário que presta a sua colaboração diária na Fundação. A Fundação inseriu no seu plano de actividades, a reprodução de obras literárias de autoria de Fernanda de Castro, António Ferro e António Quadros para consulta presencial e remota. Desta forma, está a ser criada uma biblioteca digital que contribui grandemente para a preservação e divulgação de primeiras edições e obras raras. O utilizador pode, além disso, solicitar a reprodução de obras.

Aceitam-se doações de obras que possam enriquecer a Biblioteca nas suas áreas temáticas de eleição.

 

F. LIVRARIA

A livraria desempenha um papel cada vez mais importante na obtenção de receitas e representa também um apoio para os investigadores com trabalhos em curso e que precisam aceder às obras de FC, AF e AQ.

As obras para venda são provenientes de doações ou de aquisições. Só são colocadas à venda se existir já um exemplar idêntico na Biblioteca ou se se tratarem de obras que não se relacionam com nenhuma das actividades da Fundação.

 

G. PLANO EDITORIAL DA FUNDAÇÃO EM 2011

1) António Quadros. 18 Anos Depois - publicada em Março de 2011, a obra, prefaciada por António Braz Teixeira, inclui testemunhos de um grupo de individualidades que conheceram ou estudaram António Quadros, uma selecção inédita de imagens biográficas, a bibliografia e um apontamento biográfico do pensador.

2) Delfim Santos e a Família Castro Quadros Ferro - editada em Março de 2011, a obra, prefaciada por António Braz Teixeira e organizada por Filipe Delfim Santos, constitui o I volume do epistolário da Fundação que se pretende publicar (cerca de 4600 cartas inéditas escritas por centenas de autores).

 

H. "PRÉMIO ANTÓNIO QUADROS DE CULTURA E PENSAMENTO”

O Prémio António Quadros foi criado com o objectivo de celebrar a vida e a obra de António Quadros, assim como de distinguir, encorajar e divulgar o pensamento português nas suas múltiplas expressões e géneros, tarefa a que o pensador dedicou grande parte da sua actividade intelectual. Em 2011, a área seleccionada foi a Filosofia.

Instituído pela Fundação António Quadros, o Prémio, foi entregue no dia 14 de Julho de 2011 na Sociedade de História da Independência de Portugal por Mafalda Ferro, presidente da Fundação, e por António Braz Teixeira, presidente do júri também constituído por Miguel Real, Manuel Ferreira Patrício, Manuel Cândido Pimentel e Paulo Borges.

Natureza, Razão e Mistério – Para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno), de Afonso Rocha foi a obra vencedora. Esta obra ocupa-se, de modo inovador, aprofundado e reflectido de um conjunto de questões centrais na filosofia portuguesa contemporânea, como a ideia de Deus, a concepção da religião, o problema ou mistério do mal, o conceito de razão ou o sebastianismo e o messianismo português.

“A figura que supera o dualismo é a espiral”, escreveu António Quadros. A Espiral dá forma e sentido de finalidade ao troféu do Prémio António Quadros. Em bronze, sobre base de mogno, foi criado pela escultora Cristina Rocha Leiria, como símbolo de movimento que se projecta para o Aberto.

Está ainda em fase de selecção a temática para o Prémio António Quadros a atribuir em Julho de 2012. Embora nos inclinemos para a temática do "Turismo", coloca-se também a hipótese da "Poesia" e da "Crónica".

 

I. PEÇAS GRÁFICAS CRIADAS E PRODUZIDAS EM 2011

1. Livros:

a) "António Quadros. 18 Anos Depois";

b) "Delfim Santos e a Família Castro Quadros Ferro";

c) Estatutos 2011.

2. Cartazes:

a) "António Quadros. 18 Anos Depois";

b) "Delfim Santos e a Família Castro e Quadros Ferro";

c) "Amigos da Fundação" II Encontro;

d) "Prémio António Quadros".

3. Marcadores:

a) "António Quadros. 18 Anos Depois";

b) "Delfim Santos e a Família Castro e Quadros Ferro".

4. Convites:

a) "António Quadros. 18 Anos Depois";

b) "Delfim Santos e a Família Castro e Quadros Ferro";

c) "Prémio António Quadros".

5. Menu:

a) "Amigos da Fundação" II Encontro.

6. Folheto desdobrável:

a) versão actualizada.

7. Troféu

a) Prémio António Quadros

 

J. NEWSLETTER

A newsletter da Fundação, publicada mensalmente desde o dia 14 de Julho de 2009, tem como objectivo principal a divulgação de personalidades, acções culturais e actividades da Fundação ou de quaisquer entidades de mérito.

