Publicadas em 2024 Imprimir e-mail

Para ler a newsletter n.º 205, de 14 de Janeiro de 2024, clique AQUI

ÍNDICE

Editorial: Colóquio “Vida e Obra de António Quadros”; Reedição do romance A Paixão de Fernando P. de António Quadros; Actas do Congresso «Nos Cem Anos de António Quadros (1923-2023)»; Tertúlia no Porto em torno da Trilogia Portugal, Razão e Mistério; Reedição, pela Clássica Editora, com nova organização, da colecção de bolso anteriormente publicada pela Europa-América, das obras completas em prosa e em verso de Fernando Pessoa, organizadas e anotadas por António Quadros.

01 — Jaime Cortesão (1884-1960), 140 Anos depois, registos na Fundação António Quadros, por Mafalda Ferro.

02 — Jaime Cortesão e António Ferro, por Mafalda Ferro.

03 — António Ferro e a prisão de Jaime Cortesão. Correspondência inédita, por Mafalda Ferro.

04 — Jaime Cortesão no Pensamento de António Quadros, por Mafalda Ferro

05 — Germana Tânger, diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és..., por Mafalda Ferro.

06 — Livraria António Quadros. Obra em Promoção até 14 de Fevereiro: António Ferro: Ficção.

Para ler a newsletter n.º 206, de 14 de Fevereiro de 2024, clique AQUI

ÍNDICE

Editorial: José Marinho,  António Quadros e a Filosofia Portuguesa: Agostinho da Silva.

01 — Nos 120 anos de José Marinho, por Renato Epifânio.

02 — «Saber quem pensou em nós»: no 100.º aniversário de António Quadros, por Joaquim Pinto da Silva.

03 — Mito, História e Movimento - Invocação no Centenário de António Quadros, por Miguel Parada.

04 — Serão Literário «Liberdade, Poesia, Vida» porque "não há machado que corte a raiz ao pensamento". Divulgação.

05 — Dom Manuel e o regicídio, por Mafalda Ferro.

06 — Ruy Belo, 91 anos depois: Poema «Ah, poder ser tu, sendo eu!, de Ruy Belo, por Fundação António Quadros.

07 — Tasquinhas de Rio Maior. Divulgação.

08 — Livraria António Quadros: Em memória de D. Manuel no mês do assassinato de seu pai e irmão, obra em promoção até 14 de Março: D. Manuel II, o Desventurado, de António Ferro.

Para ler a newsletter n.º 207, de 14 de Março de 2024, clique AQUI

Consulte o ÍNDICE:

Editorial: Augusto Cunha; Palestra no Círculo Eça de Queiroz: Gonçalo Sampaio e Mello.

01 — «I Encontro Leitura em Trânsito: António Quadros da Academia à Comunidade», pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Divulgação.

02 — As Bibliotecas Ambulantes do SPN/SNI, por Mafalda Ferro.

03 — As «Tertúlias da Cultura Portuguesa» estão de volta! Divulgação.

04 — Augusto Cunha (excertos), por António Quadros.

05 — Obra literária de Augusto Cunha, por Mafalda Ferro.

06 — A presença de Augusto Cunha na Fundação António Quadros, por Mafalda Ferro.

07 — Adeus por hoje… Cartas de Luzia para Fernanda de Castro e António Ferro. Divulgação.

08 — Actividades em preparação com a participação de Mafalda Ferro/Fundação António Quadros. Divulgação.

09 — Livraria António Quadros: Nação e Nacionalismos: A Cruzada Nacional de D. Nuno Álvares Pereira e as Origens do Estado Novo (1918 - 1938), de Ernesto Castro Leal.

Para ler a newsletter n.º 208, de 14 de Abril de 2024, clique AQUI
Consulte o ÍNDICE:

Editorial: Eugénio Lisboa; Fotografias recebidas; Colóquios do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira; Colóquio «Meio Século de Liberdade».

01  Inauguração da exposição «Augusto Cunha: Autor, Modernista, Humorista no Portugal de Século XX». Memória.

02  Palestra «O Humor através dos Tempos», por Salvador Martinha. Conteúdo.

03  Sebastião da Gama, nascido no dia 10 de Abril de 1924, há cem anos. Homenagem.

04  I Encontro Leitura em Trânsito: António Quadros da Academia à Comunidade, por Rui Guedes. Memória.

05  I Encontro Leitura em Trânsito: António Quadros da Academia à Comunidade. Comunicação de Mafalda Ferro (excerto). Memória.

06  Agostinho da Silva, 30 anos depois da partida: lembrar a Vida - celebrar a Obra,  por Maurícia Teles da Silva.

07  Notícias e Leituras do «Projecto António Telmo, Vida e Obra», por Pedro Martins.

08  Tertúlias da Cultura Portuguesa. Divulgação.

09  Alunos da Escola Secundária de Rio Maior visitaram a Fundação António Quadros. Memória.

10  Livraria António Quadros: O processo de Mário Dâmaso (1 acto de comédia), de Augusto Cunha. [importa ler a descrição do livro]