Publicadas em 2022 Imprimir e-mail

Para ler a Newsletter 180, de Janeiro de 2022, clique AQUI

Editorial – I Centenário de um conjunto de iniciativas que tiveram início no  primeiro dia da Semana de Arte Moderna em S. Paulo de 1922.

01 António Ferro e o modernismo, por Paulo Ribeiro Baptista.

02  Excerto de "Ao Fim da Memória" de Fernanda de Castro (1988): O casamento. Partida de Fernanda de Castro para o Brasil.

03  Excerto de "Ao Fim da Memória" de Fernanda de Castro (1988): Chegada de Fernanda de Castro ao Brasil, encontro com António Ferro.

04  Excerto de "Ao Fim da Memória" de Fernanda de Castro (1988): Fernanda de Castro no Brasil: Oswaldo de Andrade, Berta Singerman, Margarida Lopes de Almeida. O primeiro  recital de poesia.

05  Excerto de "Ao Fim da Memória" de Fernanda de Castro (1988): A Semana de Arte Moderna de São Paulo. O «Grupo dos Cinco». Outras histórias.

06  Fernanda de Castro retratada por Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, por Mafalda Ferro.

07  A Idade do Jazz-Band, conferência de António Ferro, por Mafalda Ferro.

08 – Livraria António Quadros, em promoção do mês: António Ferro: Ficção.

Para ler a Newsletter 181, de Fevereiro de 2022, CLIQUE AQUI

Editorial: Maria Germana Tânger; Ruy Belo; João Ameal; Exposição «História Pequena de um Grande Poeta»; Assembleia-geral de 2021.

01 – Maria Germana Tânger (1920/2018): A poeta de poetas, por Mafalda Ferro.

02 – Ruy Belo (1933/1978): Subsídio para uma biografia, por Mafalda Ferro.

03 – Elogio de Maria Teresa (excerto), por Ruy Belo.

04 – João Ameal (1902/1982): Apontamento biográfico, 120 anos depois do seu nascimento, por Mafalda Ferro.

05 – João Ameal, António Ferro e a Ilustração Portuguesa, por Mafalda Ferro.

06 – Livraria António Quadros. Promoção do mês: Revista «Espiral» n.º 1.

Para ler a Newsletter 182, de Março de 2022 (clique AQUI )

Editorial: Mesa Redonda «António Quadros, "Portugal, Razão e Mistério" e a Filosofia Portuguesa»; Fernanda de Castro; António Ferro, “Ficção”; exposição «Ruy Belo: História Pequena de um Grande Poeta; Associação Cultural do Concelho de Rio Maior; Prémio Jornalismo Cultural 2022 entregue pela SPA a Nuno Lopes da Agência Lusa.

01  António Quadros, Filósofo do Movimento, por Joaquim Domingues.

02  A Poética de António Quadros, por António Cândido Franco.

03  8 de Março Dia da Mulher: Fernanda de Castro, a minha avó, por Mafalda Ferro.

04  Retrato d'A Leviana  Mulher do início do Século XX   por António Ferro.

05  Exposição «Corpos Modernos do Palco Fotografia de Silva Nogueira 1920-1930»,

por Paulo Ribeiro Baptista.

06  Mostra «Viagem a um país desconhecido Emílio Biel, A arte e a natureza em Portugal», por Paulo Ribeiro Baptista.

07   Mostra Livraria António Quadros. Promoção do Mês: Revista «Espiral» n.º 2.

Para ler a Newsletter 183, de Abril de 2022 (clique  AQUI )

Editorial: Prémio António Quadros; Augusto Cunha; Rui Belo.

01  Augusto Cunha, o mais ignorado da geração d’Orpheu, por Mafalda Ferro.

02  “António Ferro e o Heroico Cinema Português!” (obra lançada no Porto a 1 de Abril), por Carla Ribeiro.

03  Rubinstein, Silva Pereira e a “Música como Forma de Ser”, 110 anos depois do nascimento do Maestro Joaquim da Silva Pereira, por Manuel Silva Pereira.

04  Delfim Maya: uma exposição, uma inauguração e um pouco de história, por Mafalda Ferro.

05  «Pinharanda Gomes, historiador do pensamento português». Mostra na BNP. Divulgação.

06  Catálogo da exposição «Ruy Belo: História pequena de um Grande Poeta», por Fundação António Quadros.

07  Livraria António Quadros. Promoção do mês – Obras de Augusto Cunha: Contos escolhidos e Os Meninos d'oiro. Vaudeville.

Para ler a Newsletter  n.º 184, de Maio de 2022 (clique  AQUI )

Editorial: Aniversário da Fundação; Prémio António Quadros; Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia.

01 – Fundação António Quadros, 14 anos depois, por Mafalda Ferro.

02 – Prémio António Quadros 2021 ARTE: Relatório, por Júri do Prémio António Quadros 2021.

03 – Prémio António Quadros 2022 HISTÓRIA: Relatório, por Júri do Prémio António Quadros 2022.

04 – Veva, obra de Joana Leitão de Barros. Divulgação.

05 – Comemorando o Dia Mundial da Dança, por Mafalda Ferro.

06 – Sete Canções Órficas. Divulgação.

07 – Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa (edição ampliada). Divulgação e Convite.

08 – Livraria António Quadros. Promoção do mês – António Quadros e António Telmo: Epistolário e Estudos Complementares.