Para os docentes do ensino superior, abrangidos por um sistema de avaliação de desempenho, a newsletter passou a constituir um espaço onde é possível divulgar e informar sobre as suas investigações. A limitada capacidade da newsletter não permite a publicação de tantos trabalhos quantos seriam desejáveis. É nossa intenção, um dia, fazer a sua distribuição também em suporte de papel.

 

K. “AMIGOS DA FUNDAÇÃO”

Durante o ano de 2010, o grupo era constituído por 50 "Amigos". Em 2011, tivemos 80 "Amigos", o que representa um aumento de 60%. Este grupo representa uma importante fonte de rendimentos da Fundação. É imperativo que o divulguemos e obtenhamos mais adesões.

Realizou-se, este mês, nas instalações do Círculo Eça de Queiroz, o II Encontro dos "Amigos da Fundação".

 

L. UTILIDADE PÚBLICA

A Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros reconheceu, no dia 25 de Fevereiro de 2011, a Fundação António Quadros como Instituição de Utilidade Pública.

 

M. REGULAMENTOS E CONTRATOS

Foram elaborados em 2011 e aprovados pelo Conselho de Administração os seguintes documentos:

1. Ficha de inscrição e regulamento que deve ser assumido por qualquer voluntário que pretenda iniciar a sua actividade na Fundação;

2. Acordo-tipo para fins de publicação que deverá ser assumido por qualquer entidade cujo pedido de publicação de documentos da Fundação, seja aprovado pela sua presidente;

3. Regulamento actualizado de acesso à Sala de Leitura;

4. Regulamento de reprodução de documentos e obras;

5. Contrato de obras à Consignação;

6. Regulamento do Prémio António Quadros.

 

N. CONTACTOS COM INSTITUIÇÕES EM 2011

Em 2011, a Fundação iniciou ou continuou a estabelecer contactos com diversas Instituições como, por exemplo:

Arquivo Delfim Santos - Arte na Linha - Associação Agostinho da Silva - Associação Cultural Sebastião da Gama - Associação Mãos e Projectos - Câmara Municipal de Lisboa - Câmara Municipal de Vila Viçosa/Bienal Internacional do Mármore - Casa da Imprensa - Centenário do Turismo - Centro Cultural de Belém - Centro Nacional de Cultura - Círculo Eça de Queiroz - Confraria Brasil-Portugal - Editora Babel - Entreajuda - Escola Fernanda de Castro - Escola Superior de Hotelaria e Turismo - Fundação Calouste Gulbenkian - Fundação Eugénio de Almeida - Fundação Lusíada - Imprensa Nacional/Casa da Moeda - Junta de Freguesia dos Anjos - Junta de Freguesia dos Prazeres - Museu de Arte Popular Nova Águia - Palácio Foz - PT-PRO - RTP 2 - Sociedade da História da Independência de Portugal - Universidade Católica de Lisboa - Universidade Católica do Porto - Universidade Nova.

 

O. ASSINATURA DE PROTOCOLOS

Foram assinados, em 2011, protocolos de cooperação com:

1. Museu de Arte Popular (anexo 6);

2. Escola Superior de Hotelaria e Turismo (anexo 7).

 

P. ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS

A Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros aprovou as alterações aos Estatutos da Fundação propostas pelo Conselho de Administração. Estas alterações referem-se ao número de membros que devem existir no Conselho de Administração e à periodicidade com que o Conselho deve runir.

 

Q. OBTENÇÃO DE INSTALAÇÕES EM LISBOA

A necessidade de um espaço que possa acolher o avultado acervo documental e bibliográfico da Fundação, permitindo o respectivo tratamento arquivístico e a sua disponibilização a um público cada vez maior e mais exigente, bem como a gestão e realização dos projectos a que nos propomos e que definem a natureza da Fundação, representa a maior dificuldade que a Fundação enfrenta actualmente.

Gostaríamos ainda de referir que:

1. A Fundação António Quadros conta actualmente com quatro colaboradores a tempo inteiro e com três voluntários a tempo parcial (meio dia);

2. A Fundação ocupa actualmente quatro gabinetes de trabalho, duas salas de arquivo, biblioteca, sala de leitura e sala de reuniões.

3. Esta situação deixou de ser uma hipótese viável;

4. Sem um espaço próprio, se torna cada vez mais difícil alcançar a sustentabilidade financeira de que a Fundação necessita para continuar a realizar as suas actividades.

5. Corremos o risco de ter que travar o incremento e a qualidade exponencial das acções da Fundação.

 

 

Lisboa, Dezembro de 2011

< Artigo anterior